27.1.15

[ Desafio Literário 2015 ] Lendo a Família Lit


Olá galera, pensem em uma pessoa maluca, então pensaram ? Pois é agora, coloquem o nome dela de Leticia e deem vários desafios para ela cumprir , pois é essa sou eu ! 


Pessoal eu não sei se sou doida ou como capim, sei lá, mas esse ano eu estou muito animada e quero rever o tempo perdido com minhas leituras, a coisa está realmente difícil pro meu lado com relação a livros não lidos, então cá estou eu em mais um desafio literário para 2015. Sinceramente eu não pretendo completar todo esse desafio ou usar o livro lido apenas para esse desafio, posso fazer algo concomitante, não sei ainda, mas achei a proposta muito interessante e resolvi participar. 

O desafio consiste em você ler livros da " familia lit " , ou seja, ou derivados dos Chick lits ou Sick lit que para mim é o melhor de todos, eu vou tentar explicar bem rapidamente o que cada um significa, porque eu pretendo fazer um post sobre cada gênero e dar dicas de livros para ler, então quem quiser participar poderá pegar umas ideias de leitura. 

  • Chick Lit
A Chick-Lit é o gênero literário  moderno direcionado para as mulheres,comumente conhecido como ‘literatura de mulherzinha’; ela teve como pioneira a personagem inglesa Bridget Jones, interpretada nas telas cinematográficas pela atriz norte-americana Renée Zellweger em 1997.
Obs: Chick lits não são apenas livros que apresentam um fundo cômico do mundo feminino, eles podem apresentar dramas familiares, inquietações, transtornos compulsivos , etc. Como são os casos de alguns livros da autora Emily Giffin. Contudo, o protagonista é sempre do sexo feminino.


  • Lad Lit e Teen Lit 
São dois dos subgêneros dos Chick lits, os Lad Lits são livros que apresentam um protagonista do sexo masculino e assim como os chick lits abordam temas referentes a família, trabalho, transtornos, relacionamentos amorosos e outros, contudo do ponto de vista masculino. Os Teen Lits são os livros que abordam temas adolescentes, como escola, primeira vez, amizades e todo o mundo antes da faculdade. Esse gênero é muito abordado no Brasil pelas editoras Galera Record e Rocco.

  • Sick Lits 
Os Sick Lits são os livros que andam tomando conta do mundo literário nos últimos tempos, eles apresentam sempre personagens com problemas graves e quase sempre termináveis, porém geralmente muito jovens. Esse tipo de literatura da doença como tem sido chamada, aborda a vida de pessoas, com câncer, depressão, tendência suicida, síndromes e doenças genéticas, entre muitas outras.  
É sem dúvida o gênero que mais me chamou a atenção em todo o desafio e que me trará boas leituras.

Vamos as regrinhas para quem quer participar é simples e não tem nada demais, onde vocês verem escrito Chick lit pode ser substituído por qualquer subgênero da família lit, e também podem ser lidos livros físicos ou e-books.


Para gostou do Desafio e quer participar, basta entrar no grupo do Facebook ( AQUI ), para interagir com os demais participantes, fiquem de olho também pois eu irei fazer posts dando dicas de livros dos gêneros, Chick lit, Lad lit e Sick lit ok ?

Não deixem também de conferir o blog Leitora Assídua e que é o criador do Desafio e de seguirem , caso gostem. Eu adoro e já estou seguindo rsrs!

Fontes: Veja | Infoescola

Então pessoal, por hoje é isso espero vocês nos próximos posts.
Beijinhos da Lêeh





5 comentários:

  1. Adoro desafios e sempre estou procurando e criando novos para participar, embora que a maioria seja a longo prazo hehe. Não conhecia todas essas variações do Chick-lit, mas é sempre bom saber mais sobre os gêneros literários, não é mesmo? Mesmo chick-lit não sendo meu gênero favorito, já li alguns livros do assim que foram leituras muito interessantes.
    Um grande beijo e boa sorte com o desafio

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary linda :)
      Adoro seus cabelos de fogo rsrs
      Pois é eu sou a louca dos desafios e também não curto muito chick-list não , mas fiz uma pesquisa e descobri que eu tenho vários rsrs vai entender kkk :)
      Beijos

      Excluir
  2. Muito legal o desafio, adoro a "Família lit" sempre é uma boa pedida, principalmente para relaxar e derramar algumas lágrimas, haha.
    Boa sorte no desafio e depois quero ver os livros que escolheu.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu e minhas lagrimas rsrs acho que tudo que eu leio eu choro rsrs sou muito manteiga derretida rsrs !

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir