[ Resenha #30] Fala Sério,Professor! - Thalita Rebouças

13:55

Título: Fala Sério, Professor!
Autora: Thalita Rebouças
Editora: Rocco
Nº de páginas: 166
Avaliação: 3/5

Sinopse: 

Como será que a Maria de Lourdes, ou, Malu, se relacionou com seus professores do colégio, da academia, do curso de inglês, de shiatsu, teatro, os particulares, os gatos, os durões, os que amavam ser durões, os amigos, o meio doido, o que não ria, o que não perdoava cola. Chegou a hora de revirarmos juntos o baú da trajetória da moça como aluna, narrada em crônicas pra lá de bem-humoradas que acompanham sua vida dos 3 aos 22 anos. 

A escrita da Autora:

Como primeiro livro que leio da Thalita eu achei a escrita realmente bem juvenil. Na verdade nunca gostei muito dos assuntos narrados nos livros da mesma, me interessei em ler Fala sério, professor! por estar morrendo de saudade dos meus alunos que por sinal são muito fãs da autora. A escrita além de leve , traz um pouco de humor, e você também acaba sentindo o que a personagem quer transmitir. Gostei bastante da forma como a autora tratou o assunto e pretendo ler outros livros da mesma em breve. 

O livro:

Como a sinopse já diz o livro é dividido em 23 capítulos, onde através de cronicas podemos conhecer um pouco da Maria de Lourdes e de seus professores. A narrativa começa quando Malu agora morando com suas amigas e com 22 anos, relembra fatos passados que a fazem voltar no tempo e lembrar todos os anos de sua vida e todos os professores que por ela já passaram. Quando pequena a Malu, como gosta de ser chamada, era uma criança muito arteira e como toda boa criança adorava indagar perguntar que tinham respostas, ou inexplicáveis ou longas demais para serem respondidas para uma criança. Coitado de seus professores.


 " Professora, por que o Pateta fala e o Pluto não fala? Os dois não são cachorros ? " pg: 23

Com o decorrer da narrativa a Malu vai ficando mais velha e agora resolve se apaixonar por seus professores, como uma boa adolescente que se preze ela tem aquela paixonite aguda por alguns professores a pior parte é que ela só se apaixona pelos mais feios. 

" Desde sempre tive uma queda por caras feios. Caras feios que dão aula, então! Nossa! Meus preferidos! Beleza nunca foi o meu foco. Acredito de verdade que os mais feios são os melhores. "  pg: 64

A Mãe da Maria de Lourdes, sua mãe tem horror que lhe chamem de Malu, é uma senhora muito perua e que adora fazer a filha pagar micos. Mal sabe ela que a filha gosta de pagar mico mesmo estando sozinha. 
Sabe aqueles adolescentes que amam se enfiar em cursos ? Malu era esse tipo de adolescente, só tinha um problema ela só se enfiava em roubadas e nas piores possíveis. Muitas delas eram com aulas particulares de suas matérias mais detestadas, matemática, química e física. Nisso sim, Malu era muito ruim. 

" - Mas não é justo ! Eu não queria gastar parte do meu tempo, e do meu cérebro, aprendendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos capetos." pg: 99 

O que eu achei da narrativa: 
Para ser sincera eu achei que ia dar bastante risadas e não dei tantas assim, na verdade achei algumas partes da narrativa muito bobas, mesmo se eu tivesse 15 anos acho que iria achar muito ruim a narrativa de alguns fatos.  Talvez o fato de ela se apaixonar por seus professores, velhos e barbudos além de muitos feios me causou nojo. Por isso tirei duas estrelas. Além desse fato, foi minha primeira tentativa com a autora, como meus alunos falam tão bem dela eu esperava bem mais, relevei o fato de serem adolescentes e quero ler outros livros dela para talvez rever meus conceitos. Por hora é isso.

Recomendo bastante o livro, por ser fininho e ser uma leitura rápida, daquelas de uma sentada e pronto. É um livro que dá para passar o tempo perfeitamente, para quem curte estórias leves e infantis dá até para rir um pouco. Eu indico :)

Um beijão da Lêeh e espero que tenham gostado da resenha, quem já leu ou vai ler deixe ai nos comentários para eu saber e para a gente conversar a respeito. Até a próxima *__* 




You Might Also Like

5 comentários

  1. Adorei a resenha Lêeh! Apesar de não ser um livro que faça meu gênero.

    Também adorei saber que você é professora!!!

    Te indiquei para responder um book survey, aqui: http://bit.ly/1ltwN8G

    Beijos
    Débora - Clube das 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou professora sim flor rs da matéria mais temida pelos alunos rsrsrsrs
      Que bom que gostou da resenha, é um livro facil de ler e divertido as vezes, porém é algo só para passa o tempo mesmo.
      Beijinhos vou responder sim adorei :)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Leia Uma Fada Veio me Visitar, aposto que você vai rir mais do que nesse e tanto quanto eu.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da pedida Maria , pode deixar vai entrar na minha lista :D
      Beijinhos s2

      Excluir