[ Mãe, passei no Cederj e agora ? #1] Como ingressar no CEDERJ ?

11:00


Boa dia, pessoal. Tudo bem com vocês?
Antes de dar inicio a este post, gostaria de lhes explicar porque irei falar sobre o assunto CEDERJ. 
Primeiramente para que todos saibam, eu sou aluna do CEDERJ e quero passar a minha experiência para vocês, como um Diário de Graduanda. Mas nas minhas pesquisas na internet descobri que poucas são as pessoas que explicam o que é o CEDERJ.

Inclusive, mesmo parecendo absurdo o Polo ao qual pertenço é pouco conhecido e isso é muito estranho, porque ele fica bem localizado, mas a população do entorno desconhece sua existência. Portanto, eu acho que chegou a hora que falar um pouco sobre esse projeto e o quanto ele é bom para novos estudantes, para pessoas que querem uma segunda graduação e outros. 

  • Mas Lêeh, o que CEDERJ? 

A sigla significa Centro de Educação Superior do Rio de Janeiro. Como puderam perceber pelo nome, ele abrange somente o Estado do Rio de Janeiro, mas nada impedi de quem more longe fazer parte do projeto.

Para explicar melhor, o Consórcio CEDERJ é uma junção de diversas universidades públicas do Rio de Janeiro ( Federais, Estaduais ...), que oferecem cursos, tutores, material didático, plataforma online e outros, inteiramente grátis e com um sistema que eu particularmente chamo de Semi presencial (Pois há tutorias geralmente ao longo da semana e aos sábados, mas o aluno não é obrigado a frequentar. ).

Neste sistema cada universidade oferece uma quantidade X de cursos. E cada Polo ( Local onde são alocadas as tutorias e provas) oferece de acordo com a disposição das universidades vários cursos de diversas faculdades diferentes. Ou seja, digamos que você faça o curso de Administração que é oferecido pela UFRRJ, você não irá conhecer apenas  alunos, tutores e  outros que fazem parte também do grupo que compõe a UFRRJ, mas poderá conhecer alunos, tutores e outros do curso de Biologia oferecido pela UNIRIO e assim por diante. ( Exemplo do Polo ao qual faço, que oferece tanto Administração, quanto Biologia) 


Fonte

  • Ok! Lêeh, eu já entendi o que é o CEDERJ, mas como eu faço para ingressar ? 

A forma de ingresso do CEDERJ é através do vestibular, mas é um pouco diferente do normal realizado. Primeiro você deve se inscrever no site ( AQUI ) quando as inscrições estiverem abertas. Por lá você terá a opção de escolher se quer concorrer a uma vaga destinada ao Enem ou se quer fazer a Prova

Obs: Se você quiser concorrer a uma vaga pelo Enem, primeiro deve ter feito o Enem do ano anterior, depois você precisará aguardar até que a classificação saia, caso seu nome esteja na lista, você não precisará realizar a prova do Vestibular Cederj. Em contrapartida, se você não for classificado, deverá realizar a prova. 

Como todo concurso ou vestibular, você deverá pagar uma taxa ou pedir isenção da mesma. Tudo orientado pelo site. 

  • Não fui classificado pelo Enem e agora ? 


Não precisa entrar em pânico, se você fez o Enem e estudou para isso, a prova do CEDERJ é bem mais tranquila. 

Ela é composta por todas as disciplinas, incluindo a língua estrangeira, mas não possui muitas questões, o que é ótimo. Contudo, todas os cursos ofertados pelas universidades, possuem no vestibular questões discursivas

No ano de 2011 eu realizei a prova para Licenciatura em Física, a prova discursiva era composta por 5 questões, das quais eu precisava desenvolver passo a passo tudo que era pedido. Como minha escolha foi o curso de Física, as minhas discursivas eram específicas de Matemática e Física. Na prova constavam 3 questões de matemática e 2 de física. 

O meu conselho é entrar no site e pesquisar qual é a específica do curso que você deseja pleitear uma vaga e não se desesperar na hora da prova, pois não são questões difíceis, mas que exigem raciocino lógico e atenção ( Digo isso, não porque já fiz todas as provas, mas porque conferi algumas no site). Lembrando que é importante não deixar nada em branco, tente desenvolver nem que seja uma ou duas linhas de algum raciocínio.

Inscrições Abertas - CLIQUE AQUI para se inscrever 

  • Quero saber mais um pouco sobre o CEDERJ, como eu faço? 


Isso é bem simples, você têm duas opções, a primeira é acessar o site e fuxicar tudo, algumas coisas provavelmente ficarão confusas, porque é tudo muito superficial, mas você irá ter alguma luz. A segunda opção é continuar acompanhando aqui o blog que logo eu volto com mais dicas e falando sobre o próprio sistema como aluna. 

Aguardo vocês!

Para acompanhar minha rotina de estudos acompanhe o instagram @profmat.adm.psico . 

- Mandem ideias de post e assuntos que querem saber aqui no blog, eu leio tudo com muito carinho e com certeza se a ideia estiver ao meu alcance , virará post. 


                                             Instagram  | Fan Page | Skoob Twitter | YouTube



You Might Also Like

2 comentários

  1. Fui aprovado. Como retiro a ficha da matrícula? Poderia me informar?

    ResponderExcluir
  2. Fui aprovado. Como retiro a ficha da matrícula? Poderia me informar?

    ResponderExcluir