Melhores do ano - Retrospectiva 2013

23:49

Olá pessoal, o ano está acabando e por isso resolvi trazer para vocês todos os livros que foram resenhados no ano de 2013 e tiveram avaliação 5 estrelas. Espero que vocês gostem e no ano que vem teremos muito mais. Agradeço desde já a todos que deram sua opinião nas resenhas e comentaram falando sobre nossa escrita e tudo o mais que em 2014 possamos continuar trazendo para vocês todo tipo de entretenimento e resenhas mais elaboradas além novidades aos montes. Aguardamos a presença de vocês em 2014.



Titulo: O Corvo
Autor: Edgar Allan Poe
Resenha por: Maria Antônia
Leia a resenha - Clique aqui 
Sinopse do Skoob: Atormentado pela morte da amada Lenora, o narrador enfrenta seus fantasmas e confronta seu lado obscuro, materializado aqui na figura enigmática de um corvo.




Titulo: Divergente 
Autora: Veronica Roth
Resenha por : Yasmim Abrantes
Leia a resenha - Clique aqui 
Sinopse do Skoob: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive. 


Titulo: O Projeto Rosie 
Autor: Graeme Simsion 
Resenha por: Lêeh Venerando 
Leia a resenha - Clique aqui 
Sinopse do skoob:  Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.Exceto as mulheres.
Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva. 
Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal. 
O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.


Titulo: Sob a redoma
Autor: Stephen King 
Resenha por : Maria Antônia
Leia a resenha - Clique aqui 
Sinopse do skoob: Em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer.
Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira. Para piorar a situação, James “Big Jim” Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominar a cidade.
Enquanto isso, o veterano da guerra do Iraque, Dale Barbara, é reincorporado ao serviço militar e promovido à posição de coronel. Big Jim, insatisfeito com a perda de autoridade que tal manobra poderia significar, encoraja um sentimento local de pânico para aumentar seu poder de influência. O veterano se une a um grupo de moradores para manter a situação sob controle e impedir que o caos se instaure. Junto a ele estão a proprietária do jornal local, uma enfermeira, uma vereadora e três crianças destemidas.
No entanto, Big Jim está disposto até a matar para continuar no poder, apoiado por seu filho, que guarda a sete chaves um segredo. Mas os efeitos da redoma e das manobras políticas de Jim Rennie não são as únicas preocupações dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva.








Titulo: Presságio - o assassinato da freira nua
Autor: Leonardo Barros
Resenha por: Lêeh Venerando
Leia a resenha - Clique aqui 
Sinopse do skoob: Alice tem 26 anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas a descrição do suspeito não se parece em nada com o homem que ela viu em sua premonição. Agora, Alice terá de correr contra o tempo para provar que não é louca e para evitar que o assassino faça uma nova vítima. Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados da primeira à última página. 



Titulo: Aprendendo a viver
Autora: Clarice Lispector
Resenha por : Maria Antônia
Leia a resenha - Clique aqui 
Sinopse do Skoob: Aprendendo a Viver é uma seleção das crônicas mais confessionais escritas por Clarice Lispector na década de 70. Organizado por Pedro Karp Vasquez, o livro reúne uma série de textos em que a escritora conta sua própria vida. É Clarice Lispector na primeira pessoa, detalhando passagens marcantes de sua história, divagando sobre os temas mais variados, revelando particularidades de seu cotidiano e esmiuçando seu processo criativo. Com ele, a Editora Rocco celebra os 40 anos de publicação de A paixão segundo G.H., romance que representa um divisor de águas na obra da autora e que hoje é considerado um clássico da literatura brasileira. 



Titulo: As Vantagens de ser invisível
Autor: Stephen  Chbosky
Resenha por : Lêeh Venerando
Leia a resenha - Clique aqui 
Sinopse do skoob: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.




Titulo: Garotas de vidro
Autora: Laure Halse Anderson
Resenha por: Lêeh Venerando
Leia a resenha - Clique aqui 
Sinopse do Skoob: Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse Anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos.  


