[Resenha #17] Berenice - Edgar Alan Poe

17:24

Olá gente, em homenagem a semana do Halloween eu resolvi falar sobre um conto de horror, e como eu li recentemente Berenice, resolvi falar sobre ele.


Titulo: Berenice
Autor: Edgar Allan Poe
Editora:Wowia Classics
Avaliação: 4/5



Sinopse: Berenice é um pequeno conto de horror escrito por Edgar Allan Poe e publicado originalmente na Southern Literary Messenger em 1835. Um homem chamado Egeu, prestes a se casar com sua prima Berenice, possui tendências a cair em períodos de intenso foco e a separar-se da realidade. Berenice começa a padecer de uma doença desconhecida até que a única parte do seu corpo a permanecer saudável são os seus dentes, com os quais Egeu desenvolve uma obsessão.

O que eu achei...

Eu gostei bastante desse conto, o final foi assustador. O terror do conto é totalmente psicológico, tem horas que você não sabe mais se ele está sonhando ou se está acontecendo mesmo. O conto é bem curtinho, não dá pra falar muito sobre ele sem dar spoilers, mas eu vou tentar.
O conto começa com o personagem Egeu contando sua infância e contando como era Berenice. Ele diz onde perdeu sua mãe e nos diz que viveu com Berenice. Berenice é uma menina ágil, agitada, exuberante, de bem com a vida. Egeu era quieto, melancólico. Pouco tempo depois uma doença forte atinge Berenice, ela perde todo seu brilho e sua morte é dada como certa, Egeu comandado por uma lembrança passada de Berenice a pede em casamento. O terror finalmente chega quando Berenice, muito pálida entra no escritório de Egeu e dá um sorriso pra ele, sim, um sorriso e ali ele fica encantado por seu dentes, ele não para de pensar em seus dentes, na forma como ela sorria pra ele. Dias depois Berenice morre e ali começa o mistério.


Eu dou 4 estrelas pro conto e recomendo que leiam, tem ele disponível na internet pra quem se interessar. Então é isso gente, se quiserem uma coisa assustadora e curta pra ler nessa semana do horror eu recomendo esse conto. Beijos da Maria :*



You Might Also Like

4 comentários

  1. Adoro os contos do Edgar, esse eu não conheço, vou ler esse com certeza. Muito obrigado pela dica, Maria.
    Abraços.

    Igor Vianna

    ResponderExcluir
  2. Menina, sou apaixonada por Alan Poe, mas não acredito que ainda não li este conto!!!! Tô chocada.
    Não vou baixar. Tem uma amiga que vai me dar uma coletânea de contos do Poe, talvez este esteja entre eles. É um livro bem antigo, de 1976, mas está novinho por incrível que pareça. Se Berenice fizer parte dele eu lerei na mesma hora!!
    Adorei!!!!

    Bjkas


    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, leia mesmo, é bom, eu gostei. Tem esse conto no livro Histórias Extraordinárias.

      Beijinhos.

      Excluir