6.11.13

Dicas para manter os livros em bom estado



Oi galera bonita.
Hoje em especial eu resolvi fazer um post sobre como manter os livros bonitos e bem conservados, além de deixa-los arrumadinhos. Lembrando que não é necessário ter uma estante ou prateleiras para manter os seus livros em bom estado de conservação, as vezes eu até acho um pouco de preguiça de quem coloca esse item como "culpado" pelo seu próprio desleixo. Se você não tem um lugar para por os livros, tudo bem eu entendo, tente encapar umas caixas e coloca-las enfileiradas no chão (na horizontal) ou mesmo formando uma coluna ( na vertical), quando não tinha prateleiras, eu usava caixas e ficava bem bonitinho. Basta ter criatividade e tudo dá-se um jeito.

As dicas são bem simples, e gente é serio mesmo isso que vou dizer aqui. Se tem algo que me doi muito, mas muito mesmo é quando eu empresto livros e a pessoa me entrega eles de uma forma transformada. As vezes eu prefiro nem pegar o livro de volta, juro para vocês, canso de falar que a pessoa pode ficar com o livro, por que sinceramente me irrita bastante. Então, assim como você toma cuidado com o que é seu, tome com o que é dos outros. Vamos as dicas, vale imprimir e entregar ao amigo que não tem cuidado também rs.

  1. Não dobre. Algumas pessoas marcam os livros dobrando a parte superior da página a fim de marcar sua leitura. NUN-CA MAIS FAÇA ISSO! Livro é livro e não uma peça do seu guarda-roupa. Existem formas bem mais inteligentes de indicar onde parou de ler: fotos, cartões, cartas, marcadores de livros, um papel qualquer caso não tenha um marcador em mãos e outros. Logico que algumas pessoas gostam de usar as orelhas do livro para marcar a pagina, eu sinceramente não gosto , acho que a capa fica toda feia depois, mas se você não vê problema ao menos não dobre a página. 
  2. Não risque. Exceto para marcar passagens interessantes e escrever seu nome ou uma dedicatória; além disso, tudo é crime. Quando me refiro a não riscar, isso é serio, de verdade , se você curte riscar os seus livros tudo bem, não tem problema, mas lembre-se caso você queira troca-lo, ninguém irá querer um livro rabiscado. Use no máximo um marcador de texto, que não tenha cor berrante, para marcar seu quote ou alguma outra coisa que possa ter lhe interessado.
  3. Coloque em local adequado. Já discuti com amigos por guardarem os livros em caixas empoeiradas debaixo da cama. Livros não são feitos para estarem embaixo da mobília. Procure uni-los na estante, na mesa do computador, em prateleiras na parede, sempre mantendo limpos. Gente isso é muito importante, não deixe os livros próximo a lugares que pegam sol, eles ficam amarelados e a lombada geralmente fica com ondulações. Priorize, deixa-los em pé e em lugar arejado. Logico que se não tem outra forma, deixa-los deitados também é uma opção. 
  4. Encape-os. Lembra-se do tempo de escola em que você era obrigado a comprar papel de presente ou plástico adesivo para encapar seus livros didáticos? As professoras pediam isso pois sabiam que nem todos os alunos teriam cuidado com o material. Se você acha que não consegue manter seus livros sem um arranhão na capa, sem manchas de café ou bordas ruídas e amassadas, encape-os. É a melhor coisa.
  5. Se emprestar um livro deixe claro suas regras. Não devem amassar, riscar, molhar, emprestar pra outros, perder, muito menos inventar desculpas na entrega.  Normalmente, quando eu empresto um livro já penso que não o verei mais, mesmo assim eu aviso antes. Saiba a quem emprestar, isso é um dica importante, pois se seu amigo lê com frequência e também tem muitos livros ele não destruirá o seu, afim de que não destruam o dele também.
  6. Organize-os. Não importa de qual forma, se por cor, tamanho, ordem que adquiriu, enfim. Há varias maneiras de mante-los organizados, procure a que mais lhe satisfaz e faça. A organização é um ponto chave.
Bom pessoal, é isso espero que tenham curtido.
A base das dicas eu peguei no blog Reticências, porém inclui muitas coisas e retirei outras que para mim não faziam sentido.

Um Beijo enorme da Lêeh 




10 comentários:

  1. Esse post foi feito pra mim! Se eu tivesse amigos que leem, com certeza eles imprimiriam e me dariam isso. Acho que é porque de vez em quando eu deixo eles em lugares "inadequeados" kkkk. Valeu pelas dicas, ajudou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dora :O
      me recuso a acreditar que a senhorita é uma daquelas pessoas destruidoras de livrinho :O
      Fiquei boquiaberta agora, espero que tome jeito em !! kkkkk
      beijos linda s2

      Excluir
    2. Kkkk destruidora?! Imagina! Só um pouquinho kkk. É que eu levo meus livros pra todos os lugares, e às vezes eles acabam ficando com marcas na capa etc. Eu fico triste de ver eles depois q eu termino. Vou ser mais cuidadosa a partir de agora, pode deixa rs. Beijos <3

      Excluir
    3. Poxa pior que quando carregamos eles ficam um pouco danificados mesmo, mas isso é normal. Pior são aquelas pessoas que deixam , cair chocolate, água, comida rs. Dobram as páginas e ainda largam em qualquer lugar pela casa :(
      Mas tudo têm jeito rs
      bjus

      Excluir
  2. Eu amei a postagem, pena que tenho que guardar meus baby's no guarda roupa, agora vou tirar para tomar um ar fresco. Obrigada pelas dicas!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Gabi as vezes realmente fica complicado :(
      mas faça isso, sempre tire-os para tomar um ar fresco ><
      Beijinhos da Lêeh !!

      Excluir
    2. Acho que vou aproveitar que meu guarda roupa fica perto da janela

      Excluir
  3. Leh, adorei o post, como disse na resposta do seu comentário, eu amo livros e tenho uma pequena coleção!! rsrs.
    Parabéns!!
    Bjs
    www.belezavgp.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fernanda :D
      Mesmo com uma pequena coleção, temos sempre que mante-los arrumadinhos para não estragar né ??
      Beijinhos da Lêeh, volte sempre :*

      Excluir