Bom espero que vocês tenham gostado, quem já leu algum desses livros ? O que acharam ? deixem ai nos comentários ou comentem nas resenhas teremos o prazer de responder :) Um beijo enorme da Lêeh e de toda a equipe do Mãe, tô escrevendo. Que 2014 venha com tudo rs 

You Might Also Like

12 comentários

  1. Oiiii Leee!
    Quero muito, mas muuuito mesmo ler Divergente. Só tenho visto resenhas positivas sobre ele, não aguento mais de curiosidade! :p
    Na tua retrospectiva só teve livrão, eu pretendia fazer alguma postagem de retrospectiva mas cadê tempo? :((
    Final de ano e casa lotada não combinam com blog. kkkkkk

    Beijos e um feliz 2014 :))
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jessi, escolhi só os livros que tiveram avaliação 5 estrelas e esses foram realmente os livros que mexeram um pouquinho com as resenhistas do blog.
      Divergente também não li ainda, quero muito ler. Quem sabe não lemos juntas :)
      Entendo perfeitamente esse negocio de casa cheia, aqui ficou um pouco deserto andei saindo bastante, festa em fim de ano é o que não falta.
      Linda obrigada pelo carinho até 2014.
      Beijinhos s2

      Excluir
  2. Só livros maravilhosos!!!!! Adorei sua lista!!!

    Lindona, vim aqui te desejar muito amor e saúde neste novo ano! Que todos os seus sonhos se realizem!!

    Nos vemos em 2014 :))

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lele, com certeza nos vemos em 2014. Não perco suas caixinhas de correio por nada rsrsr
      Um beijo enorme flor *--*

      Excluir
  3. Estou louca pra ler "Sob a Redoma" do King, mas estou esperando abaixar o valor, pq 71,90 em um livro ainda não é pra mim! :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa li milhares de resenhas maravilhosas e a curiosada esta me matando, quem leu esse livro aqui no blog foi a Maria e ela super indica e eu super quero, mas tb pelos motivos que vc sabe fica dificil rs
      obrigada pela visita linda s2

      Excluir
  4. A cada blog que visito eu me convenço mais de que preciso ler Divergente urgentemente! Já li As vantagens de ser invisível e vi o filme, ambos são maravilhosos, apenas amo-os. Não sei se leria Sob A Redoma, mas quero assistir a série.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês, eu ainda não li Divergente, mas sempre leio resenhas ótimas. As vantagens de ser invisível eu nem sei o que dizer é bom demais. O sob a redoma quero demais ler, mas tenho receio sou medrosa rs. Obrigada pela visitinha flor *__*

      Excluir
  5. Oi Lêeh! Dos livros citados eu li Divergente e concordo plenamente com as 5 estrelas, foi um livro que me surpreendeu muito! Também li Garotas de Vidro mas não gostei tanto assim, e ele foi um dos livros que me decepcionou em 2013. E estou louca para ler Sob a Redoma, já está na minha meta de 2014 :)

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, seja bem vinda kkk brincadeirinha rs adoro seus comentários :)
      Poxa Garota de Vidro foi um livro que me chocou muito por isso gostei tanto, eu não esperava nada desse livro e gostei demais ele me surpreendeu. Sob a redoma todo mundo quer ler rsrs.
      Quero ler sua resenha, me diga assim que ler :)
      um beijooo linda

      Excluir
  6. Ainda não li nenhum desses livros mas TODO O MUNDO fala de DIVERGENTE. Preciso ler urgentemente para poder me atualizar e mostrar minha opnião. Espero que não me decepcione porque geralmente quando eu espero muito de um livro ele vai e me coloca no chão :/

    Beijão.
    http://maravilhosasdescobertas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Mari, isso de se decepcionar com algumas leituras também anda acontecendo cmg, nem estou querendo criar espectativa com mais nada.
      Beijinhos linda

      Excluir