[ Resenha #66 ] O Monge e o Executivo - James C. Hunter

18:08

Titulo: O Monge e o Executivo
Autor: James C. Hunter
Editora: Sextante
Nº de Páginas: 128
Avaliação: 5/5

Sinopse:
Você está convidado a juntar-se a um grupo que durante uma semana vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos. Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.
Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, idéias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado. 
O Monge e o Executivo é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.


--------------------------------- ♥ --------------------------------- 

O livro O Monge e o Executivo é bem curtinho, o meu é edição econômica ( eu acho, porque não tem orelhas ),mas é bem resistente. O autor dividiu o livro em sete capítulos, que são de suma importância para o entendimento dos processos de aprendizagem relatados. A diagramação é boa e as letras são normais.

O Monge e o Executivo é um Best Seller que já vendeu mais de 2 mil copias e é considerado tão grandioso que entrou como leitura obrigatória de algumas graduações como: administração , engenharia , direito e outras. James C. Hunter contudo creio não ter visado somente aos futuros lideres de grandes equipes , mas também lideres de vidas, ou melhor, lideres de suas próprias vidas. Foi essa a maior lição que tirei do livro "seja líder de si mesmo".

" Em poucas palavras, a liderança é uma questão de amar as pessoas de verdade, identificando e satisfazendo suas necessidades legítimas." p.5
Em primeira pessoa o livro narra a estoria de John um empresário , que só acredita nele mesmo e crê que só faz o melhor e que não precisa melhorar em nada. John é o próprio narrador da sua estoria e é através dele que vamos conhecer diversas outras pessoas, como sua esposa Rachel que aparece pouco no decorrer da narrativa mas é a razão pelo qual ele resolve tentar.


Rachel fica sabendo através de seu pastor que haverá em um mosteiro afastado da cidade , uma semana de meditação e de palestras sobre liderança e que em meio a isto todos os participantes iriam ficar ali para se libertarem das adversidades da vida e principalmente relaxarem. John acha isso uma grande balela , passar uma semana em retiro em um local afastado da família e ainda por cima um lugar cheio de pessoas que nem são da mesma religião que ele, isso realmente era uma loucura. Mas Rachel e o pastor o convencem e John acabará tendo inúmeras surpresas .

Após a primeira noite no retiro, John descobre que ele e um grupo de pessoas irão passar a maior parte do tempo assistindo uma especie de palestra com um dos melhores lideres de todos os tempos em sua opinião, agora um senhor já de idade , porem muito inteligente e para sua surpresa, monge.

" Lembrem-se de que sempre que duas ou mais pessoas se reúnem com um propósito há uma oportunidade de exercer a liderança." p.22

O monge que ministra as palestras deixa bem claro desde o primeiro momento que eles não estão ali para serem inseridos em outra religião nem nada parecido, eles todos estão juntos afim de descobrirem o verdadeiro proposito da liderança e ele será apenas um mediador de idéias.

Ao longo da narrativa, é possível compreender todos os medos de John e tudo que ele anda passando desde o momento em que viu Leonard ( o monge ). As palestras são inteiramente discutidas de forma que todos os participantes deem sua opinião. Entre os participantes estão um pregador, uma treinadora, uma diretora de escola, uma enfermeira, um sargento do exercito e John o executivo.

Com o passar dos capítulos o livro vai ficando mais e mais interessante, ele é muito bom. Todos os personagem principais são ouvidos e são entendidos pelo grupo e de forma clara eles sempre chegam em uma definição simples de amor, liderança , poder, etc.

Eu jamais imaginaria aprender tanto em tao poucas páginas, para mim é sem duvidas um dos melhores livros desse ano. Me encantei com a forma com que Leonard deixa claro que tudo na vida é questão de sabedoria, paciência, amor para com o próximo e de como Jesus influência, influenciará e influenciou milhões de pessoas. 

" Não me importa se você é budista, hinduísta, ateu ou da " igreja da moda", ninguém pode negar que Jesus Cristo influenciou bilhões, hoje e ao longo da história. Ninguém esta próximo do segundo lugar." p.55

Só para ressaltar o livro não é sobre nenhuma crença é uma estoria mesmo, somente em um momento algumas características de Jesus são citadas , bem como algumas passagens da bíblia. Porém o que realmente importa é que todos leiam com o coração aberto e que entendam todos os ensinamentos, fiquei diversas vezes pensando em minha família, meu namorado , faculdade e outros . Devemos pensar mais sobre como somos e como vemos o mundo, as vezes gritos , brigas, confrontos e discussões são o modo como as pessoas acham que você entenderá a manifestação delas , seja ela qual for. Livro 5 estrelas com coração porque é sensacional. 

