[ Organização ] Dicas de Organização + Planner Grátis - 2019 | @maetoescrevendo

09:00


Eiii pessoal, tudo bem com vocês ?
espero que sim !!
Por aqui só está um calor infernal, mas fora isso, estamos seguindo a vida.
Hoje eu vim atualizar um post que vocês gostam muito, que é o post sobre organização.
Se você não sabe do que estou falando clique aqui. Bem como devem imaginar as coisas mudaram bastante durante os anos. E por isso vou dar dicas novas e acrescentar toques extras as dicas que já foram dadas. Vamos conferir ?




Bem , mesmo com o passar dos anos eu ainda continuo com a mesma ideia de que para se organizar não é preciso muito. Basta você ter um calendário mensal e um calendário semanal. Claro que isso também é muito relativo, pois hoje temos aplicativos ótimos como o Google Calendar, o Trello, o Evernote , dentre outros. 

Hoje não vou falar de aplicativos, mas posso fazer um post sobre isso se tiverem interesse, deixem ai nos comentários #fazpostdeapp e eu já vou saber que querem um post só sobre isso. Mas voltando aqui para o nosso bom papel.

Vamos direto para as dicas, se não eu vou ficar aqui a vida toda.

Dica 1: Tenha um espaço de anotações 


Quando me refiro a um espaço de anotações, estou dizendo aqui que pode optar por diversas ferramentas. 
- Agenda;
- Planner ;
- Bullet Journal; 
- Bloco de Anotações; 
- Aplicativos ;
- Caderno de organização e outros.

Meu Bullet Journal 2018 

Porém dentro dessas ferramentas precisa utilizar um método de organização. E o principal deles e o que acho mais eficiente é anotar TUDO que você precisa fazer. ( Assim como no exemplo da foto acima, onde eu busquei anotar o passo a passo do meu dia , desde a hora em que eu tinha que acordar até a hora de ir dormir. Isso deixou meu dia mais certo, pois eu tinha horário para tudo e eventualmente conseguia seguir a risca os passos e fazer tudo que era necessário no dia
Caso sua tarefa não tenha data especifica, deixe ela em um post it e aloque ela em um espaço de tempo vazio. 
Se você possui um compromisso datado e com hora marcada, vá no seu planejamento e coloque ele no dia , lembrando de deixar a hora bem a vista. 
Faça listas se for necessário, colocando o horário que pretende fazer as coisas ou liste todas as tarefas urgentes para seu dia. 
Lembre-se que tarefas prioritárias são no máximo 3. Faça suas 3 tarefas principais e depois sobrando tempo dê atenção as demais que pode fazer naquele dia, não fazendo elas, ponha em outro dia e não se frustre por isso. 
O dia têm 24 horas, mas nem sempre conseguimos fazer tudo que queremos. FOQUE NO É PRECISO E TÊM PRAZO OU QUE É URGENTE. 

Dica 2: Organize-se por categorias 

Você não precisa ter uma agenda para escola/faculdade, um planner para vida pessoal, um bullet journal para o trabalho ou um material para cada área da sua vida. 
Você só precisa saber organizar as coisas por áreas especificas. Para isso eu costumo usar o Color Code, que nada mais é que um sistema de cores. 
No final da minha página ou em um post it, eu faço uma pequena legenda de cores e consigo utilizar um Planner para tudo, sem ter que ficar separando um material para cada assunto. 

Vejam o exemplo da foto abaixo:


Calendário anual com legenda de cores 

Legenda de cores do calendário anual 
Outra alternativa é usar legenda de adesivos, para os calendários maiores. 
Dica 3: Busque o material que mais se adéqua a sua rotina 

A gente têm ouvido muito falar em Bullet Journal e em Planner nos últimos anos, mas muitas pessoas não se adaptaram a esses métodos e preferem usar a boa e velha agenda. Mas cada um sabe da sua necessidade e do que é melhor para si, concordam ? 
Eu por exemplo, usei Bujo em 2018, mas para 2019 decidi utilizar um planner pronto que eu mesma criei e imprimi. Assim, tenho onde me organizar e ao mesmo tempo está super adequado a minha necessidade. 
Com o Bujo tive uma ótima experiencia, porém ele me demandava muito tempo de preparo das semanas já que eu tinha que produzir tudo do zero e eu acabava não fazendo quando estava muito atarefada o que me gerava um grande acumulo de tarefas, tendo em vista que nesses dias de muitas tarefas eram os dias que eu deveria estar mais organizada, e foi por isso e somente por isso, por essa falta de tempo em construir o bullet journal que optei por um planner agora em 2019. 

