[ Resenha #130] Um Cântico de Silêncio - Samuel Cardeal

22:04

                                                     

Título: Um Cântico de Silêncio Autor: Samuel Cardeal
Páginas: 223
Editora: Independente
Avaliação: 2,5/5
Sinopse:
Um Cântico de Silêncio - Lúcia tem 10 anos e desde suas mais remotas lembranças vive no orfanato da cidade de Provação. Também desde sempre, nunca conseguiu falar. Ela luta para suportar os maus tratos de uma madre perversa, o desprezo das outras crianças e a subserviência de um jovem e amável Padre. Renato é um professor universitário, afastado do trabalho. Após uma terrível tragédia que levou sua família, perdeu também a vontade de viver e se entregou ao alcoolismo e à auto-piedade, se afastando de tudo e de todos. Mas o acaso vai se encarregar de abrir novas portas para essas duas vidas infelizes e, quando o destino de Lúcia e Renato se cruzarem, uma nova chance de viver se estenderá aos dois. Será que a força dessa nova família vai ser suficiente para subjugar todos os obstáculos que se colocarão entre ela e a felicidade?


Bom, primeiramente antes de começar a falar tudo que eu quero dizer a vocês, gostaria de informar a todos que infelizmente eu não consegui terminar a leitura deste livro ( os motivos são os que irei descrever a seguir), então se você pretende lê-lo eu recomendo que não leia está resenha, que na verdade nem é uma resenha e sim uma forma que eu encontrei de dizer o porque não dei continuidade ao livro, ok ? 

A obra vai contar a estória de Renato e Lúcia e como o encontro entre estas duas pessoas pode trazer coisas boas para os dois. Renato é um homem que perdeu muitas pessoas que ele amava e desde então se tornou um alcoólatra, que vivi sem rumo pela rua e que precisa de ajuda urgente para voltar a viver, além disso ele é um homem ainda com muita idade pela frente para conquistar novos horizontes e sua profissão ( Professor ) pode lhe trazer uma paz além do que o destino guardou para ele.

Lúcia é uma pequena Orfã que vivi no orfanato da Igreja desde seus primeiros momentos de vida, a menina nunca soube quem eram seus pais e se eles estavam vivos, a única coisa que ela conhecia eram os arredores do orfanado, do hospital ( que ficava no mesmo terreno) e da Igreja. Ela porém tinha algo de diferente, digamos assim, além de ser muito arteira e aprontar o tempo todo, Lúcia nunca falou uma única palavra. 

Agora que vocês já conhecem os dois protagonistas da estória quero lhes dizer o porque não conseguir ir a frente na leitura. Nas 30 primeiras páginas do livro, nós conhecemos a Lúcia e o Renato e eu gostei demais dos dois, neste primeiro instante. Mas ao longo da narrativa algumas coisas foram me incomodando. Eu não sou uma pessoa religiosa fervorosa, porém não gosto de ler quando colocam coisas que a explicação por mais que venha ao longo do livro, não me convencem.

Um Cântico de Silêncio faz parte de Book Tour e da #MLI2015
Em Um Cântico de Silêncio, duas figuras muito presentes são a Madre e o Padre. A Madre para mim foi uma pessoa completamente fora dos padrões e ela não me convenceu em nenhum momento, a ruindade dela era tão obvia para todos ao redor e ninguém fazia nada e isso para mim não teve sentido. O padre esconde um segredo, e penso que isso já está batido ( Somente minha opinião). 

Mesmo achando que na página 80 o livro não estava me convencendo, eu tive uma conversa com o Vinicius aqui do blog e ele me contou um spoiler que eu pensei ok! talvez isso explique algo e como eu tinha curiosidade sobre a menina Lúcia, dei uma nova chance e li até a página 128 e ali foi onde desandou por completa a minha leitura. 

Em determinado ponto da estória eu fiquei pensando que o Renato não podia ser um professor de Universidade, porque ele estava fazendo coisas que não condiziam com uma pessoa que têm uma certa noção maior das consequências de determinados atos e isso foi o que me fez realmente desistir do livro.


Pessoal eu não estou aqui para dizer que o livro é ruim, pelo contrário eu tenho amigos que gostaram muito e com certeza recomendam. Contudo não foi um livro para mim e eu acabei desistindo infelizmente, eu mesma fiquei muito chateada com isso. Antes que vocês pensem, poxa Lêeh você nem sabe como termina ... Então eu realmente queria muito saber o que acontecia com a Lúcia e por isso li o último capitulo e o epilogo. O final para mim também foi bem razoável. Acho que fiz bem em parar a leitura. 

É isso galera, espero de verdade que vocês tenham entendido porque eu precisei parar a leitura e no Skoob eu dei 3 estrelas. 
Beijinhos da Lêeh 




You Might Also Like

1 comentários

  1. Bom dia, Lêeh. Que pena que o livro não foi bom pra você. Agradeço por ter participado do book tour e pela sinceridade em avaliar o livro.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir