[ Resenha #117] A Bela no Bosque Adormecida - Rosana Rios

16:00

Título:  A Bela no Bosque Adormecida
Autora: Rosana Rios
Ilustradora : Simone Matias
Editora: Edelbra
Páginas: 56
Avaliação : 5/5
Livro cedido pela editora

Sinopse:
O que teria pensado a princesa ao acordar de seu sono de 100 anos ? E sua sogra, que explicações daria sobre as atrocidades que pretendia cometer ?
Uma mesma história pode ser contada de muitas formas. Depende de quem conta o conto... 





A Bela no Bosque Adormecida é o primeiro contato que tenho com a autora Rosana Rios, e sinceramente fiquei pensando onde eu estava que não tinha lido nada dela antes. 

Bom vou contar para vocês quem é a autora. Rosana Rios é Paulista e já publicou mais 140 livros em seus quase 30 anos de escritora, além de já ter recebido inúmeros prêmios. Agora eu volto a perguntar a vocês, onde eu estava que não tinha lido nada desta autora antes ? 

Já fazia bastante tempo que eu vinha procurando recontagem dos contos clássicos da Disney para entender melhor o que vêm depois do " E foram felizes para sempre " que confesso nunca ter me agradado muito. Quando criança eu sempre ficava inventando coisas para depois desse fim e não é atoa que li e amei o livro "Feiurinha" do meu amado Pedro Bandeira. Mas quando a Edelbra me mandou os 3 livros da coleção Quem foi que disse eu não pestanejei e fui logo ler o que estava me parecendo ser uma recontagem de A Bela Adormecida e eu não estava errada. 




A Bela no Bosque Adormecida vai conta a história de um reino muito distante onde a rainha não conseguia ter um filho e certa vez, sua gestação vai até o final e ela acaba por ter uma bela menina. Como em todo reino, a criança que nasce precisa ser abençoada pelas mulheres sábias e ali não seria diferente, porém o reino contava com 13 mulheres e apenas 12 foram convidadas a fazer parte da cerimonia de apresentação da recém nascida. 

Quando a 13º mulher chega a cerimonia imediatamente ela roga uma praga na pequena menina, e antes que aquela maldição tire a vida da menina para sempre ao completar seus 15 anos, uma das senhoras que ainda não tinha abençoado a pequena lhe dá uma nova chance, porém ninguém sabia que essa chance iria durar 100 anos de sono profundo. 

Após 100 anos se passarem um príncipe chega ao castelo adormecido e acorda todo o reino, o que a princesa não sabia era onde estava se metendo. O príncipe em questão tinha uma família bem estranha, sua mãe diziam as más línguas ser uma ogra que gosta de comer carne humana, mas isso para ele sempre fora só conversa fiada. Porém sem sempre o povo está errado. 

O que me encantou nesta narrativa é que mesmo bem curtinha ela tem momentos tenebrosos e com certeza eu não leria para meu filho, mas que me fez gostar muito da história, claro hoje como adulta. Se eu tivesse ouvido algo parecido quando criança acho que jamais iria arrumar um namorado, marido, o que fosse. A menos que ele não tivesse mãe rsrs ! ( Acho que foi daqui que surgiu o fato de sogra ser ruim e não prestar, graças a Deus tenho uma sogra maravilhosa ! ). 

Bom além desse plano de fundo mais macabro o livro traz também 4 partes muito interessantes, a primeira é o ponto de vista da princesa sobre ter acordado depois de 100 anos e estar com o príncipe. O segundo é o da sogra, onde ela conta toda sua ânsia por fazer maldades contra a própria família. A terceira fala um pouco sobre o ponto de vista de quem conta a história e por fim temos um apanhado geral sobre o surgimento do conto que hoje conhecemos pelo grande sucesso da Disney como sendo A Bela Adormecida. Além disso a autora deixa também várias dicas de outras recontagens. 


Não poderia deixar de dizer que a diagramação esta impecável, a capa é dura, na parte traseira da capa e da contra capa têm vários pequenos desenhos que representam muito bem a história e a ilustradora Simone também caprichou nas diversas ilustrações que tornam a narrativa muito mais ampla e gostosa de ser lida. 

Super recomendada a leitura!

Obs: Leitura feita para o projeto livro nacional organizado pela Arita do canal Dobradinha Literária e do blog Livretos e Pensamentos

Beijinhos da Lêeh 

- Mandem ideias de post e assuntos que querem saber aqui no blog, eu leio tudo com muito carinho e com certeza se a ideia estiver ao meu alcance , virará post. 

                                             Instagram  | Fan Page | Skoob Twitter | YouTube



You Might Also Like

7 comentários

  1. Estou apaixonada pela diagramação. E curiosa para ler, principalmente sabendo que você não seria para seu filho.
    Amei a resenha, e está na minha lista amei.
    Bjs

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
  2. Que diagramação <3 Fiquei curiosa pra ler também, mas eu ando tão sem tempo. Minha wishlist de livros está IMENSA! Nem sei por onde começar! :( Mas a sua resenha ficou ótima, espero um dia ler haha

    http://anneandcia.blogspot.com.br/2015/05/resenha-incrivel-historia-de-adaline.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Le, tudo bem?
    Essa diagramação está realmente linda! Amo livros caprichados assim.
    Eu adoro essas recontagens de contos de fadas com um toque sombrio! Esse livro parece ser bem interessante nesse aspecto!
    Fiquei curiosa para conhecer essa sogra tão megera...rsrs

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Olha primeiramente tenho que confessar que me encantei com sua resenha.
    Adorei a história do livro, porque me chamou bastante atenção.
    Outra coisa também é a diagramação, porque adoro tudo que é ilustrado.
    Seria legal ter na estante principalmente por conta da minha sobrinha.
    Acho que ela ia gostar bastante. Espero poder ler assim que tiver chance. Vou anotar a dica.
    Amei sério, fiquei interessada em comprar esse livro, porque amo um conto de fadas =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-estudo-independente.html

    ResponderExcluir
  5. Olá, que legal, não conhecia essa nova adaptação e achei super esquisito esse lado diferente da família do príncipe, te confesso que fiquei mais interessada na conto sob os olhos da sogra, mas certamente leria todo o livro, o fato de ser tão inusitado me chamou a atenção.
    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Leticia! :D
    Eu adoro essas recontagens de conto de fadas, como você o Felizes para Sempre me incomodava. Quando criança apesar de não gostar eu aceitava, porem com o tempo, quando fui ficando mais velha comecei a imaginar o que teria acontecido com as princesas que eu gostava! <3 Por esse motivos gosto tanto dos filmes que mostram uma versão diferente delas ou uma versão onde todas se conhecem! <3
    Já havia escutado falar desse livro e a edição dele me encanta, assim como a minha curiosidade cresce cada vez mais! Espero adquirir ele logo! :D

    Beijos e até logo! :*
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Fiquei um tempinho sem vim aqui... (correria do TCC) e quando vim POW mudou tudo o blog kkkkk' ficou LINDO o novo design *-*

    maisumleitor.wordpress.com

    ResponderExcluir