[Resenha Livro + Filme] O Iluminado - Stephen King

11:13


Olá gente, hoje eu vim resenhar um livro do meu autor preferido de todos os tempos e falar um pouco também sobre o filme. Eu sei que eu ando meio sumida daqui do blog, mas foi mesmo por falta de tempo, tanto para ler livros como para resenhar e mexer em computador e etc... Queria logo pedir desculpa por não ter aparecido e agradecer à Leticia que foi bem compreensiva. Então, deixar logo de enrolação e vamos lá!


Autor: Stephen King <3
Número de páginas: 582
Editora: Suma de Letras
Avaliação: 5/5

Um pouco sobre a história...

Para quem não conhece, este é um dos livros mais famosos do Stephen King, conta a história de Jack Torrance, um homem que foi um professor de história, porém, teve que ser afastado do cargo por não conseguir controlar sua violência. Jack teve problemas no passado com o alcoolismo, mas depois de um certo acontecimento ele consegue parar com a bebida e se dedicar à família e ao novo membro dela, seu filho pequeno, Danny, que não é um menino comum, ele tem um dom, é iluminado.
O livro começa com uma entrevista de emprego de Jack para trabalhar em um hotel, o famoso Overlook, ele acaba sendo aceito, mas tem que se mudar com toda a família durante o inverno e ficar isolado com eles durante todo esse tempo, incomunicáveis. Então, vai para este hotel, longe de todos, Danny, Jack e Wendy, sua esposa e coisas estranhas começam a acontecer.

Livro - O que eu achei...

Demorei um pouco para terminar o livro, mas não foi por falta de vontade com certeza. Muitas pessoas reclamam das pausas no presente, que o Stephen faz para voltar ao passado e contar um pouco mais do personagem, mas eu adoro. O passado de todos os personagens é muito bem construído e o terror fica muito maior do meio do livro pro final, terror de roer as unhas. Uma cena do livro que é bem agoniante acontece no parquinho do Overlook, dá uma agonia real no leitor. O livro é incrivel, como todos do King que eu li até agora mas, não foi o melhor nem o mais assustador, eu ainda gostei mais de Christine. Não estou dizendo que este livro é ruim, é muito bom, uma escrita deliciosa, contagiante, mas em minha opinião Christine tem alguma coisa que me fazia acreditar mais na história.
Uma coisa bem importante que eu gostei bastante nesse livro, com relação aos personagens, é a forma que o King consegue colocar os pensamentos e os sentimentos dos personagens de forma tão real, eles sentem medo, eles pensam em coisas erradas, eu senti bastante isso no personagem do Halorann, os pensamentos dele no final do livro são tão reais quanto um pensamento de um humano real que estivesse vivenciando aquela situação.
O livro é genial e fica em segundo lugar como melhor livro do Stephen que eu já li. Cinco estrelas, sem dúvida!


Filme - O que eu achei...


Eu assisti esse filme duas vezes, uma vez sozinha outra vez com minha mãe e não gostei nem um pouco. Antes de ler o livro eu assisti o filme e, sincera e honestamente, não gostei nem um pouquinho. Eu fiquei pensando depois: "Meu deus, se o filme é ruim assim será que o livro é ruim também?" E tive vontade mais ainda de ler o livro para descobrir se era bom mesmo.
Depois que li o livro eu passei a gostar um pouco mais do filme, entendi algumas coisas que não tinha entendido quando assisti sem ler o livro. No filme não conta muito bem o passado dos personagens, muitas cenas que acontecem no filme não acontecem no livro e muitas do livro não tem no filme, o Jack já começa o filme parecendo um maluco, um maníaco, não sei bem como classificar, e a Wendy no livro é uma mulher linda, sexy, corajosa, no filme ela só grita e se esconde, muito mal interpretada, hahaha. Depois que li, entendi a adaptação e tudo mais passei a gostar mais do filme, mas ele ainda é um filme ruim. De 0 a 5 ele fica com 2 estrelas.



Conclusão

Então, é isso gente, espero que tenham gostado da resenha e que fiquem animados para ler o livro, mas lembrem de assistir ao filme só depois de ler que você vai se arrepender menos...
Beijos, e até a próxima!







You Might Also Like

22 comentários

  1. Eu me acho engraçada porque quando nova eu assisti O iluminado, O grito, O chamado e uns outros filmes de terror inclusive um péssimo que não vou esquecer nunca no cinema. Hoje eu morro de medo só de falar que o filme é de terror, quando nova eu era mais corajosa kkkk
    Mas eu realmente concordo com você, nunca entendi porque aquela mulher não fazia nada para ajudar ao filho de alguma forma e porque aquele cara era maluco, sempre achei que fosse culpa da criança , gostei de saber mais sobre a historia e também amei sua resenha.
    Muito boa !!

    Beijos da Leeh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lêh! Espero que você queira ler o livro no futuro, pq né... King é King e é muito bom!

