TOP 3 Desafios Literários 2018 |@maetoescrevendo

10:00

Eii pessoal, tudo bem com vocês? 
Espero que sim! 
Hoje trago um assunto que todo ano toma conta do meu final de dezembro e do meu início de janeiro. Que é escolher os desafios literários que vou participar no ano seguinte. E se já me conhecem, sabem que sou a louca dos desafios literários. Por isso 2018 , não será diferente e para inspirar os loucos por enrrascadas literárias, assim como eu , separei 3 desafios que me chamaram muito a atenção e que eu gostaria de indicar a vocês. Venham comigo e vamos conferir os top 3 desafios literários que os booktubers e blogueiros criaram ou irão participar em 2018. 
Para dar início ao top 3 de hoje quero dizer a vocês que todos esses 3 desafios que listarei aqui , não são os únicos ou os melhores de 2018 que você vai encontrar na internet, mas são os 3 desafios que mais gostei e que resolvi indicar por aqui. 

Então vamos lá: 

1. Desafio Livrada! 2018 

O desafio Livrada é organizado a alguns anos e tem feito muito sucesso entre os apaixonados por Literatura Contemporânea com foco em temas menos abordados ou com uma linguagem mais culta e menos convencinal, bem como para aqueles que gostam de ler livros prêmiados, calhamaços e clássicos. 

Neste desafio o Yuri , produtor de conteúdos do canal e blog Livrada! , escolhe 15 categorias bem fora do convencional para realmente desafiar seus leitores. Todos os anos o desafio ganha novas categorias e também novos literários em busca de algo novo.(Este ano eu participarei, mas falarei disto em outros post ok ? ) 

Das 15 categorias propostas pelo Yuri, uma delas é sempre um livro mandatório ( ou seja, escolhido pelo criador do desafio ) que de acordo com o conograma de postagens do blog/canal, ganha uma leitura coletiva.
O livro mandativo da vez é o Obsceno Pássaro da Noite escrito por José Donoso. Um calhamaço que promete trazer bastante incômodo ao leitor. Frente ao ponto de que o livro vai de encontro a escrita deste autor latino-americano que possuí em sua escrita um estilo indireto, mutável, intrincado... 

Levando em consideração as categorias e o livro mandatário 2018 do desafio. Posso presupor que realmente será um desafio e tanto. 
Ficaram interessados ? 
Confiram o vídeo do Livrada! e acompanhem os participantes , lá no grupo do facebook. ( Estarei por lá e todo help será bem vindo. ) 



2. Desafio da Biblioteca 2018

Este é um desafio um tanto novo para mim. Nunca tinha ouvido falar , mas acabei chegando ao vídeo de apresentação dele e fiquei surpresa com as categorias e foi por isso resolvi indica-lo para vocês. 

O desafio apresenta 20 categorias, sendo a vigésima também um livro mandatório. Que por sinal foi uma excelente escolha (Livro: Holocausto Brasileiro de Daniela Arbex).

Dentre todas as categorias impostas pela criadora do Canal A biblioteca de Gaia, 10 delas me fizeram achar o desafio uma ótima oportunidade de conhecer novos livros e novos autores. Em sua maioria de muita importância para nossa literatura.

Outro ponto que me fez querer divulgar o projeto foi que ele não é composto apenas de livros que serão realmente um desafio para os leitores. Mas também categorias, onde o leitor poderá incluir leituras mais leves e prazerosas. Talvez até livros mais para distração do que para uma leitura mais pesada, da qual desprendera uma maior atenção do leitor.  

Deixo aqui para vocês as categorias que para mim seriam realmente um grande desafio e da qual me fariam querer participar. ( Infelizmente já escolhi muitos desafios para 2018 😭 e por isso não irei participar ) 

São elas :  Um livro clássico da literatura russa;  Um livro religioso ou com conotação religiosa; um livro de não-ficção; uma biografia; um ganhador do nobel; um ganhador do jabuti; um livro de autor norueguês; um livro que se passe na Itália ; uma ficção científica; e um livro premiado escrito por mulher. 

Confiram o vídeo e todas as categorias para o Desafio da biblioteca. 




3. Desafio de Leitura do Pausa para 2018 

Se tem um canal/blog literário para aprender mais sobre cultura Italiana, este canal / blog é o Pausa para Leitura. 

E como boa propagadora da leitura , a Anna Schermak, criou um super desafio de leitura para 2018, colocando nas categorias muitos e muitos italianos. O que para mim soou como realmente desafiador, tendo em vista a quantidade de livros americanos lançados todos os anos e que geralmente pouco lemos outras nacionalidades. ( Ao menos eu não vejo muita gente por ai falando de livros escritos por italianos. ) 

Confesso que fiquei com vontade de fazer o desafio só para finalmente ler O Clube da Luta 😍❤ 

Confiram o vídeo de apresentação do Desafio e se forem fazer a leitura de O clube da Luta me convidem para uma leitura compartilhada. 



Bom pessoal, esses foram os 3 desafios dos quais gostaria muito de fazer , mas infelizmente não vou ter a oportunidade de cortejar todos os que tenho interesse. Por isso trouxe para que conheçam e possam fazer. 
Espero que tenham gostado! 
Beijos da Leeh ❤

You Might Also Like

1 comentários

  1. Lendo a postagem me deu uma vontade de participar de algum desafio. Desses 3 o da pausa me chamou mais atenção.

    ResponderExcluir