[ Resenha Livro + Filme #3] Como treinar o seu dragão - Cressida Cowell

19:33

Título: Como treinar o seu dragão
Autora: Cressida Cowell
Editora: Intrínseca
Páginas: 224
Avaliação:4/5
Sinopse:

Como Treinar o Seu Dragão - Soluço Spantosicus Strondus III foi um extraordinário herói viking. Chefe guerreiro, mestre no combate com espadas, era conhecido por todo o território viking como "O encantador de dragões", devido ao poder que exercia sobre as terríveis feras. Mas nem sempre foi assim...Neste livro estão as memórias da época em que Soluço era apenas um garoto normal. Muito normal. Nem um pouco heroico. Ele precisava desesperadamente capturar e treinar um dragão, e teria de ser o animal mais impressionante de todos. Mas tudo o que conseguiu foi uma criaturinha pequena e banguela, nada ameaçadora. Foi então que seu destino de herói começou a ser traçado.


 O livro Como Treinar o seu dragão é da editora Intrínseca e possui uma diagramação muito bonita , que enriquece a obra. Escrito por Soluços Stantosicus Strondus Terceiro e traduzido do Norueguês por Créssida Cowell, este livro ao contrário do que muitos pensam não é nem um pouco parecido com a "sua" adaptação cinematográfica, pois o filme é apenas inspirado no livro e depois da leitura tive a conclusão de que os dois são maravilhosos, cada têm sua essência.

O Livro:


A obra narrada em primeira pessoa por Soluços, vai contar tudo que o herdeiro do trono Viking passou até chegar a ser repeitado e considerado um verdadeiro viking e merecedor do direito de um dia substituir seu pai, um dos mais respeitados Heróis Vikings da história. Logo no inicio conhecemos um Soluço criança e cheio de medo, pois ele sabe que jamais poderá ser comparado com seu grande e poderoso pai e ele além de ser bem medroso é pequeno, magricelo e não causa susto em ninguém, nem que ele quisesse muito.

Assim como no filme, há uma competição dentro da aldeia só que para saber quais meninos merecem continuar como vikings e seguirem sendo respeitados e unidos a seus familiares e amigos. A diferença aqui é que todos os meninos os destemidos e corajosos, menos Soluços que é colocado para ser o chefe do grupo em uma caça a filhotes de dragão, dentro de uma enorme gruta de dragões.

 

Em meio a grande festa que é a competição na aldeia, inclusive com a chegada de outros membros de diversas outras aldeias, acontece algo inesperado, dois enormes dragões se instalam nas praias ao redor do acampamento de visitantes e das casas da aldeia de Soluços, mas eles são dragões tão gigantescos que é assustador só de olhar. A solução que o pequeno e até então medroso Soluço encontra é ir falar pessoalmente com os dragões, porém falar com dragões é proibido a muitos anos em diversas aldeias e esse diferencial do menino pode causar um pequeno estranhamento no inicio, mas e ai ? Vocês acham que ele consegue dar uma solução para o problema de ter dois enormes dragões prestes a matarem tudo e todos que veem pela frente ?


Bom preciso dizer que morri de rir com o livro, ele é extremamente engraçado, a única coisa que eu achei que foi um pouco complicado nos primeiros capítulos é o nome dos personagens que são para nós como apelidos, porém completamente diferentes do que podemos imaginar, o exemplar que eu li é do filho da minha vizinha que tem 11 anos e eu perguntei porque ele não terminou de ler o livro e a resposta foi simples, ele achou confuso os nomes dos personagens e se tornou tão difícil a leitura que ele acabou desistindo lá pela página 30, mas eu fui até o final e gostei bastante, contudo acho que não é tão recomendado assim para crianças, já para adolescentes acho que pode ser mais fácil.

Uma das partes que mais gostei do livro foi que eles têm Thor como um Deus e Lock como algo do mal, um ser ruim e as partes em que os nomes são citados são muito engraçadas. Eu super recomendo a leitura.

Filme x Livro



Como dito logo no inicio deste texto, o filme foi inspirado no livro, então não tente ver o filme esperando que seja igual ao livro, nem ler o livro esperando que seja igual ao filme, pois são bem diferentes.

Em Como treinar o seu dragão o filme, Soluço também é apenas uma criança cheia de medo e que fala com dragões, mas o decorrer da adaptação leva o Soluço a outras aventuras que eu confesso ter achado mais animadoras do que as do livro.


Basicamente o primeiro ponto diferente é que o grupo de meninos que aparecem no livro são de pequenos Vikings que querem ser melhores uns que outros, não que no filme seja diferente, mas no livro um dos meninos é primo de Soluço e quer a todo custo tomar o lugar que à ele pertence por direito. Outro ponto que eu confesso não ter entendido o porque não têm , são que no filme há meninas no grupo de crianças e no livro apenas meninos. Enfim, não vou entrar no mérito de dizer algo sobre isso, apenas achei sem explicação, já que elas podem ser Vikings também.




No filme Soluço vai conseguir “domar” um grande dragão e fazer com ele seja seu grande aliado e também terá a honra de treinar um dos dragões mais perigosos do mundo. O que no livro já começa assim, pois cada menino precisa ter e treinar o seu dragão. Essa parte do treinamento no livro é bem interessante, já no filme apresenta outro proposito.

Quem tiver interesse , recomendo assistir ao trailer, não tenha preconceitos por ser uma animação é um filme cheio de lições de vida e coletividade.

Bom galera, acho que esse texto já ficou enorme, mas quero deixar claro que as duas fontes de conhecerem a obra Como treinar o seu dragão são super validas e muito divertidas.
Espero que tenham gostado,
Mil beijos da Lêeh

- Mandem ideias de post e assuntos que querem saber aqui no blog, eu leio tudo com muito carinho e com certeza se a ideia estiver ao meu alcance , virará post. 

                                             Instagram  | Fan Page | Skoob Twitter | YouTube



You Might Also Like

0 comentários