      Beijooo! :*

      Excluir
  2. O filme nunca consegue ser bom quanto o livro não é mesmo? Sempre prefiro ler o livro e depois assistir ao filme.. ÓTIMA RESENHA.
    Estava com saudades de visitar seu blog♥
    Beijos, Ariane
    www.diariodostreze.blogspot.com <---

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, o livro é sempre melhor...
      Own, fico feliz que tenha gostado da resenha e continue visitando o blog sempre...

      Beijos!

      Excluir
  3. Eu sempre tive vontade de ler algo do Stephen King, mas nunca tive oportunidade. Gostei bastante da resenha e espero poder ler algo do autor log. Tenho aqui o primeiro livro de "A Torre Negra", quem sabe não começo por ele.

    Alef - Floreios e Borrões - http://adpiagge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um conto dele, As Irmãzinhas de Eluria, que conta a história do personagem principal de A Torre Negra antes da série e é muito bom. Um dia ainda leio a série também.

      Beijos!

      Excluir
  4. Flor Stephen King é um ícone literário, acho que tudo relacionado à suspense, terror e trilher de verdade está nas linhas escritas por ele. Gosto da narrativa, das palavras e especialmente dos cenários que ele cria e descreve, mas para minha infelicidade ainda não li esse e agora estou mega com inveja branca!!!
    PAZ E LUZ SEMPRE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O King é realmente muito bom, procure este livro urgente pra ler porque é um dos melhores, sem dúvida!

      Beijos!

      Excluir
  5. Stephen King está acima da crítica. Os livros dele são incríveis.
    Adorei a resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, acima da crítica com certeza! Fico feliz que tenha gostado da resenha!

      Beijos

      Excluir
  6. Oie :)
    Bom eu nunca li nenhum livro mas sua resenha me surpreendeu , me deixou com vontade de lê-lo e nunca li nada do gênero , mas fiquei bem curioso e interessado !
    Eu já assisti o '' Carrie - A Estranha '' Gostei bastante e não conhecia esse livro rs espero ler logo logo !
    Beeijos !
    Um Grande Vício Literário *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que minha resenha te instigou de alguma forma, Luan. Leia mesmo, os livros do Stephen são muito bons. Tem resenha de Carrie aqui no blog também, livros e filmes, se quiser saber minha opinião dá uma procurada, é muito bom também!

      Beijos!

      Excluir
  7. Sério!! Você não gostou do filme?? Eu adoro este filme!!! Ele não é ruim, ele é antigo, rsrsrs.
    Mas o livro é tudooo ♥ Muito amor mesmo!!!

    Resenha linda e perfeita!! Além de tudo completa!!

    Assisti esse filme pela centésima vez esse feriado que passou!!

    Amei!!

    Bjkas


    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até gosto de filmes antigos e esse eu não gostei nem quando eu assisti sem ter lido a obra ainda, hahaha!
      Que bom que gostou da resenha, tentei falar tudo que tinha na cabeça...

      Beijos, continue visitando o blog!

      Excluir
  8. Eu concordo com a Alessandra!!! Eu adoro o filme também!!! É um clááááássico do terror e dirigido por um diretor de cinema sensacional, o Stanley Kubrick... :)
    Acho que o problema é que temos a tendência de compararmos leitura e filme (eu faço isso também) e, sinceramente, não dá para comparar... São duas artes completamente diferentes. Eu costumo gostar mais do livro, mas ultimamente tento não associar o filme ao livro porque o filme é a visão do diretor, né?
    Gostei da resenha e das suas opiniões. Eu li vários livros do Stephen King e acho que prefiro "Christine" também.
    Beijo.
    Ana Karina
    http://daliteratura.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, eu passei a gostar um tiquinho mais do filme depois do livro, estranho, mas é verdade!
      E você é a primeira pessoa que eu vejo, além de mim, que não acha O Iluminado O melhor!


      Beijos!

      Excluir
  9. Oi Maria! Nossa, todo mundo que eu conheço já viu ao filme e amou e eu me sinto uma alienígena por não ter assistido ainda ahahaha mas como eu adoro ler livros em que filmes são baseados estou pensando seriamente em ler o livro antes, ainda mais pq sempre tive vontade de ler algo do Stephen King. Adorei a resenha :)

    Beijos,
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br/2014/04/especial-zumbi.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é uma boa forma de começar a ler King, apesar de que uns tempos pra cá a escrita dele vem mudando um pouco, é um ótimo livro.

      Beijos :*

      Excluir
  10. Stephen king é um mestre, e um dos poucos autores que possui tantas obras otimas e bem adaptadas. The Shining entra no meu favoritismo por causa disso.
    ótima resenha, alias. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente fico muito feliz que tenha gostado da minha resenha! E Stephen é bom demais, em filme e mais ainda em livro!

      Beijos

      Excluir
  11. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo
    livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de
    um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de
    todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas
    usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais
    mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite
    reverso...a capa do livro é linda, ela traz o universo de fundo.

    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, nunca ouvi falar neste livro, mas parece ser um ótimo livro!

      Beijos

      Excluir