[ Organização ] Dica de organização - semanal e mensal

23:35


Olá pessoal, tudo bem ?
Hoje vim dar uma dica para vocês começarem o ano bem organizados, e existem dois tipos de coisas que são super fáceis de conseguir na internet e que podem mudar a vida de uma pessoa desorganizada, para uma pessoa super organizada ou ao menos dar o ponta pé inicial na organização diária. 

Se você têm um blog e não têm a vida focada somente nele, este método de organização é o mais simples e eficaz que já conheci, consiste em duas coisas simples:
1- Organizar o seu mês;
2- Organizar sua semana. 


Eu fiz exatamente isso, mas sou muito focada em organização então uso muitos métodos para me organizar, porém os que utilizo diariamente são o calendário semanal e o calendário mensal. Vou contar para vocês como utilizo eles e quais os métodos que uso para escrever no caderno para deixar tudo da forma mais fácil e prática possível. 


No calendário mensal eu organizo todo o meu mês com o blog, já no primeiro dia do mês ou no último dia do mês anterior. E organizo ele da seguinte forma: tenho os dias para fazer post no blog, dias para post no instagram e assim sucessivamente, com todos os dias que eu organizo para fazer postagens. 

Mas para que fique tudo perfeito eu utilizo um sistema de cores. 
Verde para post no facebook;
Azul para vídeo no snap;
Lilas para foto no instagram;
Vermelho para divulgação;
Rosa para post no blog;
Roxo para vídeo no youtube.

E com esse sistema eu organizo todo o meu mês e vou ticando o que é feito no dia, ou faço um risco no dia para aquilo que não foi cumprido. Ao final de cada dia eu passo marcador de texto amarelo em tudo que foi feito e está ok!


Para a organização diária eu não tenho um sistema de cores, mas sim um sistema de símbolos, contudo nada muito complexo. 

Utilizo uma tabela com os dias da semana, de segunda a sexta, separada em manhã, tarde e noite. Nele todo dia antes de dormir ou pela manhã eu faço meu cronograma diário, ali coloco exatamente tudo que preciso fazer, desde coisas pessoais até coisas do blog, mesmo que seja no meu caderno voltado para o blog. Isso pelo fato de que para me organizar com o blog, preciso ter minha vida pessoal tão bem organizada quanto, pois faço muitas coisas ao mesmo tempo. 

Os símbolos que uso são os seguintes:
Coloco um pequeno quadrado em todas as tarefas do dia, quando as tarefas vão sendo cumpridas eu faço um pequeno certo dentro deste quadrado; Caso as tarefas não sejam cumpridas eu faço um til (~) e risco aquela tarefa; Se a tarefa for adiada para outro dia coloco dentro do quadrado uma seta. 
E ao final do dia eu passo o marca texto amarelo em tudo que foi feito com sucesso. 

É basicamente este meu sistema de símbolos :
Quadrado para todas as tarefas;
Certo para as tarefas cumpridas;
Til ou ondinha para as tarefas canceladas;
Seta para as tarefas adiadas. 

Agora para aqueles que quiserem se organizar em 2016 eu vou deixar alguns dos planners semanais e mensais mais legais que eu encontrei aqui em várias das minhas pesquisas na internet. Espero que gostem !!

Planner semanal e mensal do blog Não me mande flores. (Clique no link do blog para ser direcionado a página de download) 



Planner semanal do blog Subexplicado (Clique aqui para fazer download


Planner com organizador diário, semanal e mensal do blog Juro Valendo ( O planner é de 2014, mas não tem datas pré estabelecidas, então dá para usar o ano que quiser) 


Planner semanal e mensal do blog E ai Beleza ( Clique no nome do blog para realizar o download)



Os demais planners eu achei em uma pesquisa no google imagens e infelizmente não estavam em seus blogs de origem por isso caso tenha o nome do blog na imagem, deixarei como legenda, mas para baixar basta clicar na imagem, ela ficará grande e você poderá salva-la ok ?

Planner mensal do blog Cara de Nuvem



Planner semanal, caso alguém saiba o blog de origem por favor me avise para eu dar os créditos :)


Planner mensal.



