Vamos conversar sobre livros usados ?

21:00


Eiiii pessoal, tudo bem com vocês? 
Hoje vim falar de um assunto que gosto muito. Que é Sebo !!! 
Vamos para o post que vou explicar tudo direitinho. 
Sebos ou Alfarrábios, são lojas, stands ou qualquer outro estabelecimento que venda livros novos ou usados (comumente usados), geralmente por preços mais baixos do que em livrarias ou locais especializados em vendas de livros novos. 

Em pesquisa sobre o significado do uso deste termo , não encontrei nada muito concreto. O termo começou a ser usado a muitos anos e aparentemente ganhou a forma Sebo como o que chamamos hoje de gírias. 

Mas em suma, se na sua cidade tem um local de venda de livros usados. Ele é um sebo. Porém tenham em vista que este nome pode mudar de cidade para cidade. Vai depender muito dos costumes e da cultura da região. ( Façam uma pesquisa no google e busquem locais próximos a vocês, pois acreditem, os sebos são uma invenção maravilhosa) 

Eu moro no Rio de Janeiro e por aqui temos muitos sebos, mas no meu bairro ( Campo Grande ) têm apenas um. Do qual costumo frequentar para realizar troca de livros.

O sistema de troca do sebo ao qual frequento é da seguinte forma : você leva seus livros que não deseja mais ler e eles vão avaliar a saída desses livros, ou seja, com qual frequência o tipo de livro que você está levando é vendido por eles ? E através dessa avaliação eles irão lhe dar um valor de troca para os livros. 

Por exemplo: você levou um livro e ele foi avaliado em 10 reais. Então você terá 10 reais , em vale , para fazer a troca por outro livro. Neste caso você pode escolher : 2 livros de 5 reais, 5 livros de 2 reais , 1 livro de 10 reais ou até mesmo pegar um livro mais caro e completar o valor que falta. Isso vai depender muito do livro que escolher.

Neste sebo ao qual frequento, eles não costumam comprar livros. Pois já possuem muitos, então há apenas dois sistemas, o de trocas e o de compras. O de trocas foi explicado acima e o de vendas funciona como uma livraria normal. Eles possuem estantes com vários livros e nelas ou há um valor bem aparente ou os livros por dentro possuem seus valores. 

Em 2016, minhas trocas foram bem intensas, então basicamente a maioria dos livros que li e não gostei, ou não irei reler e os livros dos quais perdi o interesse pela leitura. Viraram moeda de troca no sebo. 

Para vocês conferirem um pouco do sebo que frequento. Postei um vídeo em outubro mostrando um pouco dele por dentro. Vou deixar o vídeo aqui para conferirem.



Naquela ocasião fiz também um vídeo ( clique aqui para conferir ), para mostrar quais livros iria levar para o sebo e na sequencia gravei o vídeo com a ida ao sebo, nele eu mostro que fui a um stand de doações de livros no shopping e também mostrei um pouco da parte de livros das Lojas Americanas e por fim a ida ao sebo. 

Lembrando aqui, que geralmente os sebos possuem muitos livros e alguns não conseguem manter uma organização limpa. Por isso muitos desses locais são bastante amontoados de livros e bem empoeirados. Tenham paciência e se forem alérgicos demais evitem. Pois infelizmente alguns livros são tão empoeirados que irão atacar uma rinite. ( Eu sou super alérgica, mas amo esses livros e por isso me aventuro. ) 

Outro lembrete, se você ama livros raros , clássicos ou livros de edições antigas. Tira no mínimo duas horas para ficar no sebo. Para poder ver tudo com calma e aproveitar cada detalhe. 

Agora eu acho que já falei bastante por hoje, vamos deixar o resto da conversa para depois. 

Assistam ao vídeo e confiram o meu passeio completo. 
Beijos ❤

You Might Also Like

2 comentários

  1. Olá
    Bom, eu não sou uma maluca por sebos, mas gosto bastante de trocar livros. Costumo fazer essas trocas on line, mas já fiz trocas em sebos. Eu sou bem alérgica e, embora ame esses lugares que abrigam tantos livros, evito pra não atacar. Um dos meus sonhos é ter uma livraria com uma parte dedicada somente para troca de livros, mas sem calcular valor nem nada. Livro por livro. Seria incrível.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Lary, seria incrível mesmo. Eu amo sebos mesmo depois ficando bem mal por conta da poeira. Mas eu busco os mais limpinhos, por que tem uns aqui no centro do rj que é difícil até de entrar. Porém, imagina como não seria maravilhoso ter um sistema de troca dentro de uma livraria ? Muitooo bom !!

      Excluir