[ Resenha #40 ] O diário de Suzana para Nicolas - James Patterson

16:17

Titulo : O diário de Suzana para Nicolas
Autor : James Patterson
Editora: Arqueiro
Nº de Páginas: 224
Avaliação: 5/5

Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente.

Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”.
O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

A escrita do Autor:
Quando criei o blog eu já tinha o hábito da leitura, mas não era tão frequente e eu lia apenas livros disponíveis na biblioteca da escola ou os que eu comprava em sebos, assim como diversos outros autores que já resenhei aqui este é o primeiro livro que leio de James Patterson que confesso a vocês que no decorrer da narrativa eu cheguei a pensar que a escrita era de uma mulher, geralmente leio muitos romances de autores do sexo feminino e creio que já me acostumei, acreditei que nem seria um romance tão bom assim e acabei subestimando o autor. A divisão do livro é muito boa e a escrita é repleta de altos e baixos, não no sentido de coisas ruins e boas e sim de viradas na estória , talvez esse tenha sido um dos motivos pelo qual eu dei 5 estrelas.

O livro :
Para quem leu a sinopse e achou interessante eu vos digo, é algo incrivelmente perfeito e que lhe fará ficar sem folego.
O diário de Suzana para Nicolas é narrado de 3 formas, primeiramente temos os pensamentos e as falas de Katie, em decorrência temos a leitura do Diário e também podemos entender o lado de Matt. Katie é uma mulher determinada, que sempre quis viver sua vida da forma como lhe era conveniente foi por isso que saiu bem cedo da casa de seus pais para morar sozinha. Ela sempre achou que nunca iria viver um amor igual ao dos filmes, mas logo que se apaixonou pelo escritor de poesia Matt sabia que ele era o homem da sua vida. Os  dois viveram momentos incríveis e inesquecíveis para Katie, mas pelo o que parece Matt não achou isso. Porque no dia 18 de Julho de 2004 Katie lhe trouce a noticia de que o primeiro livro dele estava pronto para ser vendido e ele simplesmente foi embora, sem qualquer tipo de explicação. 
Sem entender muito bem o porque fora deixada por Matt, Katie se vê novamente sozinha. Até que ela encontra um " Presente" deixado por ele na porta de seu apartamento. O tal  presente é um diário onde no titulo se encontra a seguinte frase: " O diário de Suzana para Nicolas", Katie fica sem folego e sem compreender, será que Matt é casado e nunca contou nada para ela , depois de um ano juntos? Matt seria capaz de magoar duas mulheres ao mesmo tempo? ela sabia algumas coisas de Suzana, pois Matt já havia mencionado seu nome algumas vezes, mas quem poderia ser Nicolas?
Katie, agora estava cheia de perguntas e um diário para ler. Mas o que ela ainda não sabia é que desse diário muitas coisas bonitas e tristes iriam surgir e que Matt estava apenas tentando entender o porque de tudo isso estar acontecendo justamente com ele. 

Minha opinião:
Ouvi milhares de pessoas falarem muito bem desse livro e ganhei um exemplar de natal. Como tinha outras leituras em mente o deixei de lado e ele acabou sendo minha primeira leitura de fevereiro. 
Garanto a vocês que não poderia ter começado de melhor forma. É um livro pequeno, fácil de ler e de compreender, não o achei previsível, o defini como diferente, porque de certo modo são 3 "narrativas" diferentes. Diversas pessoas disseram que choraram muito, infelizmente eu chorei apenas nos minutos finais. Não quer dizer que o livro não seja emocionante, só que talvez eu não estivesse tão sensível. Porém me comprometo a revelar que foi uma leitura gratificante e que me fez pensar em muitas coisas, em como umas coisas podem acabar facilmente e como outras podemos simplesmente pensar um pouco menos e dar valor ao que realmente importa. É um livro que me deixou bastante pensativa e que mereceu as 5 estrelas por não ter deixado nada a desejar. 
Recomendo a leitura. 

Quotes: 

" Boas lembranças são como talismãs, Nicky. Cada uma delas é especial. Vocês as coleciona, uma a uma, até que um dia olha para trás e descobre que elas formam um longo cordão colorido. "

" [...]. O amor entre duas pessoas pode durar muito tempo quando elas amam a si mesmas e estão prontas para dar amor a outra pessoa. "

" [...]. "Tudo pode estar indo perfeitamente bem e então um dia, bum, somos apanhados de surpresa... um maldito e mísero golpe que nem tivemos chance de ver. " " 

Bom pessoal, espero que tenham gostado da resenha e quero também pedir desculpas pelo blog está um pouco desatualizado é que estamos todas ocupadas com a volta as aulas e vocês sabem como é tudo fica um pouco mais complicado e tempo que é bom ninguém tem. Enfim, um beijo enorme da Lêeh e espero de verdade que tenham gostado. 

You Might Also Like

6 comentários

  1. O livro parecer ser muito bom, também fiquei com a curiosidade de saber quem é o Nicholas? hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, você vai descobrir rsrs !! É muito lindo o livro e o Nicolas é uma parte muito iimportante dele.
      Beijos Gabi

      Excluir
  2. Ja li uma resenha sobre esse livro em outro lugar. Gostei muito.A sua resenha também ficou ótima!

    meupedepagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Igor,
      muito obrigada mesmo. Eu adorei o livro , foi uma lição de vida.
      beijinhos s2

      Excluir
  3. Esse foi o primeiro que li do autor. AMEI!!
    Chorei litros nas últimas páginas!!
    Amei a resenha flor! Eu disse que você ia gostar ;)

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lelê, obrigada pela dica.
      Amei demais a leitura e me fez pensar bastante em mil coisas.
      Também chorei nas ultimas páginas, acho que é difícil segurar a emoção.
      beijinhos linda

      Excluir