Planner semanal do blog Subexplicado
Planner mensal do blog Arrumadissima 
 Planner semanal do blog Arian Armstrong 

Espero que tenham gostado e que possam se organizar em 2016 !
Logo teremos mais posts sobre o assunto por aqui ><

- Mandem ideias de post e assuntos que querem saber aqui no blog, eu leio tudo com muito carinho e com certeza se a ideia estiver ao meu alcance , virará post. 

                                             Instagram  | Fan Page | Skoob Twitter | YouTube



You Might Also Like

53 comentários

  1. UAU!! Leticia, você é a organização em pessoa!!!
    Nossa, eu queria ser como você, não sou desorganizada mas também não su uma maníaca compulsiva por organização kkkkk tô brincando tá? rsrsr não sei se você já leu a série Quarteto de Noivas da Nora Roberts, mas você me lembrou a personagem Parker, que é assim também kkkk

    eu amei você ter mostrado seu esquema de organização e ainda ter disponibilizado download juro que vou tentar ser mais organizada. Até porque estou colocando coisinhas novas no blog e senão marcar em cima, posso me perder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm verdade , não sou tão organizada , mas sou bem compulsiva por organização. Faço o possível para seguir a risca tudinho que planejo.
      Aaaa obrigada pela dica, tenho o primeiro livro. Vou conferir.
      Beijos

      Excluir
    2. Olá, voltei aqui hoje só pra te falar que finalmente vou conseguir me organizar, eu tinha deixado o seu link salvo para pegar as dicas e vou começar a pôr em prática. Já fiz o download de alguns que eu gostei e vou ver qual fica melhor.
      Obrigada
      Beijos

      Excluir
  2. Oi amiga.
    Nossa eu tentobser organizada mas não consigo, o blog não é minha prioridade, mas sim minha filha e as vezes do nada tenho que sair de casa ou levar minha filha ao médico, aí esse cronograma iria para o ralo, mas achei interessante e quem sabe um dia consiga fazer isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm família sempre em primeiro lugar amiga!
      Mas acredite , têm Planner para planejamento familiar kkkkk

      Excluir
  3. Oiee ^^
    O meu calendário mensal é bem mais simples...kkkk' faço no excel mesmo *-* comecei a me organizar assim há mais ou menos dois anos, e ajudou muito! Gostei bastante dos planners que você colocou ali em cima, mas acho que vou ficar mesmo com o meu no excel *-* é mais fácil...hehe'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii,
      Poxa eu só não me dou bem com excel porque preciso de algo sempre a mão e pelo PC não teria como, mas é uma ótima forma de organização também.
      Beijos

      Excluir
  4. Olha eu achei muito legal a maneira como tu organiza suas coisas, mas eu já faço bem diferente sabe? Postagem eu já faço todo dia tanto no Blog como nas Redes Sociais, mas as minhas leituras eu programo tudo. Quantos capitulos eu irei ler por dia por exemplo no dia. Eu uso apenas uma agenda e faço a contagem de quantos capitulos tem aquele livro. Dependendo da quantidade se for muito eu leio de 2 a 3 capitulos. Se for um livro que tem vários capitulos curtos por exemplo eu já leio de 4 a 6....me organizo assim e faço as leituras muito mais rápido já que leio 3 por dia. Então acho que cada um tem uma forma de fazer. Eu estou satisfeita com a minha organização, porque sou bem perfeccionista. Então pra mim tá funcionando. Espero que sua ideia venha inspirar outros leitores.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/felicidade-define-renovamos-com-editora.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ameii a dica amiga, eu faço isso dos capítulos quando estou em uma maratona, mas acho que pode dar certo se eu fizer isso sempre, talvez eu consiga ler mais. Vou tentar!
      Beijos

      Excluir
  5. Que dica maravilhosa, achei perfeita a sua organização.
    Comprei um Planner ano passado para usar esse ano e não uso acredita? uma vergonha!
    Não consigo me organizar chega a ser ridículo sabe?
    mas o método das cores achei ótimo e vou tentar fazer e te falo se esta dando resultado pra mim,
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa sério que comprou e não usa :(
      Tente sim, acho que quando começar a usar não vai querer parar mais.

      Excluir
  6. Oi Lê, tudo bem?
    Eu nasci desorganizada, isso é um fato. Aprendi cedo que agendas, tabelas e planilhas são a salvação de desorganizados como eu.
    A tela do pc é toda colorida de post-it eletrônico. Tenho dois arquivos, em em word e outro em excel com as tarefas mensais, semanais e diárias.
    Tiro dois sábados por mês para escrever as postagens de blogs, pages e sites que participo. Assim não corro o risco de perder prazos e não me atolo em trabalho.
    Amei suas dicas.

    http://conchegodasletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que maneira a sua organização, estou precisando fazer isso , tirar dois dias no mês, para preparar tudo. Assim posso focar em outras coisas sem me preocupar com blog.
      Ótima dica!
      Beijos

      Excluir
  7. Olá!

    Adorei as dicas *---* Algumas, eu até já uso.
    Gosto de organizar as coisas do blog por mês e sempre deixo dois dias vazios para o caso de um post diferente. E aí na hora de executar mesmo, criar o conteúdo por semana, como no meu caso só a postagens três vezes por semana, é um pouco mais fácil de organizar.
    Você acredita que já estou tão acostumada com esse jeito, que se eu não fizer acabo me perdendo toda hahaha.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois acredite , estou na mesma , quando não faço me perco, minha vida vira um caos total e eu fico me culpando depois :(

      Excluir
  8. Oiiê
    Eu sou a pessoa mais desorganizada que eu conheci na vida. Kkkk. Não consigo, por mais que eu me esforce, me organizar. Acho a idéia das planilhas bem legal. Mas nunca daria certo comigo noeu blog eu geralmente eu posto intercalando os dia. Em 3 em 3 dia. Ou um por semana. Mas mesmo assim suas dicas foram bem valiosas. Vou tentar me esforçar e coloca los prática
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mais que não ache , mas essa organização de 3 em 3 dias já te faz organizado rsrs !
      Pense nisso e torne uma meta, depois se recompense no final se conseguir cumprir .
      Beijos

      Excluir
  9. Ola Le menina que organizado, eu posto de segunda a sexta e se estou muito na correria acabo não postando, como trabalho e tem as coisas de casa nem sempre consigo organizar dessa maneira, mas gostei muito dos modelos, vou tentar começar a usar esse método. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente sim Joyce aproveite para organizar coisas da casa também ,vai ver como tudo ficará melhor e como você ganhará tempo para tudo.

      Excluir
  10. Minha flor, seu post não poderia vir em melhor momento! Eu estou desesperadamente precisando de recursos e dicas para organizar as coisas do blog. Me perdi, menina, de um jeito horroroso. Mas vou parar, respirar fundo e aproveitar os links que você trouxe e as dicas que apresentou. :) Obrigada!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaa faça isso Fran, garanto que você não irá se arrepender,parece complicado mais em 15 minutos você planeja seu mês e resolve um grande problema .

      Excluir
  11. Essa é uma ótima dica para pessoas desorganizadas, assim como eu!
    Mas consigo me encontra na minha bagunça, pois utilizo, de vez enquanto, o calendário do meu celular para as coisas MUITO importantes.
    Prefiro deixar as coisas fluírem, não gosto de me "obrigar" a nada. Se um dia eu acordar com vontade de ficar divulgando o blogger, irei fazer, se não, deixo para outro dia!
    Os planners são fofos, mas não funcionam comigo. Gosto de fazer as coisas na hora que me dá vontade, para não fazer nada errado ou de mal jeito. Outro problema é que sempre esqueço de planejar ou deixo de lado. Sou muito bipolar com isso kkk

    Karine || Ainda Me Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Karine que bom que você é assim, quem me dera eu seria bem menos preocupada kkkk

      Excluir
  12. Jesus Cristo menina, como você é organizada. Eu não dou conta de ser assim. Até fiz um caderninho, mas só coloco os posts, vídeos e livros que li. Mesmo assim, vira e mexe fica desatualizado. Não consigo me organizar nesse nível, acho que nem gostaria. Eu consigo me achar na minha bagunça, mas admiro que é mega organizado assim, deve ser mais fácil a vida.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk olha o meu também não é lá essas maravilhas não, as vezes ele fica desatualizado também, mas gosto de ter , saber que posso ter o controle das coisas se eu souber ser organizada sabe ?

      Excluir
  13. Melllllllll Dellllssssss, como voc~e consegue dar conta de lembrar de tanto lembrete? Sério, mega te admiro epla organização e acho que isso me ajudaria demais, mas só ler tantos metodos, me deu uma baita preguiça! Adorei os modelos!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk eu preciso lembrar ivi , se não já era tudo que eu faço. Organização têm que existir na minha vida , se não eu perco tempo ao invés de ganhar.

      Excluir
  14. Você a organização em pessoa kkk Estou começando minha vida organizada e adorei esta dica!

    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aly minha linda, obrigada pelo carinho, comece e depois me amostre.

      Excluir
  15. Oi!
    Confesso que não sou tao organizada, marido e dois gatos não me deixam ser assim hahahaha
    Mas esse ano estou usando um planner que achei no site feminilidades, ele é planer diário e é todo esquematizado já pra quem tem blog, da uma olhada lá, as vezes vc gosta também ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmmm vou correndo ver, gosto de baixar para aperfeiçoar os que faço para mim. Estou sempre em busca do método que melhor me ajuda.

      Excluir
  16. Ei Leticia!
    Seu post ficou demais! Eu sou extremamente desorganizado, não levo jeito para arrumar minhas coisas, minhas tarefas, perco as anotações, é um custo... Vou indicar seu post pra dona do meu blog, já que eu não tenho muita habilidade para os agendamentos, para ela organizar nossas postagens. Cara, que ideias incríveis! Parabens!
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha linda. Espero que ela goste! Você poderia tentar , assim poderia ficar menos perdida kkkk

      Excluir
  17. Olá!
    Nossa... Quantas ferramentas legais!
    Sou péssima de organização, eu tenho uma agenda onde anoto compromissos pessoais, profissionais e do blog. Pra mim tem que estar tudo no mesmo lugar senão me perco.
    O que mais tenho aqui em casa são papéis, professor é fogo...
    Acho muito bonitinho esses cadernos de organização para blog, mas também caio no fator de que só posto quando estou inspirada mesmo, se eu sentar pra escrever um post ou gravar um vídeo e me der preguiça, eu simplesmente não faço porque pra mim é lazer, então não me forço muito com essas mídias.
    Suas dicas para quem quer se organizar melhor são maravilhosas, eu deveria adotá-las, mas sou incorrigível, às vezes kkk.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super te compreendo e aproveito meu tempo livre para sempre tentar me organizar melhor, quero uma vida quase que planejada ,até o momento têm dado tudo certo.

      Excluir
  18. Olá Letícia, tudo bem? Olha, eu vou ser sincera, ser tão organizada assim para mim é como beirar o caos do TOC. Eu anoto coisas que preciso fazer e tudo o mais, mas não chego a este ponto, seria demais para a minha cabeça, é ser organizada a um nível extremo. Mas se você se sente bem assim é como deve continuar fazendo.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice , acho que ainda náo chegou em um Toc , mas para mim faz bem sim, porque mantêm sempre sabendo de tudo e a um passo do que vai estar por vir. Assim não corro o risco de me decepcionar depois.

      Excluir
  19. Own... Que coisa mais fofa! Achei muito bonitinha a forma como você organiza tudo. Seria bem legal eu fazer isso e até já tentei, mas é meio inviável. O tempo que eu perderia tentando encaixar tudo em uma agenda já é o tempo que uso para responder aos comentários ou fazer uma resenha.rs.
    Mas você está realmente de parabéns por ser tão arrumadinha.
    Conchego das Letras | Vamos conversar mais sobre livros?

    ResponderExcluir
  20. Nossa eu adorei o seu post!!! E já baixei e imprimir um monte :) Isso nos ajuda muito, principalmente agente que tem blog. Da para organizar as postagens da semana toda. Sem contar que tem cada um mais lindo que o outro.
    Obrigada pela dica :)
    Bjs

    livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Se tem uma coisa que eu não sou, é organizada. Mas tenho mudado bastante com o blog. Mas não chegoba tanto ao ponto de ter um planner. Talvez eu precise um dia... Mas por enquanto eu faço listas de posta que tenho que fazer, de livros que tenho que ler e data pra resenhar... Essas coisas básicas. Tem me ajudado bastante. Quem sabe um dia eu não seja tão organizada como você hein?

    Beijos!

    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Letícia,
    Caramba como tu é organizada, eu não consigo ser assim, não e nem tento porque eu sei que não flui pra mim, eu ia acabar perdendo o estímulo pra blogar. Então eu contínuo sendo livre pra fazer o que quero livremente. Então, contínuo no meu outlook organizando as coisas só de leve mesmo um telefone aqui, uma divulgação ali...
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oie, antes eu não era muito organizada e ainda não sou tanto com o blog porem eu anoto tudo em uma agenda tudo que eu tenho que fazer por dia ou as vezes em alguns dias da semana, e coloco um x quando cumpro o que tenho que fazer.

    ResponderExcluir
  24. Oi Le, tudo bem?

    Eu sou uma pessoa super desorganizada, mas preciso mudar isso. Quero fazer um calendário para o blog, e deixar tudo programado durante o final de semana, para não deixar buracos nas postagens. Também preciso planejar minhas coisas pessoais... pois como você disse, para planejar o blog, precisamos ter a vida planejada.

    Adorei os planners e já vou baixar alguns, e gostei do seu sistema e parece que funciona.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  25. Nossa, menina, você é bem metódica, né? Sei bem como é isso, pois tenho uma mãe virginiana. hahaha Acho que a organização é tudo, principalmente quando temos uma vida muito corrida. Adorei as suas dicas, e vou utilizá-las, adaptando-as às minhas necessidades. Parabéns pelo post, adorei!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem? Nossa, que bela forma de organização, eu também criei a minha, ela não é tão composta assim, até porque não tenho tantas redes sociais... mas ela também é bem eficiênte. Gostei do fato de você estar ajudando os blogueiros a se orgnizarem mais. Parabéns e obrigada.
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá,
    Nossa, você é muito organizada kkk' Preciso ser tão organizada quanto, porque tenho muitos compromissos e na maioria das vezes acabo não cumprindo nenhum. Só a universidade toma metade do meu tempo. Já tinha visto algumas pessoas comentando sobre esse planejamento semanal e eu tentei fazer, mas não consigo fazer todos os dias. Preciso me programar para isso.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  28. Oie.
    Eu simplesmente amei esses planners e AMEI seu post.
    Pensa em uma menina desorganizada aqui kkkkkk Sou mega desorganizada, acho que talvez vou melhorar agora que vai chegar um baby na minha vida.
    Flor, faz um vídeo explicando tudo melhor, apesar que seu post já está perfeito, mas um vídeo seria bem mais legal :3
    Adoreiiii de verdade.

    ResponderExcluir
  29. Uau... quanta organização!!!!!
    Sua postagem me deixou querendo ser um pouco mais assim, mais organizada e arrumada com os assuntos do blog. E que lindos os planners, deu vontade de baixar todos. Não sou muito organizada e acabo me irritando muito quando marco o que pretendo fazer e não consigo dar conta, mas acho que preciso melhorar esse lado...
    Beijinhos,
    Lica
    http://www.amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  30. Nossa eu queria muito seguir um modelo de planejamento assim para lidar com as questões do blog pois são tantas redes sociais para atualizar que as vezes uma ou outra acabam ficando esquecidas. Gostei muito das dicas e vou tentar pegar alguma para me organizar.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Le!

    Acho essa ideia de planners super bacana, baixei um e imprimi, mas confesso que ainda não consegui utiliza-lo kkkk sou uma pessoa muito desorganizado e tenho que melhorar muito nesse quesito, eu sei. Adorei as dicas, vou tentar segui-las :)

    ResponderExcluir
  32. Olá

    Achei a dica muito bacana,em termos de organização eu sou uma negação, tenho que melhorar nisso, eu organizo minhas coisas,mas não consigo mantém por muito tempo, gostei dos planners,mas acho que vou usá-los mais pra estudar,já que estou fazendo dois cursos no momento.

    Bjss

    ResponderExcluir
  33. Estou amando seu trabalho. Parabéns!!!! Fiz um blog há quase dois anos e não dou conta de atualizá-lo. Sou muito desorganizada.

    ResponderExcluir