" É preciso que você se torne a mudança que deseja ver no mundo "
( HANTER, GANDHI, P.5)

Espero que tenham gostado, beijinhos da Lêeh


You Might Also Like

26 comentários

  1. Oi, Lêeh!
    Eu tenho esse livro e confesso que nunca tive vontade de ler porque me pareceu uma coisa meio "autoajuda"... No entanto, lendo a tua resenha, tive a impressão de que é ficção misturada com auto ajuda... será?
    Bom, talvez eu mude de ideia e leia! Pode ser que eu me surpreenda, né?
    Beijo.
    Karina
    http://daliteratura.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, pode ter certeza que você se surpreender, talvez seja 5 estrelas para você, mas pelo menos 3 vai ser, porque mesmo que ele misture essa coisa de autoajuda com ficção ele tem uma frases de efeito muito fortes, que realmente nos fazem pensar na nossa vida e como vemos o mundo a nossa volta é realmente bom, e dá para ler uma sentada :)
      Leiaaaaaaaaaaaaaaaaa <3

      beijinhos

      Excluir
  2. Êeh!
    Livros motivacionais são importantes para planejarmos novas ações em nossas vidas, seja no trabalho ou no cotidiano.
    Esse livro é um dos mais vendidos no mundo e facilita os relacionamentos no ambiente profissional.
    Muito boa resenha.
    cheirinhos
    Rudy
    MTE-GRUPO NO FACE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Rudy, acho que é por isso que ele entra no currículo de algumas faculdades.
      Ele realmente traz muitos ensinamentos.
      Obrigada pela opinião :)
      beijinhos

      Excluir
  3. Oi Leh.

    Não conhecia este livro, mas de já confesso que não conseguiria ler, mesmo sendo tudo que você disse na resenha.

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Fê, pode não ser seu estilo.
      Vamos deixar para a próxima !
      Beijinhos da Lêeh

      Excluir
  4. Oiii Lêeh *--*

    Já tinha visto esse livro nas livrarias, mas nunca me deu curiosidade para ler. Mas a sua resenha me instigou um pouco. Vou procurar saber mais e quem sabe ler esse livro

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure sim Denise, quem sabe você não gosta !
      beijinhos

      Excluir
  5. Oi, não fiquei com aquele interesse para ler o livro, não gosto muito desse gênero. Adorei sua resenha o/

    eueminhapequenaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Felipe, que pena que não curte esses livros. Deixa para próxima !
      Beijinhos

      Excluir
  6. Oi le, Nossa gostei de mais, esse livro me lembra um filme que no momento não recordo o nome,( mais vou pesquisar e deixar aqui) só que muda é que o pastor faz também um retiro mas com adolescentes e nesse retiro acaba tendo algumas intrigas, mas que através do dialogo e uma passagem bíblica são consertadas nos ensinado a ser uma pessoa melhor independente de como ela seja, pois não sabemos o que esta acontecendo com a peço não sabemos os seu problemas.
    Amei a resenha ficou muito boa
    . Dei uma pesquisadinha chama Amor Incondicional é da Graça filmes muito bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vinicius, Valeu pela dica. Irei ver o filme e resenha-lo aqui ;)
      Beijinhos

      Excluir
  7. Oi Lê!!! Não sabia que a história se desenvolvia assim, não gosto muito do gênero, mas achei interessante!
    Abraço!
    http://1000-vidas.blogspot.com.br/2014/03/titulotitulo-original-menina-que.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bem interessante , sim vale a leitura !!
      beijinhos

      Excluir
  8. Muito boa a resenha, entretanto não é um livro que me agradaria, apesar de conter lições importantes.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, vamos deixar para o próximo então rs!
      Beijinhos

      Excluir
  9. Já ouvi falar tanto desse livro, agora depois dessa resenha só preciso comprá-lo..rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que poderá se surpreender, compre sim !! Beijinhos

      Excluir
  10. Já ouvi falar muito bem desse livro e pretendo comprá-lo em breve.
    Parabéns pela resenha. Muito boa!
    Grande abraço, parceira. :)

    { O POETA E A MADRUGADA }

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Denis , você é um amor !
      Compre sim você vai gostar ;)
      É um livro maravilhoso cheio de coisas importantes , tanto para vida quanto para carreira.

      Beijinhos

      Excluir
  11. Eu sempre ouvi falar desse livro, mas não sabia realmente como ele era. Agora você esclareceu para mim esta dúvida! Acho que iria gostar dele se lesse. É bom quando aprendemos coisas novas com os livros :D bjs

    http://horadaleitur.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Jessica eu adoro o fato dr sempre aprender coisas novas e esse livro é como um amigo que sempre tem bons conselhos para lhe dar .,
      Leia sim ;)
      Beijinhos

      Excluir
  12. Certamente eu leria esse livro! Não tenho nenhum problema com livros do tipo, ao contrário, acho que eles nos proporcionam enorme aprendizado.
    Fiquei muito interessada nele! Parabéns pela resenha!
    Beijos,
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada , tomara que goste.
      Esse tipo de livro sempre me encanta , gosto do aprendizado que eles passam é tao gratificante ...
      Beijinhos

      Excluir
  13. Esse livro nunca me atraiu, não sei bem porquê, mas parece passar uma mensagem bem legal.
    De qualquer forma, não arriscaria ;/

    Devaneios Estrellares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, quem sabe depois não mude de ideia ;)
      Mil beijos

      Excluir