{Resenha #184} Melancia - Marian Keyes | @gabrielaofredi

10:00

Título: Melancia
Autor(a): Marian Keys  | Editora: Bertrand
Ano: 2003 | Nº de páginas: 490

Sinopse: Foi demais da conta para Claire o dia do nascimento da sua filha. Ao acordar no quarto do hospital depara com o marido olhando-a na cama. Deduzindo tratar-se de algum tipo de sinal de respeito, ela nem suspeita de que ele soltará a notícia da sua iminente separação: “Ouça, Claire, lamento muito, mas encontrei outra pessoa e vou ficar com ela. Desculpe quanto ao bebê e todo o resto, deixar você desse jeito...” Em seguida, dá meia-volta e deixa rapidamente o quarto. De fato, ele sai quase correndo.

Com 29 anos, uma filha recém-nascida nos braços e um marido que acabou de confessar um caso de mais de seis meses com a vizinha também casada, Claire se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e os efeitos colaterais da gravidez, como, digamos, um canal de nascimento dez vezes maior que seu tamanho normal!

Não tendo nada melhor em vista, Claire volta a morar com sua excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo oculto, e a outra, uma demolidora de corações; uma mãe viciada em telenovelas e com fobia de cozinha; e um pai à beira de um ataque de nervos. Depois de muitos dias em depressão, bebedeira e choro, Claire decide avaliar os prós e contras de um casamento de três anos. E começa a se sentir melhor. Aliás, bem melhor. É justamente nesse momento que James, seu ex-marido, reaparece, para convence-la a assumir a culpa por tê-lo jogado nos braços de outra mulher. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa...
(Sinopse retirada do Skoob)



Preciso confessar que até a metade do livro minha vontade era de desistir da leitura. Eu achava que a história estava chatíssima, que a protagonista era dramática demais, repetitiva demais e também a achava muito irresponsável.
Me dava muita raiva ver a Claire reclamar de tudo o que tinha acontecido, ficar se perguntando o motivo de ter acontecido, ficava se lamentando por um milhão de coisas, quando na verdade, na minha opinião, ela deveria estar explodindo de raiva e revoltada com o James por ele ser tão canalha.
Então, depois de mais algum tempo assim e até se embebedando por causa de tanta tristeza, Claire começa se sentir humilhada e aí surge a raiva, e ela passa a ser considerada o monstrinho da família, nem os pais aguentam aquele comportamento dela. E, de uma hora pra outra, ela percebe que as coisas não podem ser assim, que ela tem que ser melhor pela filha que não merece uma mãe naquelas condições e, então tudo começa a voltar ao normal.
Foi nessa parte que eu percebi que assim como na vida real, as coisas que aconteceram com a protagonista exigiam que passassem por certas fases, como se fosse uma espécie de luto e que, talvez, se ela não passasse por isso tudo não conseguiria terminar do modo que terminou.

Enfim...

Quando ela decide que precisa melhorar, eis que surge o Adam, um amigo de faculdade de
uma de suas irmãs mais novas. Lindo, atraente, cheiroso, charmoso, logo chamou a atenção de todas as mulheres da família. Sim, TODAS! Mas, é claro que a nossa queridinha tentou não deixar transparecer nada porque pensou que o bonitão fosse algo como um namorado da irmã.
Com o tempo Claire melhora cada vez mais e mesmo que as dúvidas sobre o que aconteceu continuassem voltando a sua mente de vez em quando, ela seguia feliz e satisfeita por sua capacidade de recuperação, porém nem tudo na vida são flores. Quando ela pensa que tudo já se resolveu, uma vez que tinha conseguido voltar ao seu estado normal e ainda fisgar o coração de Adam, surge o safado do ex-marido pedindo para voltar.

Dá pra acreditar?


Melancia, com certeza, é uma história de superação e de amor, principalmente de amor próprio. O livro mostra o que amor por um filho pode fazer por uma mãe, mostra o quanto o ser humano pode ir fundo no poço, mas que mesmo assim se tiver força de vontade e coragem, pode subir a parede toda e sair do poço com mais uma vitória a ser contada, essa pessoa consegue. Também fala como o apoio da família nos momentos mais difíceis é importantíssimo e que desistir não é o caminho. No começo achei a Claire uma banana, mas depois que entendi o que estava acontecendo com ela percebi que se fosse alguma outra pessoa, uma pessoa fraca, poderia até ter se matado.
Não preciso nem falar que amei o final e que não vou falar o que acontece, porque não quero ser estraga prazeres.

Espero muito que gostem da história e caso já tenham lido, me deixe saber suas opiniões aqui nos comentários!! 

Ass.: Gabriela Ofredi

You Might Also Like

1 comentários

  1. Olá
    Eu li esse livro já tem alguns anos, mas lembro que gostei bastante de ler ele e me diverti muito. É o tipo de livro que parece super despretensioso, mas que tem lições muito importantes pra quem presta um pouco mais de atenção nele.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir