{ Frases Inspiradoras } Filme Sociedade dos poetas mortos

15:26


Eiii pessoal, como estão todos vocês?
Hoje eu acordei com uma vontade enorme de falar um pouco sobre o quanto gosto deste filme e do quanto ele é importante na minha vida como um todo e principalmente como professora.


Meu primeiro contato com este filme foi entre 2007 e 2008 , não me recordo completamente, mas sei que foi uma professora de Literatura do Ensino Médio que levou o livro para escola e nos pediu para que fizéssemos uma pequena critica a tudo que se passava ao longo deste longa metragem. 

Na época, o filme só tinha em fita cassete e legendado o que é claro foi uma enorme dificuldade para se ouvir, ler e prestar atenção junto a uma turma de mais ou menos 40 alunos. Como eu sempre fui muito perfeccionista nos meus trabalhos escolares e em minha vida (coisas de virginiana) assim que cheguei à casa, pedi que meu pai alugasse a fita e assim foi feito, Ele alugou e eu vi o filme 7 dias seguidos, até que consegui compreender todos os acontecimentos e ao mesmo tempo acompanhar as legendas. Pois confesso, era bastante complicado na época. Mas tirei de letra e o filme no fim tinha transformado minha vida para sempre. 

Desde aquela semana incansável do mesmo filme todos os dias e ainda de rebobinar a fita para ver o filme no dia seguinte, fui pensando em tudo que ali acontecia. 

Em resumo , o filme conta a história de um grupo de alunos de um colégio interno somente para rapazes, que ou são de classe média ou classe média alta. Estes estudantes estão ali por vários motivos e dentre eles, conseguir entrar para uma universidade como Harvard ou continuar o legado da família. Porém estes jovem, não fazem isto por vontade própria e sim por imposição dos pais. Que se mostram mais preocupados com o status da família no ciclo social do que com as vontades verdadeiras dos filhos. 

A escola por sua vez é extremamente conservadora e impõe isto desde o diretor até os funcionários de cargos mais baixos. Eis que em determinado momento chega a esta instituição um novo professor, que é também ex aluno. Este novo professor, no entanto, é muito diferente, ele busca acima de tudo mostrar aos alunos que eles são capazes de tudo e aproveitar a vida é o mais importante e o que os pode deixar mais felizes, mesmo que com suas limitações. 

Conclusões que me fizeram pensar e me fazem pensar até hoje:

  1.  Mesmo que em uma instituição rigorosa, você como professor, pode fazer a diferença;
  2.  Mostre a seus alunos que eles são capazes;
  3.  Faça da sua vida mais feliz, mesmo que para isso precise se esconder dentro de uma caverna;
  4.  Sorria mesmo quando a dificuldade bater em sua porta;
  5.  Tente mostrar ao mundo do que é capaz, mas não minta, as consequências podem ser desastrosas;
  6.  Seja você mesmo sempre;
  7.  Ensine e aprenda.
Bom, anos se passaram desde a primeira vez que vi este filme e posso me recordar de falas e outros, mas o que mais me tocou foi a vontade que tive de fazer a diferença e de ajudar aqueles que de alguma forma eram oprimidos, por seus pensamentos ou por outros fatores, familiares ou sociais. E desde aquele momento eu sabia que ser professora era minha profissão e em 2014 pude concretizar este sonho. E hoje tenho em minha coleção o DVD do filme, ao qual tenho muito carinho e me emociono até hoje. 

Para vocês agora, deixo algumas frases que me tocam muito, 
Beijos, espero que gostem e tenham um ótimo domingo. 






You Might Also Like

0 comentários