[Resenha #33] A Seleção - Kiera Cass

08:35

Titulo: A Seleção 
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Nº de páginas: 368
Avaliação: 4/5 
Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

Eu iniciei esse livro para sair da famosa ‘’Preguiça literária’’,ou seja,não conseguia ler nada e encontrava-me desesperada,hoje,posso dizer que o arrependimento não é um sentimento atrelado a ele.

O livro:
O livro é o primeiro de uma trilogia,tendo como tarefa inicial introduzir todos os aspectos que caracterizam  a estória,nesse caso,o país criado após conflitos mundiais, Iléa,uma vida regrada a um sistema social diferente do nosso,o sistema de castas,formado por oito castas,tendo as quatro primeiras como as mais ricas e quatro últimas mais pobres,formadas por aqueles que servem as ‘’elites’’, e a monarquia.Posso falar que esse objetivo foi cumprido de forma eficaz e segura por Cass.Além de uma boa estória,um livro tem que ter uma narrativa firme e cativante,mais uma vez ,tarefa cumprida.A narrativa é totalmente envolvente,de modo que eu não conseguia parar de ler,era uma página,fatos surpreendentes e novas descobertas a medida que eu ia prosseguindo a leitura,creio que o fato dos personagens serem tão humanos,com qualidades,defeitos,erros e acertos,contribuiu para o encaminhamento ágil e empolgante.

A personagem principal,America Singer,pertence a quinta casta,a casta dos cantores e artistas,tem uma personalidade forte caracterizada pelo sarcasmo e a teimosia e ao se deparar com a seleção é tomada por um misto de sentimentos ,como o amor,certezas,incertezas, e principalmente a confusão,como eu falei,os personagens são muito críveis e America não foge a isso,é isso que nos faz acreditar nela e acompanhar fielmente sua vida,angústias,aflições,pensamentos e os segredos contidos em  seu coração.


O que eu achei:
A estória é ótima,a narrativa cativante,personagens verídicos,entretanto,surge a questão: ‘’Se o livro é tão incrível e mágico,por que eu o avaliei em quatro estrelas e não cinco?’’;Eis que eu lhes digo:  O enredo de Kiera Cass é contado por um pano de fundo maravilhoso: os ataques rebeldes ao palácio,como eu disse,isso é apenas um ‘’pano de fundo’’,acredito que esse ponto deveria ter sido mais trabalhado e mais desenvolvido,mesmo que o livro fosse maior,eu com certeza não me importaria se esse fator fosse mais abordado em seu encaminhamento. Como eu já li a sequência da trilogia, ‘’A elite’’,que em breve será resenhado por aqui,esse é um problema que incomodou-me mais permanentemente nesse primeiro livro do que em sua continuação.

Eu recomendo o livro por todos os fatores apresentados e pela imensa paixão que tenho por todo o mundo criado por Cass,penso que vocês irão se apaixonar assim como aconteceu comigo,se vocês ficaram na dúvida em relação a sua leitura,só lendo e apreciando esse ótimo livro que tirarão ás incertezas contidas em seu pensamento,não é?

Bom,é isso.

Amei fazer essa resenha e espero que gostem.
Beijos da Yasmin!

P.s: A  resenha do próximo livro sairá daqui para a próxima semana.


You Might Also Like

6 comentários

  1. Eu li A Seleção e A Elite, e também gostei muito do mundo que a Cass criou, mas como você, senti um pouco de falta de um enfoque maior nos rebeldes. Eles aparecem, todo mundo se esconde, simples assim.. Não gostei disso :/
    Eu gosto muito do Maxon, ele é um fofo. Mas a America é meio indecisa, sei lá... Acho que a paixão dela pelo Maxon foi meio forçada. Isso acho que a Cass errou um pouco também no jeito como trabalhou a paixão da America pelo Maxon... Enfim, eu gosto do mesmo jeito :D
    Beijos

    http://degradeinvisivel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Gostei da sua resenha, ainda estou em duvida se leio esse livro ou não, pois a historia parece ser legal.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha.
    Ainda não li este livro, talvez eu leia... quem sabe. Nada contra a história não. Só não chegou o momento mesmo.
    Sua resenha ficou PERFEITA!!!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Lê!
    Como você conseguiu só dar 4 estrelas para esse livro? rs.
    Eu sou apaixonada pela série, e estou louca pelo último livro, que será o melhor <3
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, infelizmente a resenha não é minha.
      Por sinal vou parabenizar a Yas, a resenha ficou muito boa. Achei que foi claro o ponto de vista dela em relação as 4 estrelas.
      Eu ainda não li esse livro, estou fugindo de séries no momento.
      Quero terminar Cisne o quanto antes a estória está empolgante.
      Beijinhos Ana!
      Parabéns Yas ><

      Excluir
  5. Olá Yasmin!
    Eu adorei sua resenha, deixou bem claro seu ponto de vista, apesar de eu amar completamente A Seleção (dou 5 de 5 estrelas), eu gostei muito do seu post e do que achou do livro, o primeiro é assim mesmo, meio parado, foca mais nas meninas, não tem muita ação, mas pode esperar que A Elite é de surpreender!
    Beijos...
    Alasca (Diz que é fã de A Seleção)

    ResponderExcluir