Dicas e sites para estudar Matemática

16:30







































Ei pessoal, boa tarde :)
Hoje eu trouxe aqui para vocês uma coisa que sinceramente eu acho muitooooooo boa, primeiramente para quem é novo por aqui e não sabe eu sou formada em Matemática e minha monografia foi sobre o YouTube, sei que parece estranho porém foi bem difícil de fazer e também de ter um proposito para mostrar a minha banca. Mas no final correu tudo bem e eu passei com 10 ...


... Continuando, na minha monografia eu fiz uma lista de blogs, sites e canais que são super recomendados e possuem aulas de matemática e também outras matérias. Gostaria de dizer que é muito importante para você aprender matemática saber respeitar a matéria, mas vocês devem estar se perguntando assim:  como é isso ai Lêeh?, vou listar alguns porquês. 

Porque ... 

  • Você vai precisar aprender nem que seja o básico para passar em alguma coisa, isso eu estou reduzindo ao fato da escola ou faculdade, ainda no mínimo vestibular. 
  • Queira você ou não, a matemática faz parte da sua vida da hora que você acorda, até a balada que você vai com os amigos no final de semana. Imagina como seria vergonhoso não saber dividir nem a conta com o(a) namorado(a).
  • Se recusando a aprender ou dizendo que a matéria é difícil não vai mudar em nada na sua condição nem na da matéria. Você vai continuar sem saber e a matéria vai continuar sendo "difícil".
  • Ninguém nasce sabendo, nem mesmo as pessoas que construíram cada pedacinho da matemática, nasceram sabendo tudo. Se elas aprenderam e chegaram nas conclusões de hoje, sem o uso da internet, de calculadoras ou demais ferramentas, você também pode aprender, o que não falta são recursos para isso. 
  • Nada cai do céu. Então pare de dizer que a matéria é difícil e se esforce para aprender. Não entendeu de primeira? Tenta de novo, se não entender. Procure outra forma. Na internet existem milhões de professores que postam seus vídeos de graça para qualquer pessoa assistir, onde e quando quiser. Então sinceramente, só não aprende quem se recusa. 


Então acho que chegou a hora pessoal, de parar de reclamar e correr atrás, nada está perdido. Eu tive aulas horríveis de matemática todo o meu ensino médio e geometria nem tive no currículo. Minhas melhores notas foram em geometria na graduação e eu sinto que mesmo depois da faculdade preciso aprender muito ainda sobre os outros conceitos. A matemática é um aprendizado constante e uma dica, acho que essa é sem tirar nem por a mais importante, para aprender matemática leia muito e também escreva muito porque: 

  1. Se você ama matemática e não gosta de ler, isso vai fazer com que logo logo perca o interesse pelas duas. A matemática é regida por conceitos e por textos interpretativos, se você não têm o costume de ler e muito menos sabe interpretar o que está lendo, pode se dar muito mal, quando o grau de dificuldade da matéria se elevar. 
  2. Escrever em matemática é de suma importância, pois todos e quando digo TODOS , são TODOS mesmo. Os tema ou tópicos estão interligados, então se você esquecer por exemplo, que Log e Ln são logaritmos porém um de base 10 e outro de base E, isso irá consequentemente se transformar em uma bola de neve e você pode se confundir sempre que for fazer uma conta, uma equação, uma expressão, uma derivada, uma integral e assim por diante. Sim veja como uma simples base pode interferir em coisas que começam lá no ensino fundamental e vão até a faculdade. Então viu uma sigla ou qualquer coisa que seja necessário tradução, escreva no seu caderno, agenda onde for. 
Exemplo : Log 10 = Logaritmo de 10 na base 10 
                  Ln 10 = Logaritmo neperiano de 10 na base E ou Logaritmo natural de 10 na base E. 

Obs: Os resultados são completamente diferentes. 




















Bom dicas dadas e acho que agora já da para começar a estudar né ? Porém, como eu sei que as vezes só o que professor fala fica complicado de entender, ai vai a enorme lista de todos os sites e afins que apresentam aulas maravilhosas, tanto de matemática quanto de outras matérias. 

Bons estudos e um ótimo inicio de ano a todos <3 




Lista de Sites educativos e interativos que utilizam o vídeo e outras ferramentas como recurso didático:


Só Matemática: 

Sistema Poliedro: 

Me Salva: 

Descomplica:

Tenho Prova Amanhã : 

Vestibulandia: 

Kuadro: 

Bom pessoal, espero que este post ajude vocês de alguma forma e também que tenham gostado. 
Beijos da Lêeh



You Might Also Like

4 comentários

  1. Puxa, hoje mesmo tava estudando matemática e é incrível como essa matéria envolve várias áreas profissionais. É como se quem não gostasse matemática ficasse contra parede. Ultimamente tenho pensado sobre as profissões que gostaria de ter e TODAS elas abrangiam matemática, hausuahs. Bom, eu confesso que no ensino médio parei de ter tanta afinidade com ela. Mas agora que estou no terceiro ano, estou correndo atrás do prejuízo e seu post me ajudou bastante. Valeu ^-^
    https://cronicasdagaveta.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que bom que você gosto e que lhe ajudou, fico bem feliz. Acho que se seguir as dicas e conferir os sites, pode se sair muito bem , mesmo que escolha uma área que tenha matemática.
      Beijos <3

      Excluir
  2. Eu tenho muita dificuldade com a matemática avançada, com a básica eu me viro, mas é só colocar uma equação na minha frente que eu fico doida. E eu preciso aprender, pois alguns dos concursos que estou fazendo cobram muito essa matéria. Você acredita que eu praticamente gabaritei a prova do concurso da Caixa, mas não acertei nenhuma de matemática e como não podia zerar nenhuma matéria eu não fui aprovada :( Desde esse dia eu venho estudando e tentando melhorar, mas confesso que eu sou bem ruim.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    Participem do -- Top Comentarista de Fevereiro--

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Ana, assim complica um pouco realmente, mas acho que se você focar um pouco mais em estudar a matéria mesmo não gostando pode se sair bem nos próximos concursos, claro que você não precisa se tornar gênio na disciplina, mas saber para utilizar os conceitos todos nós conseguimos com um pouco de esforço. Se precisar de um help estou aqui.
      Beijos ><

      Excluir