Escola / Faculdade - Tudo sobre controle #1

21:03

Oi galera, tudo bem ? Comigo está tudo ótimo :)
Resolvi assim de ultima hora criar uma coisa nova para o blog, ao menos de duas em duas semanas eu devo postar algo aqui sobre escola e/ou faculdade com o intuito de me ajudar e ajudar a vocês também. Neste caso o primeiro post será uma listinha com algumas dicas, então prepare o papel e a caneta para anotar tudinho!. Nos demais post, eu gostaria da participação de vocês, por isso deixem dicas de coisas que querem saber, dúvidas sobre algo, etc e eu tentarei ajudar ok?!

Para começar esse ano eu me formo, e quem acompanha o blog sabe que eu faço licenciatura, ou seja, serei professora lol. Devem estar pensando poxa que maneiro a Lêeh vai ser professora de português, afinal ela tem um blog literário. Quem pensou isso está completamente errado, eu faço matemática, aquela matéria gostosa que todo mundo gosta rsrs brincadeirinha, eu melhor do que ninguém sei que isso não é verdade. Bom galera, a primeira coisa que quero deixar clara aqui é que não, a matemática não é um bicho de sete cabeças, porém para aprende-lá ou ao menos ter uma noção é preciso: organização + tempo + atenção + esforço - reclamações - conversas paralelas - faltas, tudo isso multiplicado pela sua vontade de aprender, mesmo que para isso você tenha que se tornar autodidata. 

Lembrando que mesmo que você tenha passado a vida toda com professores muito ruins, sejam eles de qualquer disciplina, uma hora vocês irão precisar delas e não será para passar de série e sim para ter um diploma e uma profissão. Desde já, devem aprender a estudar da forma correta para mais a frente não ficarem trocando de curso na universidade por falta de coragem e esforço para aprender. Abaixo eu vou deixar algumas dicas que dão certo comigo e com muitas outras pessoas, levem em conta que eu não estudo algo fácil, tenho por período 6 ou 7 disciplinas de tópicos da matemática que vocês estudam por duas semanas ou no máximo um mês. As dicas valem também para outras disciplinas além de matemática ok?


Seja organizado - se você é bagunceiro, pense ao menos no seu caderno, tenha um caderno onde você possa abrir, olhar e entender tudo que nele se encontra. Se mesmo assim , você não se sente seguro para ter um caderno organizado e limpo por ter que leva-lo sempre a escola ou faculdade, compre um caderno menor, leve-o em todas as aulas, não precisa fazer separação como de costume com as matérias, apenas copie como você estiver se sentindo no momento, copie como você gosta, mas copie. Nunca deixe de copiar a matéria que é dada. Depois, você pode ou estudar pelo caderninho mesmo, ou passar a limpo e deixar o seu caderno limpo e organizado, aproveitando assim para relembrar o que foi dado em sala. 


Marque - Tenha o habito de marcar tudo que você achar relevante, se você não conhece uma palavra ou algo que não entendeu, marque tudo, a palavra você pode pesquisar na internet, ver no dicionário ou perguntar a alguém e o que não entendeu coloque sempre um ponto de interrogação ao lado, assim você sabe que deve perguntar ao professor sobre aquilo. 


Anote - Muitas pessoas acham que nas aulas de matemática só precisam copiar o que o professor escreve no quadro e fazer os exercícios e está tudo certo, quem pensa assim está bastante enganado, o ponto chave da matemática não está em saber fazer contas, afinal é para isso que existem as calculadoras, o mais importante nesta disciplina é a interpretação, ninguém chega a lugar algum sem antes entender o que se pede um problema ou uma expressão, use o que a professora de português te ensina na matemática, faça perguntas para o problema, visualize as contas e o mais importante ANOTE , anote tudo que o professor falar, além do mais pode cair na prova e sim isso é conteúdo lançado, pois tudo que é falado faz parte da aula. 


Leia - Porque ler se isso é só número? Galera, se ler ou escrever não fosse importante todos nós assinaríamos o nosso nome com a nossa impressão digital. Portanto, se você tem dificuldades com qualquer que seja a matéria, pegue um livro na faculdade ou na escola, pesquise na internet e imprima, faça um resumo, vá a sebos e compre alguns livros baratos que têm o conteúdo, é importante também comprar livros de autores diferentes, pois eles podem ter métodos e costumes distintos de ver as coisas, por isso você pode gostar mais de um do que de outro. Lembre-se que há várias maneiras de se aprender alguma coisa, e nem sempre o que sua professora explicou é o mais fácil para você, não desista procure sempre outros meios para aprender. Procure estar bem confortável ao ler algo, assim você aprenderá com mais facilidade. 



