[ Resenha #149] Teus pés toco na sombra e outros poemas inéditos - Pablo Neruda

10:25


Título: Teus pés toco na sombra e outros poemas inéditos | Autor: Pablo Neruda | Tradução: Alexie Bueno | Editora: José Olympio | Páginas: 144 | Avaliação: 5/5 | Adicione a sua estante: Skoob 


Os poemas de Neruda são sem dúvidas um marco para literatura e Teus pés toco na sombra é uma coletânea rica de vinte e um poemas inéditos traduzidos e também com texto original, ou seja, o livro é bilíngue. 

Os poemas escolhidos para compor o livro são datados de vários anos distintos e de épocas distintas da vida do autor. Eles não apresentam título, por serem achados e possíveis rascunhos do autor que não teve a oportunidade de os publicar ainda em vida. 

Estes poemas reunidos na obra, foram escolhidos entre o acervo presente na biblioteca Pablo Neruda, e os temas foram os mais diversos, desde o amor ( Poemas escritos para sua esposa), Autobiografia (relatando sentimentos, cotidiano, etc.), a guerra , trabalho e outros. 

" até que me afastei de mim eu mesmo
e levantando como diante de um revólver
os braços, me entreguei
às degradações do telefone. " 

Teus pés toco na sombra, conta com uma introdução e um prólogo ricos de informações muito úteis para o entendimento da composição do livro. Têm ainda, um capitulo com notas referentes a cada poema e por fim imagens facsímile* de alguns poemas. 

A Leitura deste tipo de obra pode ser realizada de várias formas, depende de como o próprio leitor prefere há fazer. Ela pode ser feita em um único dia; Com a leitura de um poema por dia; Ler sempre antes de dormir, tentando compreender o que o autor quis transmitir, dentre outros. Mas eu particularmente recomendo a leitura do poema seguida da sua nota ( onde outro autor, faz uma reflexão sobre o entendimento do poema ), principalmente para quem não é familiarizado com a leitura de poemas. 

Depois de uma leitura de alguns dias, lendo o quanto eu conseguia por dia, pretendo agora fazer uma leitura diferente. Reler o livro, lendo 1 poema por dia durante 21 dias e ler também as notas daqueles poemas que a possuem. Para que seja possível um melhor entendimento do que o autor queria realmente passar com cada verso de seus lindos poemas, alguns escritos até em cardápios. 

"Teus pés toco na sombra, na luz as tuas mãos e no voo me guiam os teus olhos de águia. "

Neruda foi ganhador póstumo do prêmio nobel de 1971, infelizmente o autor morreu dois anos antes. Teus pés toco na sombra é um dos únicos poemas que possuem título nesta obra e por isso é parte do título. Este livro portanto, é composto pelo poema Teus pés toco na sombra e outros vinte poemas que foram encontrados datilografados ou escritos a mão, alguns inclusive ainda não terminados, portanto, é possível que a interpretação fique vaga. 

Um fac-símile (ou edição fac-similar) é uma edição nova (frequentemente de um livro antigo) que apresenta uma reprodução exata da edição original, incluindo fontes de letras, escala, ilustrações, diagramação e paginação. [ Fonte: Wikipédia ] 




Dados: Livro cedido pelo Grupo Editorial Record. Apresenta uma introdução, um prólogo, 21 poemas, sendo eles nas páginas impares traduzido e nas páginas pares em versão original ( Espanhol ), um capítulo com notas sobre alguns dos poemas, imagens facsimilares poemas, na letra do autor. Livro de folhas grossas e amareladas, capa em formato brochura com orelhas de capa. 




Gostaram ?
Querem me indicar outros poetas ou outros livros ? Fiquem a vontade, estou aberta para sugestões e opiniões.

- Mandem ideias de post e assuntos que querem saber aqui no blog, eu leio tudo com muito carinho e com certeza se a ideia estiver ao meu alcance , virará post. 

                                             Instagram  | Fan Page | Skoob Twitter | YouTube



You Might Also Like

14 comentários

  1. Olá, tudo bem ?
    Não sou gosto muito de ler poemas, mas este é aquele tipo de livro que vale a pena ser dado de presente a um amigo que goste do tema em si. Gostei de como você consegui de um modo amplo explicar como o livro foi feito, a história dos contos e um pouco de escritor! Parabéns!
    Beijos, Jaque.

