20 de outubro de 2014

Dicas para se concentrar e realizar bons estudos


























Oi pessoal, hoje eu resolvi trazer estas dicas, pois eu andei pesquisando bastante e tirei várias conclusões sobre como se concentrar para poder estudar melhor e no momento certo. Para quem não sabe estou no ultimo período da faculdade e não esta sendo fácil conciliar tantas coisas. Então, para me ajudar eu fiz uma lista de 19 dicas práticas e rápidas. Espero que ajude tanto a mim quando a vocês. 

Obs: Estas dicas servem para cursos de pré militar, pré vestibular, escola, trabalhos de pesquisa em geral e outros. 


  • Desligue-se das Redes Sociais e de seus aparelhos eletrônicos; 
Sinceramente, hoje eu acho que se desligar do facebook, twitter e outros é bem mais fácil do que largar o whatsApp de lado. Eu sou muito viciada em tudo que diz respeito a internet e sei que muitos de vocês também. Então essa é a dica crucial, desligue a internet do seu celular, coloque ele no silencioso (se puder), desligue o wi-fi da sua casa ou desconecte ele do seu aparelho. Deixe o celular ao seu lado apenas para mante-lo por perto, mas finja que ele só serve para fazer ligações e ver a hora. 



























  • Seja organizado;
Quando eu digo seja organizado, não quero que você saia por ai organizando tudo que ver pela frente, nada disso. Mas mantenha sempre seu material de estudo organizado por matéria, por tema, por ordem de importância, enfim, da forma que mais lhe agradar e lhe proporcionar maior comodidade. Além disso mantenha o local em que estuda sempre em ordem. Pois assim não perderá tempo procurando as coisas na hora em que for utiliza-las. 

  • Administre seu tempo;
Administrar o tempo com certeza é algo muito difícil, ao menos para mim que gosto de fazer as coisas quando estou com vontade, odeio fazer coisas forçadamente. Por isso indico que tenha sempre um calendário de tarefas, seja ele em uma agenda ou em um quadro personalizado que você pode comprar pronto ou até mesmo fazer, para distrair a cabeça. Mas lembre-se de sempre cumprir seus compromissos e de nunca mentir para si mesmo, como por exemplo reservando 6 horas do seu dia para estudar quando você só consegue assimilar as coisas por 2 horas. Faça sempre o que for melhor para você, não se force. 
  • Leia, mas também escreva;
Muitas pessoas acham que apenas ler já basta para assimilar um conteúdo, mas se engana quem acha isso. Pois nosso cérebro vai sim entender o que lermos, porém nem tudo ficará guardado em nossa memória tempo suficiente. Portanto além de ler, escreva. Sempre que escrevemos usamos parte do que gravamos em nossa memória e reforçamos que aquilo que acabamos de ler era importante. 





















  • Anote;
Tome sempre nota dos pontos mais importantes do que você leu, antes de ler algo por completo confira seus títulos e subtítulos e anote os que achar mais válidos. No final da leitura, pense se os que você anotou foram mesmo importantes e o porque. Lembre-se de sempre fazer estas anotações a mão, pois quando escrevemos o nosso cérebro utiliza diversos comandos que são ótimos , principalmente para a memorização. Ao contrário da digitalização que é algo totalmente mecânico. 

  • Faça resumos;
Pense que você irá se dar muito mal nas provas e que infelizmente terá que colar, quais seriam os pontos que colocaria na cola ? Anote eles e faça um breve resumo, pode ser com partes de um texto ou até mesmo com suas próprias palavras, isso irá lhe ajudar bastante a estudar e você também não precisará recorrer ao livros ou ao caderno quando for revisar a matéria. 

  • Estude sozinho;
Estudar em grupo é muito bom , pois você pode aprender algo novo e até interagir com seus amigos, porém por outro lado o tempo gasto é muito grande, por conta das conversas paralelas e de dúvidas as vezes até mesmo sem propósito. Portanto sempre tenha tempo para estudar com seus amigos e também sozinho. Pois assim você aprenderá muito mais e também saberá quais são suas verdadeiras dúvidas. Uma dica muito importante é tente sempre ensinar a si mesmo algo novo. Não entendeu um conteúdo, faça pesquisas , anote tudo e no final tente lhe explicar o que realmente entendeu. 


























  • Programe-se;
Estudar é muito bom e no final todos os seus estudos serão recompensados de alguma forma, por isso tenha em mente o tempo de estudo e o tempo livre. Fazer nada também ajuda a organizar pensamentos, ter novas ideias e organizar novos projetos. Sair para se divertir, distrai a mente e tira a tensão dos estudos, então programe sempre seu tempo de estudo e seu tempo de "descanso".

  • Faça coisas de diferentes formas;
Para que sua memória esteja sempre sendo usada e trabalhando perfeitamente, tente fazer coisas diferentes das usuais, como por exemplo, se você quando vai tomar banho sempre começa a se lavar pela barriga, tente começar pelos braços; se o seu mouse fica do lado direito, tente utiliza-lo por um tempo do lado esquerda, com a mão esquerda ( e vise e versa ); Se você costuma andar muito com o cabelo preso, ande mais vezes com ele solto; Essas pequenas coisas fazem com que nossa mente trabalhe melhor e por mais tempo, pois diversas das coisas que fazemos diariamente já são hábitos e nosso cérebro os controla como algo mecânico e normal, se você mudar o seu cérebro começará a repensar o que é mecânico e que não é, te ajudando a memorizar melhor as coisas.

  • Pausa para descansar;
Se você separou 2 horas para estudar tenha em mente que precisará de 3 horas livres, para que a cada meia hora você possa descansar quinze minutos, mais lembre-se de ter este tempo cronometrado. Por exemplo, comecei a estudar às 14 horas , estudarei até as 14:30 horas , depois tirarei 15 min de descanso e voltarei a estudar 14:45 horas e assim sucessivamente até às 17:00 horas.  Neste tempo livre, tente tomar um banho, entrar em um site legal, assistir um vídeo, enfim, faça algo que lhe deixe relaxado. 


  • Durma bem ;
Estudar cansa e pode geral um estresse mental muito forte, que por vezes pode lhe causar uma má vontade e um desestimulo muito grande. Então tenha em mente que você precisa além de estudar, dormir. Passar noites estudando sem necessidade não lhe trará nenhum beneficio, pelo contrário, fará com que você perca a noite de sono e também o dia seguinte. Se você gosta de estudar de dia ( pela manhã) tente dormir no minimo 6 horas se você não conseguir dormir mais que isso, mas durma mesmo, faça exercícios de relaxamento antes de dormir, tome um bom banho e livre-se de todos os pensamentos, porque mesmo que seja pouco você dormiu e dormiu bem. E assim por diante, mas não deixe de dormir bem, porque isso atrapalha demais seu progresso e sua força de vontade.

  • Músicas ;
Eu prefiro estudar, ler , fazer posts aqui no blog e etc, sempre no maior silencio possível, gosto de ouvir os meus pensamentos. Contudo, muitas pessoas gostam de ouvir música ao estudar. Então meu conselho é: ouça músicas em idiomas que você não saiba, pois assim sua mente não vai se ater em cantar a letra da música. Ou uma outra hipótese bem válida ouça apenas músicas instrumentais, assim você irá relaxar e não se atrapalhará com a letra da música. 

  • Não pense em nada ;
Tire de sua mente, tudo que não seja relacionado com coisas diferentes dos seus propósitos de estudo. Quando for estudar, pense apenas nós seus estudos e no porque você está estudando. Tenha um lema e siga-o.





























  • Coma bem;
Tenha uma alimentação no horário e sempre coma, coisas saudáveis, pois os alimentos ajudam na absorção de conhecimento.

  • Tenha determinação;
Sempre pense em seus objetivos e propósitos, lembre-se que sem determinação e confiança em si mesmo você nunca vai chegar a lugar nenhum. Dê muito valor as pessoas que acreditam em você e em seu potencial. Se orgulhe e agradeça sempre que conseguir concluir alguma coisa. 

  • Continue tentando;
Se você anda para baixo e não consegue realizar ou aprender algo, não desista, desistir será o seu maior erro. Pare um pouco, divirta-se, vá passear com sua família e amigos, distraia sua mente e quando você se sentir mais animado, volte de onde parou e pense no porque aquilo é tão importante, no quando você deu duro para tudo sair perfeito e mesmo se não sair perfeito, tente até o final sabendo que o seu perfeito você conseguiu. Fazer algo por mais difícil que seja e concretiza-lo é perfeito. 






















  • Abuse dos post its , das canetas coloridas e dos marcadores de texto;
Tenha SEMPRE em mãos ao ler ou estudar algum conteúdo, o seu kit lembretes, que são os post its, as canetas coloridas e os marca textos. Gente na hora de estudar pode se jogar nestes itens, pois são eles que irão lhe auxiliar em uma pesquisa futura, trazendo para sua vida mais praticidade e sem dúvidas, tempo.

  • Leia em voz alta;
Ler em voz alta ajuda a assimilar o que você está lendo e é uma forma muito eficaz de memorização. Então, além dos livros leia também seus resumos em voz alta, assim além da memorização visual, você também terá a auditiva. 

  • Revise o conteúdo;
Se você está fazendo um trabalho ou apenas estudando a matéria do colégio, tenha em mente que só o que você estuda uma vez por dia não irá lhe fazer guardar as informações por muito tempo, pois sua mente logo irá assimilar que aquela informação não é importante e colocará ela de lado para que novas e úteis informações possam ser processadas, por este fato é de suma importância que você sempre revise o conteúdo, para que além de dominá-lo sua mente sempre mantenha ele reservado em um espaço da sua memória. 


Bom pessoal foi isso, espero que tenha ajudado.
Beijinhos da Lêeh


6 comentários:

  1. Quanto conteúdo bom você tem, eu sou muito atrapalhada com essa de horário eu marco pra estuda tal hr, ai chega a hr é eu fico adiando pra outra hr kkk as vezes acabo nem estudado preciso me organizar beijos♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila, poxa que bom que você tenha gostado. Tente se organizar e verá como tudo vai melhorar :)
      Beijinhos da Lêeh

      Excluir
  2. Adorei suas dicas, me identifiquei com muitas delas, usei muitas quando estudei para CMS e Agente..ótimo post miga, com certeza irá ajudar muitos estudantes.


    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amiga, estou precisando eu mesma seguir mais estas regras básicas.
      Porque esta difícil.
      Beijinhos

      Excluir
  3. Nossa, parece que seu post foi feito no momento certo pra mim, rs. Estou começando a fazer meu TCC e tá muito complicado começar as pesquisas, não consigo focar, me dá preguiça. Além de eu estar bem desestimulada com os estudos. Deve ser porque já está quase no fim. Espero conseguir por em prática pelo menos algumas das dicas, e assim dar um gás aos meus estudos. Beijos
    www.madnessheaven.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Lê-sua-linda,
    Adorei as dicas. São preciosas e me parecem que ajudariam para quaisquer metas, sabe? Não apenas para ler ou estudar. Acho que se você tem um sonho, ser determinado, descansar, dar atenção a tudo o que o envolve, ser organizado, administrar o tempo… Tudo isso forma um conjunto importante para dar conta de realizá-lo.
    Por isso, adorei as dicas! Haha.

    Beijos, flor!
    Já sentia falta do seu blog.

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir