[ Resenha #48] O Teorema Katherine - John Green

10:52

Titulo: O Teorema Katherine
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Nº de Páginas:304
Avaliação: 4/5

Sinopse: Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.


Em O Teorema Katherine primeiro livro que leio do autor, creio que não tenha ganho tanta identificação quanto eu havia imaginado. Gostei da escrita do autor, mas não morri de amores pela história o que me fez ficar bastante chateada, eu realmente estava esperando me surpreender. Mas, tenho outros livros do autor e pretendo lê-los para definir melhor minha opinião sobre o mesmo.



O livro narra a história de Collin , um menino prodígio que passa a maior parte de seu tempo focado em suas leituras e em suas metas para não deixar de ser uma pessoa inteligente e que talvez um dia venha a se tornar um gênio. Quando somos apresentados ao Collin, ele está passando por um momento um pouco conturbado, já que sua namorada Katherine acaba de terminar o namoro. 
Entre o termino do namoro e a ida para a faculdade depois de ter terminado os estudos o menino se vê em uma situação chata e sem explicação, porque afinal todas as suas namoradas o deixam quando ele mais precisa? Isso lógico quem vai responder a vocês é o próprio Collin então leiam o livro rs!

Hassan, melhor amigo de Collin o convida para que eles façam uma viagem, uma viagem sem destino apenas os dois e dirigindo sem rumo, para que eles possam passar um tempo juntos e curtir as ferias de verão, levando em conta que no outro semestre um deles estaria longe fazendo faculdade. Collin topa e dois partem nesta loucura que foi a melhor coisa que um amigo poderia propor a outro para que ele melhorasse depois do termino de um relacionamento. Porque minhas amigas nunca fizeram isso? Talvez porque eu sou a mais velha e não tenha um carro, imagina elas. Enfim, voltando ao livro.

Ao longo da viagem Collin se depara com uma placa convidando aos viajantes daquela estrada para conhecerem o tumulo do Arquiduque Francisco Ferdinando, imaginem como isso é interessante, mas eles foram ver o tumulo do Arquiduque. E lá é onde a história realmente começa, Collin e Hassan conhecem a linda Lindsey, uma menina do interior que não tem a minima vontade de sair de onde mora. Ela tem família, namorado e amigos ali para que sair e fazer uma faculdade? isso realmente não a atraí. Nesse contexto sua mãe, conhecendo os dois rapazes começa a achar que eles são boas influencias para a filha e os propõe algo legal, para que permaneçam na cidade. 

- Você é como um raio de sol num dia nublado, Singleton. Quando faz frio lá fora, você é o mês de maio.
(p. 173)

É ao lado da nova amiga e do melhor amigo que Collin tem a chamada Eureca e começa a desenvolver o Teorema, para calcular a probabilidade e a duração de um relacionamento entre terminantes e terminados.Também temos a chance de conhecer um pouco de cada Katherine, através dos relatos de Collin e eu gostei dessa parte, foi bem interessante. 



Vou confessar a vocês que demorei muito para achar a narrativa interessante e realmente querer me proporcionar o prazer de terminar a leitura. O Collin vivi o dilema de que após namorar 19 Katherines todas terminaram com ele, o amigo super gente boa o convida a viajar e ele aceita, mas em nenhum momento eu realmente achei que ele estivesse se divertindo ou com um pingo de vontade de esquecer a última Katherine, não vou ser hipócrita e dizer que podemos esquecer um relacionamento de uma hora para outra, mas ao menos nos divertir com nossos amigos seja uma opção. Opção essa que ele descarta no primeiro momento e no segundo e só começa mesmo a aceita no finzinho do livro. 

Eu não gostei do Collin e cheguei a pensar em parar a leitura. Achei ele muito chato e cheio de coisas para um menino tão inteligente. O Teorema que ele cria para mostrar a curva formada em função do inicio e do termino do namoro é algo realmente muito interessante, que eu super levei em conta a leitura do Apêndice presente no final do livro que é rico em detalhes sobre a criação e o proposito do teorema, mas definitivamente não curti o Collin. 

- É meu Teorema que vai contar a história. Cada gráfico com um começo, um meio e um fim.
- Não tem romance em geometria - Lindsey retrucou.
- Espere e verá. ( p. 128)

Levei dias para decidir a minha visão geral do livro e digo a vocês que o livro é bom, realmente muito bom, mas eu como leitora esperava mais do personagem principal e só gostei do livro por conta do Hassan e da Lindsey que realmente me fizeram terminar a leitura. 

Gostei bastante do titulo e da capa, todos os dois tem muito a ver com o livro e a editora está de parabéns com a diagramação e claro com a criação dos gráficos que proporciona ao leitor leigo no assunto uma visão mais ampla do que se trata o Teorema. 

Bom pessoal, é isso. Espero que tenham gostado e se já leram me digam o que vocês acharam.
Um beijo grande da Lêeh








You Might Also Like

23 comentários

  1. Ah! Mesmo você não tendo gostado tanto da leitura, eu tenho vontade de ler e conhecer o Collin.
    Adorei a resenha flor!!
    Vamos ver o que vou achar quando conseguir ler!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lelê, vendo por um outro ponto de vista eu creio que gostar do Collin vai muito da pessoa, eu acho que ele me incomodou um pouco pelo fato de um fazer matemática e achar sei lá algumas coisas que faz totalmente desnecessárias rs, mas leia o livro é bom.

      Excluir
  2. Eu amo esse livro. Foi o primeiro que li do John Green e me apaixonei. Sou apaixonada por nerds e o Colin é um nerd fofo. O Hassan é incrível e a Lindsey também. O Colin é uma pessoa meio pertubada, mas gostei bastante dele... Mesmo você não tendo dado nota máxima, amei sua resenha hehe.
    Beijinhos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lary, é que na verdade só não dei 5 por não ter curtido muito o protagonista, mas em resumo e em uma visão geral o livro é bom.
      :)

      Excluir
  3. To doida pra ler esse livro :)
    otima resenha :)
    http://lalazinhamake-up.blogspot.com.br/
    bjoosz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor, leia sim espero que goste e se não gostar no inicio insista na leitura que depois fica muito bom :)
      Beijinhos

      Excluir
  4. Eu pensei que era implicância minha não ter gostado desse livro mas a leitura demorou para pegar um ritmo tentei a explicação mais óbvia que foi a cronológica o teorema foi o segundo livro(2006 ) do Jonh Grenn não a comparações com os últimos livros... Esta longe de ser um dos meus livros mais odiados mais também não gostei muito não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Camyli o ruim para mim foi pegar um ritmo e tentar me identificar com o personagem principal. Mas eu gostei de ter lido, agora vou ler outras coisas dele para ver o que acho ...
      Beijos

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nenhum livro do autor, uma amiga tem opinião semelhante à sua só que quanto ao "A Culpa é das Estrelas". Fiquei com vontade de ler "Quem é você, Alasca" pelo menos para tirar a prova da fama que Jhon Green adquiriu.
    P.S: Eu vi ali na primeira foto "Desculpa se te chamo de amor" e não aguentei, tenho que perguntar: você já leu? Qual sua opinião? Acho o filme um amorzinho, hihihi.
    Beijo

    www.cecismaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu morro de vontade de ler Quem é você, Alasca, mas infelizmente quando eu fui comprar não tinha ai comprei A culpa é das estrelas e Cidade de papel.
      Poxa é Desculpa se te chamo de amor eu ainda não li, quero ter logo o segundo, mas como você disse que tem filme vou procurar saber e vou tentar ler o mais rápido possível.

      Beijinhos

      Excluir
  7. Oii Leeh! Estava ansiosa pela sua resenha desse livro, já que a grande maioria das pessoas que lê não tem a mesma opinião que eu. Vc tb não teve mas gostei da nota que deu pro livro :)
    E realmente, O Teorema Katherine é o mais fraquinho do John Green, mas eu considero bom de qualquer forma :)
    Os meus favoritos são Quem é voce, Alasca e Cidades de Papel, recomendo e vou esperar sua resenha deles!

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui eu só tenho Cidades de Papel, assim que tiver resenha eu aviso rs!
      Eu não amei o livro mas também não o considerei ruim, acho que criei uma expectativa que não foi suprida ai tive algumas decepções ao longo da leitura, mas também fiquei sabendo que esse foi um dos primeiros escritos né, pode ser que eu ame os outros.
      Vou ler logo que der para tirar minhas dúvidas.

      Beijinhos

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Esse foi o meu primeiro livro do John e eu até gostei da história, mas o final não me agradou muito não.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Ana, acho que eu fiz ao contrário gostei do final e não curti o inicio mas está valendo né?
      kkk'

      Beijos

      Excluir
  9. Quero ler em breve, adorei a resenha.
    http://capricheinlife.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, mesmo eu tendo tirado uma estrela muita gente gostou então leia e tire suas conclusões se quiser dizer o que achou estarei aqui para lhe ouvir rs.
      Beijos

      Excluir
  10. Aaa to loca pra ler esse *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia e me diga o que achou !!!
      Corre na primeira livraria e compra rs!
      Beijos s2

      Excluir
  11. Esse livro é bom demais, quer dizer todos os livros do John é muito bom. Estou na dúvida de qual é o meu preferido, acho que o 'Quem é você Alasca?' me fascinou mais, todas as histórias são lindas e fáceis de imaginar, espero que tenha o filme de todos eles, mas que sejam realmente bons e idênticos aos livros... Muito bom o post. Parabéns e sucesso com o blog.

    http://entreladies.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oláa, poxa eu quero demais ler Quem é você , Alasca?
    preciso desse livro. E concordo que seria muito bom se todos os livros tivessem adaptação.
    beijinhos e obrigada !!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha! Eu li esse livro e achei tão chaaaato a parte do Colin e seus Teoremas, meu Deus do céu ôh coisinha que me tirava a paciência haha Mas a história em si é ótima e eu adorei, mas não mais que A Culpa é das Estrelas!
    Beijos


    http://purochaarme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victória acho que finalmente alguém me entende, foi exatamente isso que pensei, o livro é bom mas essa coisa do Colin e o teorema é chato demais rsrs
      Beijinhos !!
      Pretendo ler A Culpa é das estrelas esse ano ainda ><

      Excluir