{Estudos #1} Material Escolar para faculdade EAD e/ou CEDERJ | @maetoescrevendo

16:04



Eii pessoal, tudo bem com vocês?
hoje eu vim falar de um assunto que sinceramente é muito maravilhoso e muitos por ai são fascinados e até costumam exagerar em quantidades na hora de comprar. (Acho que faço parte deste time) 
Este ano resolvi trazer para vocês, quais materiais são necessários para quem cursa faculdade a distância ou semi-presencial. 
Então venham comigo e vamos saber mais um pouco sobre tudo que vocês precisam para obter boas notas e gastar pouco, com um material de qualidade. 
Muitas pessoas hoje em dia, acham que não têm muita necessidade ter um material escolar, já que fazem faculdade a distância e podem ler as apostilas pelo Computador, tablet, kindle, celular e outros. Porém o maior índice de não aproveitamento nestas instituições muitas vezes é por culpa do aluno. Que deve ser autodidata e que por isso, as vezes só a leitura da apostila não ajude muito. Portanto, na minha opinião e no decorrer dos meus anos de estudos e também no acompanhamento do estudo de amigos, sei que é necessário ter ao menos o básico para que possa ter um estudo mais proveitoso e com menos chances de você se dar mal na hora das provas.

Eu tenho dois exemplo bem práticos para dar a vocês. O primeiro é o meu namorado. Ele está no oitavo período de administração totalmente a distância pela Universidade Estácio de Sá. Não é por ser meu namorado, mas ele têm uma disciplina de estudos muito boa e também um bom método para conseguir absorver o que está nas apostilas. Fora que ele é um aluno em suma bem acima da média e consequentemente consegui tirar algumas notas máximas durante o período ( Ele trabalha mais de 8 horas por dia, faz academia e tem tempo para amigos e familiares, namorada e outros ).Então, tirar boas notas é questão de tempo organizado e organização nos estudos, não bons materiais ou materiais de mais. A organização e o foco no objetivo são as dicas mais preciosas. 

Mas o que meu namorado tem a ver com um post sobre material escolar? simples, para verem que não é necessário muita coisa para se ter um bom estudo. O material dele de estudos é composto por : caneta azul, caneta vermelha, lápis, borracha , marcador de texto e um caderno. Eventualmente quando há tempo suficiente no dia, ele consegui elaborar resumos mais detalhados sobre cada capitulo lido da apostila.Porém , quando isto não é possível, ele busca marcar as partes importantes da apostila e escrever nelas o que ele entendeu e acha válido ressaltar. Sem contar que ele carrega sempre as apostilas. Pois pode ler numa hora livre no trabalho, no ônibus, numa fila ou na hora que puder e tiver vontade. 

Exemplo de material básico e suficiente para manter um bom estudo e uma boa organização
Então gente, há muitos métodos diferentes de se estudar e obter um bom aproveitamento nos estudos, mesmo que eles sejam a distância e dependa basicamente do esforço do aluno. Para alguns é necessário ter mais materiais que outros e isto vai da necessidade de cada pessoa e do método ao qual ela mais se adaptou. 

O outro exemplo que quero dar a vocês é o meu próprio. Eu infelizmente não funciono da mesma forma que meu namorado por ter uma tendinite horrível no punho direito, então tive que buscar métodos mais rápidos e mais eficazes para conseguir o que eu desejava com meus estudos. Eu também tenho a experiência com Administração porém pelo CEDERJ onde eles disponibilizam livros, que são nossos, então podemos escrever, rasgar, rabiscar, desenhar, enfim,  o que quisermos. E o melhor método que encontrei para conseguir tirar proveito de tudo que leio nestes livros, são os mapas mentais  ( Para isso utilizo fichas pautadas ) e resumos com color code (Sendo assim, para tanto, utilizo canetas coloridas de diversas marcas, além de marca textos). Dos quais eu utilizo canetas mais leves e que geralmente soltam mais tinta ( são em gel ou esferográficas mais escuras, além de hidrográficas) , sendo assim, normalmente são canetas como a compactor, stabilo , newpen, cis gelyx, pilot e outras que possam ponta fina e corpo fino. Isso porque facilita na minha escrita e me ajuda a não forçar o pulso.  

Contudo, mesmo com todos os problemas que tenho e que me impedem de escrever muito, mesmo assim algumas matérias exigem que eu faça um resumo mais detalhado e como tenho uma leitura visual muito boa, gosto de fazer esquema de cores e também utilizar post its para pontos chaves.

Em suma, abaixo deixarei fotos para que entendam melhor o método de estudos que funciona para mim  e quais materiais eu utilizo.

Lembrando, que a quantidade de material que você vai precisar. Vai depender do melhor método de estudos para você.

Vou deixar para vocês o vídeo que fiz mostrando TUDO que vou usar neste ano de 2019.
Lembrando que não comprei esse monte de material esse ano e que não é necessário usar isso tudo. Eu uso porque gosto do método de estudo que faço e me faz bem.


Espero que gostem !!
beijos ♥

You Might Also Like

0 comentários