    ResponderExcluir
  2. Oi Leticia, tudo bem?

    Gostei bastante da sua resenha, mas não sou fã de poemas. Gostei de ser uma edição bilíngue, e as imagens facsimilares (nem conhecia esse termo), mas acho bem legal quando reproduzem o original nos livros. Também achei bem legal as notas sobre o poema, principalmente para quem não tem tanta facilidade em interpretá-los, e entender melhor o contexto em que foram escritos.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não tenho o hábito de ler esse gênero, mas suas considerações despertaram o meu interesse. Acho bem legal fazer a leitura de alguns poemas antes de dormir.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Oi Leticia, eu gosto muito de poemas, mas acredita que eu não conhecia esse autor? Muito boa dica. Gostei de ver suas opiniões sobre esse livro e fiquei curiosa para Conhecer

    ResponderExcluir
  5. Oi Leticia, gosto muito de Neruda e tenho este livro aqui comigo que comprei em função do curso de espanhol que este ano decidi levar a serio. Achei interessante a sua estratégia de reler o livro, um poema por dia. Acho que será uma leitura muito rica, porque você poderá degustar de cada palavra.
    Adorei!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Leticia!
    Eu adoro poemas, me lembro que no ensino médio eu adorava estudá-los, hoje em dia leio poucos, por isso a sua resenha veio a calhar. Adorei a dica, adorei os poemas e adorei a capa também. Com certeza lerei, porque estou iniciando um projeto de leitura "Lendo poemas". Um beijo <3

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas eu não sou fã de poemas e poesias, então o livro não me chamou a atenção :/ Eu também não conhecia o autor até ver este livro aqui *-* me sentindo um pouco por fora agora...hehe' Fico feliz que você tenha gostado da obra :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esta ai um estilo de leitura com o qual não consigo me identificar,
    morro de inveja não só dos que leem e conseguem apreciar tais obras, infelizmente esse não faz meu estilo de leitura, o que não me impede de dar uma conferida pra pelo menos ver se sinto alguma conexão com esse. Não vou sair correndo pra comprar, mas se tiver uma oportunidade prometo pelo menos dar uma olhada.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  9. Oi, Leticia
    Eu gosto de poesias e adorei o desenvolvimento delas seguida da nota do autor. Acho que isso permite uma visão mais ampla da poesia.
    Gostei muito da dica, só não sei se leria no momento. Ótima resenha, tenho certeza que é um ótimo livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu já conhecia o autor e até já tive a oportunidade de ler alguns poemas dele, mas confesso que não curti muito. Gostei da sua resenha e de alguns pontos que ressaltou, porém não é um livro que eu leria no momento, talvez um dia eu chegue a dar oportunidade, porém não agora.

    ResponderExcluir
  11. Ahhhh Neruda <3 Como não gostar? Adoro poesia, das mais variadas, De Augusto dos Anjos (MEU FAVORITO)à Martha Madeiros, Cecília Meireles, Clarice Lispector... Não conhecia esta obra, mas deve ser fantástica com esses poemas inéditos. Claro que eu não vou deixar de conferir. Gosto de ler poesia devagar, para poder entender a mensagem que o poeta quis passar então acredito que leria uma ou duas por dia pois poesias sempre me deixam muito reflexiva! Bjossss

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Eu confesso que não sou uma grande fã de livros de poemas, mas adorei a sua resenha, e ela me despertou curiosidade. Achei bem legal a editora deixar os poemas em lingua original também.

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    Ainda bem que gostaste assim tanto e que queres fazer essa releitura.. Pareceu-me uma otima ideias, pois com poemas devemos ler calmamente e ate mais do que uma vez para perceber bem o que pretende ser transmitido! :)

    Nao sou muito fa de livros de poesia, mas fiquei curioso!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  14. Olá. Quanto tempo que eu não apareço por aqui... Super interessante esse livro, sinto-me até envergonhada de nunca ter lido nada do Neruda, mesmo ele sendo um clássico. Depois dessa sua resenha vou procurar conhece-lo melhor.
    Achei super bacana a sua ideia de ler um poema por dia para sentir e compreender melhor a poesia. Só me resta lhe desejar uma boa leitura.
    bs.
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir