6.5.16

[ Resenha #152] Os segredos matemáticos dos simpsons - Simon Singh


Título: Os segredos matemáticos dos Simpsons | Autor: Simon Singh | Editora: Record | Páginas:280 | Avaliação: 5/5 | Adicione a sua estante : Skoob 


O que muitos de nós não sabem é que a série animada de TV, Os Simpsons, além de ter mais de uma década de existência possuí como escritores, homens inteligentíssimos e que por vezes são tão nerds que seus hobbies são criar piadas engraçadas envolvendo algum termo matemático, físico, químico ou computacional. Antes de falar qualquer coisa nesta resenha, eu gostaria de deixar bem claro que sim eu vou babar ovo do livro, porque ele fala sobre matemática e porque matemática será pelo resto da minha vida parte integral da minha existência ( a pessoa sendo dramática e exagerada ). 

Brincadeira a parte, eu realmente gostei muito livro e provavelmente mais do que aqueles que apenas gostam de matemática e não possuem uma licenciatura na área. Para mim, saber que a série é escrita por diversos autores, que possuem graduação em matemática, Ph.D, e outros foi incrível e me fez rever alguns conceitos que eu tinha super errados sobre a animação. 



Sou professora de matemática formada desde 2014, mas meu amor pela matéria veio bem antes e logo que vi o título do livro me interessei na hora. Ele conta com vários capítulos e cada um deles o autor procurou descrever algo em particular. Todos os capítulos vão falar sobre episódios de Os Simpsons dos quais a matemática esta presente de alguma forma, mesmo que bem implícita. 

Pude observar através da leitura que a série ficou muito famosa em seu pais de origem, tendo em vista que a comunidade intelectual, começou a perceber as deixas de seus criadores e passaram a sempre procurar algo mais em cada episódio. 



A cada capitulo Simon, narra como foi a criação de determinado episódio e procura descrever todas as piadas e aparições matemáticas que causaram algum reboliço na comunidade nerd, e claro também procura exemplificar de forma clara para que todos consigam de alguma forma entender o que se tenta transmitir através de fórmulas e números que acabam tornando-se piadas. 

O que me deixou bastante chateada foi perceber que muitas das piadas presentes na animação só fazem sentido em sua língua original, porque quando traduzidas não fazer o menor sentido. A constante Pi aparece bastante no decorrer da série e muitas vezes é associada a sua pronuncia semelhante a palavra torta em inglês (pie), vejam: a imagem abaixo é de um dos episódios em que fala-se de Pi e Homer confunde com torta. 


Em suma, o livro é bastante interessante e através dele é possível entender como a série surgiu e como a maioria das piadas envolvendo a matemática passaram a fazer parte dos episódios. Além do autor fazer referencia também a livros, outras séries de TV, filmes etc, dos quais os autores da animação se inspiraram para transformar cada episódio em algo ainda melhor e mais engraçado.

Para deixar a obra ainda mais completa Simon que também é autor do livro O Último Teorema de Fermat nos presenteia com alguns capítulos falando sobre a criação de Futurama, uma série animada que têm como plano de fundo a ficção cientifica e que foi criada em parceria por alguns dos autores de Os Simpsons a pedido da emissora FOX

Como o livro não é sobre ficção cientifica Simon procurou relacionar vários dos episódios de Futurama que também apresentam a matemática. E assim como em Os Simpsons, aqui tudo faz bastante sentido quando bem explicado. 


Eu fiz milhares de marcações no meu livro, pelo simples fato de que também aprendemos bastante ao longo da leitura, caso você goste de matemática e compreenda um pouco verá que ao decorrer da leitura, diversas fórmulas, teoremas, assuntos envolvendo números primos, Pi e outros podem ser compreendimentos de outras maneiras relativamente interessantes.

Logo trarei para vocês alguns dos episódios citados no livro, pois achei interessante para professores que desejam transmitir a matéria de forma mais lúdica e também para nerds que gostam de rir com piadas que quase ninguém entende.

Sendo assim, leitura incrível que eu super recomendo.
Lembrando que se você não gosta de matemática ou não têm nem um pequeno interesse o livro vai parecer chato e bem complicado, pois apresenta muitas resoluções e assuntos sobre matemáticos e filósofos importantes para a história da matemática, o que com certeza caracterizaria uma leitura bem complexa e parada. Então, dê oportunidade se realmente se interessar pelo assunto.

Espero que tenham gostado, beijinhos da Lêeh

- Para mais informações siga nosso instagram @maetoescrevendo, irei postar fotos de diversas partes do livro, no decorrer da semana.

- Mandem ideias de post e assuntos que querem saber aqui no blog, eu leio tudo com muito carinho e com certeza se a ideia estiver ao meu alcance , virará post. 

                                             Instagram  | Fan Page | Skoob Twitter | YouTube



Nenhum comentário:

Postar um comentário