Vejam as fotos abaixo e analisem os modelos de planner e bullet journal.

Outro exemplo de organização semanal que utilizei no bujo em 2018

Visão mensal do meu planner 2019
Visão semanal dos dois planners que irei usar em 2019

Obs: Irei utilizar dois planners em 2019, o menor em tamanho a6 será para carregar na bolsa e apresenta apenas calendário mensal e agenda semanal. O em tamanho a5 formato fichário, utilizarei em casa, para blog, faculdade e demais atividades.
Dica Bônus: Planners para baixar 

Essa dica bônus eu confesso que gosto muito, porque é onde eu indico para vocês os planners que estão na internet para downloader e que eu sinceramente gostei muito e achei que baixando qualquer um deles e seguindo o planejamento diário , semanal e mensal direitinho, qualquer um consegui ser mais organizado. 

Vamos as indicações ? 

O planner do blog QUE SE AME, foi o meu queridinho de 2019, está com um layout incrível e eu simplesmente fiquei apaixonada. Aproveitei e inclusive fiz um mini planner para mim tamanho a6 para eu poder carregar na bolsa, com os inserts de calendário do mês , tarefas do mês, semana e resumo do mês. Vejam e tirem suas conclusões. 


O blog NAMORADA CRIATIVA, também arrasou nos modelos de 2019. Para esse ano a Chai criou 3 modelos, dos quais o que mais me chamou a atenção foi o modelo minimalista. Porque eu gosto de enfeitar, então ele é todo preto e branco e podemos enfeitar a vontade. Além desse modelo lá no blog, vocês encontram outros 2 modelos bem legais e ai vai exatamente daquilo que falei antes, escolha o modelo que mais se adéqua a sua rotina e se joga !! 


Outro planner TOPZEIRA, é o da Gabi, aqui do Mãe, tô escrevendo. Ela criou inserts fofos e bem simples que vocês podem imprimir e usar em um fichário, mandar encadernar ou simplesmente usar como se fosse um bloco de listas sabe ? Basta colocar a imaginação para fluir. Além disso se você é um leitor voraz como nós aqui do Mãe, esse é o seu planner !!  
Eu reuni todos os posts dos inserts da Gabi aqui e espero que vocês gostem 💖💕

  1. Calendário 2019 
  2. Lista de Livros 
  3. Leituras do Mês ou TBR 
  4. Capa dos meses | divisórias 
  5. Tracker de hábitos 
  6. Lista de tarefas da semana 
  7. Controle financeiro 
  8. Ideias de post 
  9. Ideias de vídeo 
  10. Tracker de séries 
  11. Lista de filmes 
  12. Programação do blog 
  13. Desafio de releituras 
  14. Tracker do instagram 


Por último temos os lindos e coloridos e cheios de fofura planners temáticos do blog FAZENDO A NOSSA FESTA . Lá vocês vão encontrar modelos de diversos temas, confesso que os que eu mais gostei foram os de Lhama, Cactos e Panda. São bem completinhos e caso você não goste de enfeitar e queira algo já praticamente pronto só para usar com aquela caneta preta básica, com certeza vai gostar de um desses planners. 


Uma ideia que eu uso muito e que vocês podem aderir sem pena é baixar todos esses planners, e ver as páginas que mais gostam e que querem ter no planner de vocês. Assim conseguem obter um planner totalmente personalizado, da forma que mais vai ser funcional e ajudar na hora da organização. Aproveitem que ainda estamos em janeiro e no Brasil o ano só começa mesmo depois do canal e começam já se organizar. Para começar com o pé direito e para que o ano seja cheio de realizações 😊😉👍


Beijinhos pessoal e espero que tenham gostado do post. Logo voltarei com mais dicas de organização.

You Might Also Like

0 comentários