10.10.13

[ Resenha #10 ] As Vantagens de ser invisível - Stephen Chbosky

 Sinopse 
Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

Titulo: As vantagens de ser invisível
Autor: Stephen Chbosky
Editora : Rocco
Número de Páginas: 223
Avaliação:5/5

Bom pessoal, como falar do meu queridinho para vocês. Não sei, se para mim será mais fácil ou mais complicado.Para explicar eu vi o filme que foi baseado no livro em um dia no qual eu estava muito mal e dois dias depois fui ao salão do livro e vi o exemplar, fiquei completamente louca para tê-lo. Comprei, e foi ele quem deu inicio a isso tudo aqui, foi ele que me deu vontade de voltar a ler, foi ele quem me deu animo para continuar a fazer coisas que eu já não tinha mais vontade. Um dos motivos pelo qual amo esse livro e por ele ser contado através de cartas e por começar exatamente 1 ano antes do meu nascimento.
Enfim, o livro fala sobre a vida de Charlie um adolescente que perde seu único amigo e sua tia, o livro gira em torno do novo ano de Charlie na escola sem seu melhor amigo e cheio de coisas mal contadas/mal explicadas em sua vida, neste inicio conturbado ele conhece seu professor de inglês um homem que vê o potencial que Charlie tem com a leitura e é através dos livros que o Bill tenta passar a ele algumas lições muito importantes - O livro cita muitos livros legal, vale apena ler os livros que o Charlie lê - Logo depois, o jovem tímido e introvertido conhece dois novos amigos Sam e Patrick e acreditem, o que é contado através de cartas, pode realmente dar um boa história. Não irei me aprofundar mais no livro, pois como gosto muito irei acabar contando algo muito valioso. Este é um livro , gostoso de ler, que te faz ficar emocionado e que te surpreende com a riqueza dos detalhes, vale também muito apena ouvir a trilha sonora do filme, é extensa e antiga claro porque se passa em 1991 a estória, porém todas as músicas escolhidas fazem todo o sentido e definitivamente nunca tive a oportunidade de me sentir tão infinita quanto eu me senti ao terminar de ler o livro.

"- Charlie, a gente aceita o amor que acha que merece. " ( pág - 35 )

Espero que eu tenha conseguido passar à vocês o quão importante esse livro é para mim e o quão bom ele realmente é, um beijo enorme da Lêeh




4 comentários:

  1. Ficou perfeita a resenha. Esse livro possibilita tantas emoções ao leitor que é difícil não gostar.

    ResponderExcluir
  2. Concordo Adriee, esse livro é muito bom !!
    aiai fiquei com depressão pós leitura rs !
    beijinhos da Lêeh

    ResponderExcluir
  3. As vantagens de ser invisível é um dos meus queridinhos também. Gostei da resenha!
    seguindo!
    http://tears-inthedark.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Lud, volte sempre !
    ~Lêeh

    ResponderExcluir