Tire suas dúvidas - Poxa, eu tenho vergonha de tirar minhas dúvidas Lêeh , porque a turma sempre me zoa dizendo que eu fico fazendo pergunta idiota. Legal, mais idiota ainda é você que cai na pilha da turma e não faz sua pergunta, tudo bem se você for envergonhado ao extremo, depois da aula vá até o professor peça desculpas por não ter perguntado antes, explica que tem vergonha e pergunte, mas NUNCA, NUNCA mesmo , vá para casa com uma dúvida. Lembre-se que quem te zoa pode depois ficar reprovado por não saber aquela coisinha idiota que você queria tirar dúvida, então faça diferente, esqueça o que os outros acham ou deixam de achar, pense mais em você. Isso também faz um bem enorme. 


Coma bem - Parece besteira, mas nossa alimentação interfere muito na nossa aprendizagem, por isso se você estuda de manhã tome café da manhã, não gosta de café da manhã leve algo para comer na hora do lanche. Isso serve para quem estuda de noite ou a tarde, esteja sempre bem alimentado. Tente fazer todas as refeições, ou ande sempre com uma fruta na bolsa , um biscoito leve, e beba muita água. Comer bem ajuda no funcionamento do seu organismo e no seu cérebro também. Um concelho de amiga, jamais assista uma aula chata com fome, porque se você já acha a aula chata, com fome você não vai nem sequer pensar em assistir aula alguma. 



Durma- Tente organizar seu tempo, faça uma lista com tarefas e horários, organize seu tempo e tente ter ao menos toda noite no minimo 6 horas de sono. Se você estuda e trabalha é logico que talvez seja difícil ter tempo para dormir, mas com certeza se você tiver uma vida bem organizada, as 6 horas passam para 8 e você passará  o dia muito bem. E fará tudo de novo se for preciso mil vezes, porque seu corpo e sua mente estarão descansados. 


Divirta-se - Galera ninguém é de ferro, todos nós precisamos de um tempo de descanso, então tire um final de semana, ou se você é muito atarefado um dia , tire um dia para você. Saia para namorar, leia um livro, vá ver o pôr do sol, dançar com os amigos, enfim. Faça o que lhe deixa feliz e bem. Para que depois você possa voltar a sua rotina de bem com a vida. 


Estude acompanhado - É bom estudar sozinho, ter um minuto de paz, é ótimo. Mas ter alguém do seu lado de vez em quando é muito bom também. Afinal, talvez aquela pessoa saiba algo que você tem dúvidas ou não consegue aprender sozinho, talvez uns momentos de risos e brincadeiras sejam bons para manter seu cérebro ativo e cheio de energia. Pense nisso e convide sempre aqueles amigos que te fazem bem, porque ficar entrando em conflito de opiniões o tempo todo na hora de estudar não é uma boa dica. 

Bom pessoal, espero que tenham gostado das dicas, em breve eu trarei um post falando sobre os materiais necessários para se ter uma boa organização ao ir estudar, seja lá onde for. Quem quiser dar alguma dica de post estou aqui para ajudar vocês no que for preciso. Caso tenham dúvidas em algo relacionado a matemática ou física estamos ai também! Lembre-se somos mais que um blog, formamos uma família. ♥♥

Beijinhos :* 

You Might Also Like

12 comentários

  1. Adorei o post! Qualquer um sai bem na escola ou facul se seguir essas dicas!
    Fiz um post semelhante no meu blog: http://411dreams.blogspot.com.br/2014/01/volta-as-aulas-dicas-de-estudo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocarei outras dicas em breve Vanessa, muito obrigada pelo comentário. Vou ver seu post :)
      Beijinhos

      Excluir
  2. Essas dicas são EXCELENTES! Se a gente cumprir pelo menos a metade, já dá uma grande melhora no rendimento. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara o importante e se manter organizado, pois sem a organização tudo fica difícil.
      Mas tudo tem seu tempo >< então toda dica é valida não é mesmo?
      beijinhos s2

      Excluir
  3. Oi linda..
    Espero que alcance muito sucesso depois de formada, e realmente eu não gosto de Matemática..rs
    Bom, são ótimas dicas..e nunca se esquecer de se divertir né, senão ninguém aguenta.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza disso Leticia, sem diversão eu não sou ninguém, imagine você só estudar e não ter tempo nem para ler um livrinho que triste rs
      Obrigada flor.
      Beijinhos

      Excluir
  4. Oi, ótimas dicas. Eu estou acabando este semestre, mas as dicas vão valer muito para quem está começando :D

    Estou seguindo o blog e espero que chegue logo aos 600 seguidores.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A que bom, fico feliz que você já chegou na reta final rs!
      As dicas são básicas quem seguir se dá bem !!
      Beijinhos Ana

      Excluir
  5. Olá Letícia, passando para avisar que já estou seguindo seu blog, espero você tb!

    Tony Ferr

    http://dicassliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Tony, irei sim com certeza.
      Beijos

      Excluir
  6. Muito boas suas dicas. Parabéns pelo trabalho. Estou amando. Fiquei animada para reativar o blog que criei. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Muito boas suas dicas. Parabéns pelo trabalho. Estou amando. Fiquei animada para reativar o blog que criei. Obrigada.

    ResponderExcluir