[ Resenha #139] O Alienista (Machado de Assis) - Fábio Moon e Gabriel Bá

10:00



A Graphic Novel de O Alienista é uma adaptação do conto de Machado de Assis com o mesmo nome. O trabalho foi realizado pelos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, nesta edição a capa é mole, as folhas são de revista porém bem grossas e tem tons de sépia. A edição que eu li pertence a biblioteca do Colégio Estadual Doutor Albert Sabin, localizado no Rio de Janeiro.

A obra conta com um pequeno texto introdutório muito esclarecedor, escrito por Flávio Moreira da Costa. Este exemplar faz parte da coleção grandes clássicos em Graphic Novel, confesso que adorei conhecer as obras e pretendo ler alguns outros que estiverem a disposição para serem emprestados na biblioteca da escola. 

Os traços som bem alto explicativos e transmitem muito bem a reação dos personagens de acordo com os acontecimentos narrados com a sequencia da estória. 

O Alienista é uma novela Machadiana, que vai contar a estória do médico e cientista Simão Bacamarte, cuja ideia principal é criar um local/casa onde pudesse abrigar todos os loucos que se encontravam reclusos em suas respectivas casas, pois eram mal vistos pela sociedade e por isso eram mantidos por suas famílias longe do convívio social. E a ideia de coloca-los em um local único, seria a chance que Simão teria em estudar cada um deles e suas doenças, obtendo assim teste e possíveis resultados. 

Depois de criar a casa verde uma especie de asilo, para abrigo e estudo de todos os que eram considerados loucos o doutor Simão, começou a fazer absurdos por toda a cidade. Eis que ele passou a considerar perigosas todas as pessoas desprovidas de suas faculdades mentais e essas pessoas eram mantidas em carcere dentro da casa verde. Contudo, muitas pessoas passaram a ser presas dentro da casa e ela estava chegando a super lotação. 

A sociedade não aceitava muito bem os métodos do doutor e passou a ir contra suas ideias, porém mais e mais pessoas eram consideradas loucas e levadas a casa. Após acontecimentos absurdos o doutor muda seus pensamento e resolve libertar os ditos loucos e estudar somente os ditos sãos, e novamente o caos e as prisões começam a acontecer dentro da cidade. Mas até que tudo isso seja realmente resolvido ainda têm muita estória pela frente. 

Leiam a adaptação ou o texto na integra é espetacular e muito divertido é uma super leitura. Mega recomendado. 
Leiam, leiam , leiam ...
Beijinhos da Lêeh

obs: Infelizmente eu sou uma anta e esqueci de tirar fotos :(, me perdoem por esta enorme gafe que eu cometi. 


- Mandem ideias de post e assuntos que querem saber aqui no blog, eu leio tudo com muito carinho e com certeza se a ideia estiver ao meu alcance , virará post. 

                                             Instagram  | Fan Page | Skoob Twitter | YouTube



You Might Also Like

0 comentários