7 dias, 7 listas: Mini-hábitos

14:00

 

Oi pessoal, tudo bem por ai ?

Recentemente li um livro chamado "Mude seus hábitos, mude sua vida: A felicidade e o sucesso começam onde os maus hábitos acabam! " nele o autor citou o Dr. BJ Fogg , da Universidade de Stanford do qual relata em seus escritos o costume de implementar micro hábitos em sua rotina. 

Um dos exemplos citados no livro é passar fio dental em apenas um dente por dia. Claro que eu pensei que era uma coisa bem louca, mas a explicação me convenceu. Vamos refletir: Ao passar o fio dental em apenas um dente por dia, caso tivesse um compromisso ou algo mais demorado, realmente a pessoa passaria o fio em apenas um dente e pronto, hábito cumprido. Porém, se a mesma tivesse um tempo a mais, já estando ali poderia passar nos demais dentes, sem que isso fosse uma obrigação. 

Notei que me cobrava demais para cumprir coisas que não estavam mais na minha rotina e das quais eu nem tinha tempo para fazer. O que me frustrava bastante, tendo em vista, que iam para meu planner e acabavam no final do dia como tarefas não cumpridas. 

Nesse mesmo livro, o autor relata que o Dr. Fogg, acrescenta 3 mini-hábitos em sua rotina de cada vez, pois após virarem realmente hábitos é mais fácil iniciar outros 3 e assim por diante. Tem uma frase que gosto muito e ouvi em uma palestra que dizia " se você fizer 1% por dia, ao final de um mês terá feito 30% e ao final de um ano terá feito 365% " É estranho pensar que a mudança acontece aos poucos, e para os ansiosos isso é quase uma tortura. Mas, demoramos para nascer, demoramos para andar, falar, etc. Porque com as outras coisas da vida seriam diferentes? Não tem jeito, precisamos ser mais pacientes e começar com o que conseguimos. 

Então, cá estou eu para lhes dizer quais mini-hábitos quero pôr em prática. 

Minha lista tem 6, porém estou em fase de teste, para ver quais os 3 que irei focar no momento. 

  • Fazer 2 min de alongamento por dia;
Vai parecer uma coisa bem simples, mas acreditem, está complicado implementar uma rotina de exercícios. Por isso, começarei meus 1% diário em 2 minutos.
  • Uma foto no insta por semana;  
Estava bem afastava das redes, então quero voltar aos poucos ( sem cobranças e no meu tempo). 
  • 10 min de leitura por dia;
Da mesma forma que estou afastava das redes, deixei de ler com frequência e sinto muita necessidade de voltar, então melhor 10 min do que nada. 
  • 5 min de sol por dia; 
Minha saúde é péssima e uma das coisas que estou precisando é de Vitamina D, portanto, lá vamos nós tomar sol. 
  • 2 Salmos por dia; 
Estou precisando me reconectar com minha fé e para isso vou começar com a leitura de salmos. 
  • Comer 2 frutas por dia;
Da mesma forma que falei sobre tomar sol, preciso melhorar minha alimentação e incluí comer 2 frutas. Anteriormente eu só comia uma e frequentemente banana. Quero incluir outras frutas. 


Bem pessoal, essa é a lista dos mini-hábitos que quero implementar na minha rotina. Eu já comecei todos eles. E até o momento os que estão com maior frequência são: 10 minutos de leituras por dia e Comer 2 frutas. Daqui a 15 dias volto para contar como está a caminhada nestas mudanças ♥

Beijos!! 





You Might Also Like

0 comentários