19.1.15

[Resenha #92] A Lista dos meus desejos - Grégoire Delacourt


Titulo: A Lista dos meus Desejos
Autora: Grégoire Delacourt 
Editora: Alfaguara 
Páginas: 152
Avaliação: 3/5

Sinopse: 
Até que ponto o dinheiro traz felicidade? Essa é a questão central de A lista dos meus desejos, o fenômeno de crítica e público que ultrapassou a marca de 400 mil exemplares vendidos na França e será levado às telas em 2013. Jocelyne Guerbette é uma mulher de meia-idade que sempre teve uma vida modesta e pacata. Mora há décadas numa pequena cidade francesa com o marido, tem um armarinho e escreve um blog sobre costura que, sem suspeitar, é cada dia mais lido. Jo tem duas amigas inseparáveis — as gêmeas Danièle e Françoise, donas de um salão de beleza — que sempre apostam na loteria e sonham com o que fariam se ficassem milionárias. Um dia, pressionada pelas irmãs, Jo decide comprar um bilhete. E ganha, sozinha, 18 milhões de euros. É o início de uma reviravolta em sua vida. Por um lado, tudo em que ela sempre acreditou começa a desmoronar diante de seus olhos. Por outro, poderá descobrir a felicidade onde nunca havia esperado. A lista dos meus desejos é um livro sobre a felicidade, e um conto de fadas moderno sobre a redenção nos momentos mais difíceis. Sem saber como lidar com a quantia de dinheiro exorbitante, Jo decide não contar ao marido sobre a fortuna recebida. Ela teme pelo pior: tanto dinheiro recebido de uma só vez possa trazer mais tristeza que felicidade. E, de fato, aos poucos a vida da personagem passará por mudanças irreversíveis, trazendo perigos nunca antes previstos. Numa trama pontuada pelo amor e pela imprevisibilidade do destino, Grégoire Delacourt desenvolve uma história sobre as prioridades do desejo. 


-------------------------------------------------------- >< --------------------------------------------------------

Olá gente, sumi um pouquinho devido ao fim de ano, mas regressei e trazendo novas resenhas para vocês. Hoje eu trouxe "A lista dos meus desejos" de Grégoire Delacourt, primeiro autor francês que eu leio, e ele já chegou não me dando boas expectativas quanto a literatura francesa. O livro conta a história de Jo, uma mulher que já esta beirando seus 50 anos e leva um normal e bem pacata e ao me ver entediante. Ela é dona de um armarinho e é "dona" e um blog sobre armarinho, tricô e outras coisas, que ajuda muitas pessoas e ela não sabe. 

Mesmo não tendo muita ambição, Jo decide comprar um bilhete de loteria, assim como suas amigas, Danièle e Françoise, que sonharam como o maravilhosos prêmio. Sendo ironia do destino ou não, Jo ganha 18 milhões de libras, quase no ultimo dia para a retirada do prêmio. Com o cheque em mãos ela decide não contar a ninguém que ganhou o premio, nem mesmo para o seu marido. Diante disso Jo monta uma lista, que vai de ir ao cabeleireiro à comprar o carro dos sonhos de seu marido, para saber em que gastar sua fortuna. 

"Precisa de quarenta minutos para me explicar que o que está acontecendo representa uma bênção e um infortúnio. Sou rica. Poderei comprar o que quiser. Poderei dar presentes. Mas atenção. Devo desconfiar. Porque, quando temos dinheiro, passamos a ser amadas de uma hora para outra. Desconhecidos apaixonam-se subitamente. Vão pedi-la em casamento. Enviar-lhe poemas. Cartas de amor." 

Por mais que a história do livro venha a ser interessante e chamar atenção achei o livro parado demais, ele era muito pacato e mórbido, até em seus momentos de "ação". Mesmo sendo um livro curto a leitura acaba se tornando bem lenta por esse fato. Eu gostei bastante da história mas à achei mal desenvolvida, ela nos deixa a desejar algo (18 milhões de libras talvez). Eu recomendo a leitura para quem gosta da literatura francesa ou para quem está começando, pois o livro é bem simples. 


Espero que tenham gostado! 

Beijos, Lu ^^  






3 comentários:

  1. Parece ser muito bom *-*

    maisumleitor.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Não costumo ler livros de origem francesa, mas mesmo levando em conta sua opinião sobre ser parado e pacato (o que eu não gosto que haja nas histórias haha) talvez o coloque na minha lista pra ler no futuro.
    Adorei o blog e estou seguindo, beijos!

    http://veiasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Luan estou louca para ler esse livro ><
    Você e essas resenhas <3
    Beijos

    ResponderExcluir