[ Resenha #62] A Culpa é das Estrelas - John Green

13:31

                                                   

Titulo: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573800
Ano: 2013

Páginas: 224 
Avaliação: 3/5

Sinopse
A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

-------------------------------- ♥ --------------------------------


Sabe o que eu fiz assim que terminei de ler A Culpa é das estrelas ? Eu chorei, mas não foi pelo livro logo vocês irão entender melhor. Quem é novo por aqui precisa saber que eu li O teorema Katherine e não gostei muito, mas que prometi a mim mesma e aos leitores que amam o John Green que leria ao menos três livros dele e como segundo escolhi ACEDE. Acho que todo mundo se não leu ainda ao menos já ouviu falar. Pois bem vamos conhecer um pouco mais do que se trata e saber o que achei.

"A culpa é das estrelas " é narrado pela Hazel uma menina de 16 anos que é portadora de câncer nos pulmões. É triste eu sei, mas não pense que ela iria querer sua compaixão a ultima coisa que Hazel iria aceitar fosse de quem fosse seria o sentimento de pena e compaixão , afinal ela tinha plena consciência da gravidade de sua doença e também já havia perdido "amigos" demais para aquilo que tenta sobreviver matando o corpo no qual reside. 



Gus ou Augustus Walters como Hazel Grance costuma chama-lo é também um portador da doença e além disso tem um diferencial muito enriquecedor é bonito e inteligente , engraçado e charmoso , um par perfeito não acham ? Esqueci de citar que tem porte atlético é e muito atencioso o que é diferente de piedoso .

Em suma o livro retrata de forma brusca, inteligente, sarcástica e trágica a vida de pessoas que vivem contanto os dias para realmente estarem completamente vivas.

" [...] não importa quão forte seja o impulso, não importa o quão alto se chegue, não será possível dar uma volta completa. " p. 117

Infelizmente eu não gostei novamente do livro escrito por John Green , em A Culpa é das Estrelas eu estive tao incomodada com a forma rebuscada e formal da escrita do autor que cheguei a me questionar se um livro de tal porte seria destinado ao público jovem ou a um publico universitário/pós graduado ou algo similar, não sei. Confesso que me questionei bastante e também aos leitores que dizem amar veementemente a historia. Me contenho em não falar o que eu não gostei e o porque, para não tornar esta resenha um insulto ao autor e aos fãs. Espero que compreendam.

A seguir eu fiz uma pequena reflexão da minha vida e do que tirei como lição do livro, porem pode conter spoiler, então quem não quiser ler pule para a citação, certo?

Em certos momentos acreditei que não tinha gostado da leitura por ter perdido uma pessoa que eu amava demais para a doença e também pela falta que me faz ver essa pessoa ao meu lado. Depois me questionei pelo fato de sentir falta também de outra pessoa que faleceu por doença mas que lutou até o ultimo minuto. E por fim meu maior questionamento foi o porque nos reclamamos tanto de nossas vidas se somos completamente sadios. Em uma passagem relatada por Gus ele explica que pessoas que morrem na guerra são lembradas, pessoas que morrem em confrontos armados são lembradas e as pessoas que morrem todos os dias de câncer , tuberculose, varíola , meningite essas não tem nem a chance de serem vistas como lutadores.  A perda de uma pessoa é dolorida demais e muitos pensam que uma perda é a morte, a perda é a incompreensão , a falta de respeito , a falta de amor, a perda ela é gradativa e se mata muito mais rápido que qualquer doença , no livro a Hazel utiliza um balão de oxigênio para poder respirar e ele se chama Felipe e foi esse mesmo balão que me ajudou a encerrar a história , hoje eu tenho certeza que preciso dar mais valor ao meu real e fiel balão de oxigênio. 

" [...] Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você. " p. 142

Posso não ter gostado da narrativa do autor ou ter me incomodado com alguns pontos da história, mas acima de qualquer coisa eu soube tirar proveito do que possivelmente o autor quis passar com a força do casal. Pretendo sem duvidas ler o livro A estrela que nunca vai se acabar, que conta um pouco mais da história da Ester, para quem não sabe a menina que inspirou o John Green a escrever ACEDE e a descrever uma Hazel tão bem. 

Eu confesso que li o livro na intenção de saber um pouco mais do porque uns o amam muito e outros nem tanto. Porém o filme irá lançar em breve e eu pretendo ver é claro, não posso perder. Então para quem está curioso vamos conferir o trailer do filme >< ( Tenho uma leve impressão de que o filme irá me tocar bem mais, só pelo trailer. )


Espero que tenham gostado da minha resenha, um beijo grande da Lêeh





You Might Also Like

50 comentários

  1. Eu tenho uma certa antipatia por esse autor hahah. Quase uma birra, não consigo nem tentar ler. Primeiro que não gostei de nenhuma sinopse dele. Segundo que eu duvido que alguém seja perfeito em tudo o que faz como essa galera fala dele por aí. Ele é tão idolatrado que me irrita!
    Sua resenha só me falou o que eu já suspeitava haha.
    Quando a massa fala muito bem de alguma coisa assim tão convicta eu fico com pé atrás, pq ninguem pode agradar todo mundo né, não é possível que todos tem a mesma opinião! haha
    E pra terminar meu comentário gigante: coisa triste já tem na vida real todos os dias, não quero ficar lendo de desgraças sem esperanças hahaha.

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso , eu sou muito chata com essa coisa de livros tristes acho que o único que consegue me tocar é o Nicolas Spark , porque geralmente quando é triste demais eu nem fico com vontade de ler. Mas tem gente que adora uma desgraça. Kkkk

      Beijinhos da Leeh

      Excluir
  2. Eu só li esse livro dele e gostei bastante. Porém gostei muito mais da história do que da narrativa, parece bem voltada pra jovens mesmo. www.alemdolookdodia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estoria é mil vezes melhor que a narrativa mesmo rs.
      Beijinhos da Leeh

      Excluir
  3. ACEDE foi o segundo livro do John Green que eu li e, na opinião, é maravilhoso. Não só por causa da história de amor entre Hazel e Gus, mas pela história deles por trás da doença, a vontade de vencer isso e ao mesmo tempo o medo de sucumbir a doença a qualquer momento, isso e todos os outros fatores que englobam a vida das pessoas que lutam todos os dias contra o câncer ilustrado de uma forma que não faz as pessoas ficarem com pena deles ou coisas do tipo.
    Mas, vamos deixar claro que ACEDE está longe de ser o melhor livro que já li, com certeza, tem histórias muito mais bem contadas e muito mais interessantes por aí. Porém, sem colocar os livros em comparação, achei ACEDE muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Karine , não é o melhor livro do mundo ... Eu marquei muita coisa nele , porque realmente tem coisas bem legais, para mim foi um livro legal .

      Beijinhos flor <3

      Excluir
  4. Sou louca pra ler esse livro, mas até agora só li dois livros desse autor '' Quem é você, Alascar? e Cidadde de papeis'', não vejo a hora de A culpa é das estrelas! Gosto muito das histórias dele, são bem voltadas para jovens. beijos, adorei o blog! santta-vaidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que invejinha, eu estou louca para ler os que você já leu. Acho que são os livros dele que eu vou amar. Não sei porque mas estou com esta sensação.

      Mil beijos

      Excluir
  5. Já li este livro e fiquei apaixonada, é realmente muito fascinante a leitura!
    Bravo plea escolha!!!!
    A história é uma lição de vida!
    bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Elayne uma historia de vida.

      Beijinhos ;)

      Excluir
  6. Acho q só eu ainda não li. =/ Mas já li criticas, tanto de quem amoou do fundo do coração qto de quem não achou tudo isso. Preciso ler p/ saber de qual lado ficar ehehe mas o filme eu quero ver, mesmo sem ter lido ainda. Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li exatamente por isso, queria muito saber o que eu iria achar ... Mas acho que diversas opiniões me influenciaram ...
      Isso é ruim :(

      Beijinhos da Leeh

      Excluir
  7. Eu também queria tirar a prova do porque tantas pessoas amavam.
    Depois de criar tanta expectativa não achei o livro tudooo aquilo. Mas gostei bastante também e pretendo ver logo o filme.

    Blog: livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
    Fanpage: facebook.com/livrosvamosdevoralos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme eu to louca para ver. Quero demais ...
      Eu achei que o livro tinha mais alguma coisa , mas não tinha :(

      Beijinhos

      Excluir
  8. Eu li o livro sem nenhuma expectativa, pq so tinha visto uma pessoa falar que tinha gostado, mas que tinha chorado muito... Nao procuro resenhas antes de ler o livro pq odeio spoiler e tenho medo de algume nao identificar o spoiler adequadamente e eu me ferrar. Enfim, sem nenhuma expectativa, eu AMEI o livro! me envolvi de tal forma com a estoria que nao conseguia parar de ler!!! Amei, amei, amei!! se vc me perguntar da escrita do livro, vou te falar que nao me incomodou e que eu nem lembro! Eu realmente me envolvi com a estoria e o resto foi coadjuvante! Eu tb ja perdi pessoas proximas com a doença, ja trabalhei com oncologia e tb tive pessoas proximas que conseguiram lutar e sobreviver a doença... Enfim, para quem me perguntar, eu sempre vou dizer que amei! Uma pena vc nao ter gostado! Mas como ja disseram aqui em cima, é impossivel agradar a todos.... Ja tiveram livros que eu odiei e eu monte de gente adorou... Faz parte, ne?!
    Ah, esse foi o unico livro que li do autor, ou seja, não sou fã dele (nao tenho embasamento para isso). Apenas gostei muito deste livro! ;)
    Tb to ansiosa pelo filme!
    Beijos
    www.salada-frutas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giuliana esse foi meu erro li na expectativa de que ia amar e tal , me dei mal :(

      Os próximos do autor irei ler sem pensamento algum !!
      E também não vou ler resenhas nem comentários rs;)

      Beijinhos

      Excluir
  9. Esse é um dos livros que estão na moda e pra variar eu sou a ultima a saber e a ler hahahahaha

    www.umbigosemfundo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou assim kkkk
      Eu sempre sou a ultima a ler, acho que gosto porque assim não tem aquela cobrança tosca de que tem de ser do jeito que a massa quer .

      Beijinhos

      Excluir
  10. Oi lindona,posso parecer exagerada ais acho que e sse e o livro do ano rsrsrs,ja vi varis resenhas sobre ele,no entanto esta em minha listinha,historia incrivell,adorei sua resenha,uma das melhores que vi,super bj
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Zi , e eu concordo com você eu também acho que foi o livro do ano. Mas para mim tiveram melhores , ele virou modinha muito rápido ai todo mundo quiz ler e tal ... Acho que estragou um pouco a obra isso...
      Enfim, espero que o filme seja maravilhoso rs

      Beijinhos

      Excluir
  11. De tanto ouvir falar deste livro queo ler...a resenha tá ótima
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Erika e veja o filme também rs
      Beijinhos

      Excluir
  12. Eu já li o livro há tempos e gostei, mas não sei se gostaria agora, porque sou meio do contra e odeio quando o mundo todo gosta do que eu gosto ahaha.
    Beijos, http://escrevoporvicio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk eu não LIGO muito não , mas também acho que se eu ler depois vou gostar mais ... Não sei rs

      Beijinhos

      Excluir
  13. OOi ;)
    Já li esse livro e simplesmente gostei bastante *--*
    MEEEEEEEU DEUSSSS QUE RESENHA SUA EM LEH , MARAVILHOSA ! Você tá que tá em <3 <3 <3 <3 Mesmo já lido eu to com curiosidade de novo USAHDIOASHDAUSOHDSAU ( tá vendo o que deu hahaauhaau )
    Tenho o deixe a neve cair que estou lendo no momento e achei bem interessante e estou querendo fazer uma coleção do tio green haha :3
    Depois desse eu leria até a lista de supermercado do John Green !
    Beeijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk ain Luan você é demais rsrs!
      Muito obrigada rs! E faça resenha dos demais ou me diz o que achou quero saber ;)

      Beijinhos

      Excluir
  14. Sou louca pra ler esse livro!! Ainda não tive oportunidade, mas com certeza vou dar um jeito de ler antes do assistir o filme. Ele parece estar mega tocante mesmo!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju , só não compre o livro na capa do filme kkk
      Mas leia sim !!

      Depois me diz o que achou ;)

      Beijinhos

      Excluir
  15. Eu não li ainda o livro pelo fato de não ter me interessado, achei um livro meio que de auto ajuda contado como história sabe? Mas eu achei tocante sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ma, bom o livro não é auto ajuda não ... Mas é uma historia triste :( , então não sei se curtiria.

      Beijinhos

      Excluir
  16. Ai Leeh, confesso que fiquei triste com sua resenha e opinião sobre o livro. Discordo que a escrita dele seja rebuscada e formal, pelo menos eu não interpretei dessa forma, mas fazer o que? Cada um tem seu gosto e é impossível algo agradar a todos :/
    Se vc pretende ler mais algum livro do John leia com a mente aberta e sem expectativas pois acho que isso acaba influenciando na forma como lemos os livros. Espero do fundo do coração que vc goste de pelo menos algum livro dele hahaha

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Débora eu espera gostar bastante do livro, mas não rolou :(
      Quero muito ler os outros e não vou de jeito algum me influenciar pelas outras opiniões ... Preciso ler com a cabeça freca rs.

      Beijinhos

      Excluir
  17. Eu quero muito ler esse livro!!!
    XoXo
    Mah
    http://mah-in-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia e fofoque depois para mim rs !

      Beijinhos

      Excluir
  18. Ainda não li esse livro, mas estou muito curiosa. Pretendo comprá-lo em breve! Beijos! :*
    http://mergulhandonomeumundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não compre na capa do livro , a original é tao linda rs !
      Mas faça uma boa leitura. Beijinhos

      Excluir
  19. Eu li ACEDE, mas foi antes de toda essa fama em cima do livro, ele ainda não era tão conhecido e eu não tinha nenhuma expectativa em cima dele, por essa razão acho que amei a leitura, porque eu não esperava nada, sabe? Para mim era um livro normal, não o melhor livro do mundo como todos dizem agora, acho que atrapalha bastante a leitura quando o livro é muito elogiado, você querendo ou não acaba criando expectativas. Quanto ao Teorema, eu gostei, achei bem bacana e legal, mas tem quem não tenha gostado também, não critico isso, cada um gosta do que lhe agrada.
    Agora o livro da Esther é lindo, cheio de desenhos dela e fotos, impossível não amar a diagramação e a história é realmente tocante, só uma pessoa com o coração de pedra que não irá gostar da história dela, enfim, eu recomendo que leia <3
    E o filme de ACEDE tem que sair logo, embora eu não tenha aprovado a escolha do ator que irá interpretar o Gus, eu quero assistir *-*

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com você a opinião das pessoas acaba influenciando sim, tanto pro lado positivo quanto para o negativo ... Isso é horrível . preciso me desligar do mundo para gostar de um livro dele kkkk

      Quero muito o livro da Esther
      .. Preciso <3

      Beijinhos

      Excluir
  20. Sou louca para ler esse livro, já li várias resenhas legais.

    Beijos

    http://vanvariedades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu adoro esse livro já li umas 3x e estou louca, desesperada pelo filme que eu vou assistir com certeza!
    John Green <3

    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa 3 x é muita coisa kkk
      Você gostou mesmo em !! Rs

      Que bom rs

      Beijinhos

      Excluir
  22. Olá!

    Confesso que sua resenha ficou muito confusa, ao meu ver. Primeiro que a escrita do John Green não passa nem perto de ser rebuscada. Pelo contrário, ela é altamente simplória, rasa em muitos momentos. Nesse sentido, ele escreve bem para o público ao qual trabalha.

    Segundo que não entendi se você gostou ou não do livro, está tudo muito confuso. Não entendi o argumento que você usou para gostar, apenas o para não gostar (a tal narrativa "semi-acadêmica").

    Enfim, é isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos ,
      Engraçado fiquei feliz em lhe ver aqui no meu blog, lhe acompanho e fiquei feliz . Mas confesso não ter ficado muito contente com seu comentário. Bem eu acho sim a escrita dele muito forçada ( rebuscada e sem necessidade para isso tudo.). Em minha resenha eu explico que o livro me tocou de alguma forma, porem realmente não gostei e não quis dar a minha opinião sobre não ter gostado para que não se tornasse uma ofensa.

      Me desculpe se o nível de minha resenha não é tao alto e lhe causou confusão.

      Creio que por talvez você não nunca ter visto outras de minhas resenha e essa que me restringi a não falar muito lhe causou este impacto é uma pena, pois realmente gostaria que seu comentário tivesse sido mais posto.

      Mesmo assim, muito obrigada pela visita e pela sua opinião.

      Beijos

      Excluir
    2. * creio que por talvez você nunca ter visto outras de minhas resenhas, e logo a que viu eu prefiro não falar muito, tenha lhe causado este impacto. Realmente é uma pena , pois eu gostaria muito que seu comentário tivesse sido positivo. Infelizmente , não foi desta vez.

      Excluir
  23. Oi, Leticia, tudo bem?
    Li ACEDE quando foi lançado, não tinha lido muitas resenhas, mas a maioria era positiva. Comecei a leitura sem muitas expectativas e me surpreendi muito. Não tinha lido nada do autor, mas ao contrário de você não achei a escrita dele rebuscada.
    ACEDE foi um livro especial para mim, me ajudou a superar o falecimento da minha avó, além de ser um livro com muitas metáforas, e bem delicadas.
    Enfim, eu não entendi a sua resenha. Inicialmente você disse que não gostou do livro, porém não encontrei os argumentos para não gostar do livro (nem para gostar). Achei a resenha realmente confusa. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ananda. Bom outra pessoa falando que não entendeu meus motivos etc. Para inicio de tudo eu não falei os motivos pelo qual eu não gostei.
      Tem uma parte da resenha que diz exatamente assim "Me contenho em não falar o que eu não gostei e o porque, para não tornar esta resenha um insulto ao autor e aos fãs. Espero que compreendam."

      Acho que ficou bem nítido que eu não quis dizer o porque não gostei, mas da próxima vez eu coloco em negrito para não passar despercebido.

      Enfim, a parte do confuso eu não sei o que lhe causou confusão . com relação a escrita do auto é uma opinião minha e infelizmente não é possível agradar a todos , o John não me agradou.

      ACEDE é um livro cheio de mensagens sim, marquei muitos quotes. Mas não me fez sentir nada ... Não tenho coração de gelo, mas o livro me tocou muito pouco. Refleti sobre algumas coisas e esse foi o único aspecto positivo que tirei do livro. Posso não tê-lo lido em um momento bom. Mas em suma minha resenha não fala muito mesmo sobre minha opinião pois eu não quis focar em tudo que eu não gostei, justamente para não ter comentários maldosos ou que me insultassem por eu ter dado minha opinião.

      Espero que possa vir aqui mais vezes e possa ler outras resenhas. Quem sabe outras sejam menos confusas.

      Beijos e obrigada por sua opinião

      Excluir
  24. Ameeeeeei esse livro e tô pirando pra ver o filme logo. Okay marcou minha vida rs
    Beijos

    http://purochaarme.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o filme vai ser muito bom !!
      Beijinhos <3

      Excluir
  25. Oi le, me falaram que é muito bom mais ainda não li, por isso não posso tirar conclusões precipitadas, ok.
    Abraços...
    http://literatura-para-o-saber.webnode.com/lançamentos/

    ResponderExcluir