Dicas de Monografia e Trabalhos em geral

14:15

Olá pessoal, hoje eu fim trazer para vocês uma coisa que esta me afligindo bastante nestes últimos meses, que é a minha monografia. Ao ler os livros necessários para a realização da mesma eu fiquei pensando o porque não falar disso aqui no blog, podem ter pessoas que queiram trocar uma ideia comigo ou até mesmo que estejam precisando das minhas dicas.

Para quem quiser saber mais sobre como começar a monografia, qual tema escolher etc. é só ficar  ligado aqui no blog que toda segunda e quarta irá sair um post referente ao tema, ou dependendo até mesmo outro dia da semana que eu tenha alguma dica rápida para dar ok?

Dando inicio a está nova coluna aqui do blog eu fiz um vídeo explicando basicamente os primeiros passos para ter ser referencial teórico , ou seja, sua bibliografia, o que de certa forma é o ponta pé inicial para a sua escrita.

Confiram aqui >>



Ainda para complementar este vídeo eu vou deixar aqui um top 5 dicas que você não pode deixar de seguir para fazer um trabalho de conclusão de curso ( TCC) ou sua monografia. 


Assim como a bibliografia lhe auxilia na hora de fazer a sua monografia ela também é essencial para o seu anteprojeto que é como um rascunho do seu trabalho final e para tanto você precisa focar em :

  1. Escolher um tema;
  2. Fazer um levantamento bibliográfico deste tema; ( Leve em conta o trabalho que tenha no minimo 4 livros para você poder trabalhar, pois assim você terá com o que explicar e abordar o seu tema, menos que isso o seu trabalho ficará muito difícil e cansativo, por este motivo o levantamento bibliográfico é tão importante. Se você viu que 4 ou mais autores falam sobre aquele tema, corra para a próxima etapa, se poucos autores abordam o tema, pense em falar de algo que entre no tema, mas que ele não seja o foco principal, assim você fará um trabalho rápido e com argumentos.) 
  3. Leitura da Bibliografia e seleção dos pontos importantes; ( Tenha em mãos sempre um bloco de anotações ou muitos post its para sempre que achar algo interessante tomar nota. Para que não seja necessário ler e reler um livro mais de uma vez para achar aquela passagem que você tem certeza que irá lhe acrescentar em algo. Se você utilizar um livro da biblioteca sempre use um bloco de anotações e ao achar uma passagem interessante transcreva-a com todos os dados relevantes como paragrafo, página, titulo do livro e autor, para caso tenha que realizar nova pesquisa não perca tempo procurando de onde tirou a passagem. )
  4. Coleta de dados; ( Para que o seu trabalho fique completo, procure sempre saber algo mais concreto sobre ele, em entidades que trabalham com o assunto, em órgãos públicos que tenham dados de uma pesquisa já realizada, em sites de confiança e também no IBGE que é sem dúvidas uma das fontes mais concretas para quase todos os assuntos ao se tratar de pesquisas. Se você não tem como ir pessoalmente atrás destas informações, mande um e-mail explicando para que será útil a informação e sempre trate a pessoa que irá ler seu e-mail com o maior respeito possível, para que seja notada a seriedade de seu trabalho e a importância de sua pesquisa. Tenha sempre a internet como sua aliada. )
  5. Pesquise em outros trabalhos; ( Assim como eu disse no vídeo é de suma importância que você leia e entenda outros trabalhos já realizados que abordem o mesmo tema que você, para que assim você anote uma coisa que acha relevante ressaltar, para que novas ideias possam surgir, para conhecer formas de escrita e novas palavras, em suma para ter base. Os livros são sem dúvidas uma ótima base, mas eles não têm o mesmo objetivo de uma pessoa que quer falar sobre aquele tema e dar soluções práticas para que ele seja vigorado e entre em prática, os livros trazem muitas vezes estudos , ideias e principalmente referencias de outros estudiosos, mas muitas vezes não são sucintos como os trabalhos que apresentam um número máximo de páginas, então tenha sempre em mãos trabalhos já prontos para realizar pesquisas rápidas. Lembre-se de jamais copiar um texto, uma frase ou seja lá o que for sem fazer referencia ao autor. Copiar de um trabalho é plagio, copiar de um livro é crime, tome bastante cuidado.) 
P.s: Base das dicas: Livro Como Fazer Monografia na Prática por Takeshy Tachizawa e Gildásio Mendes, editora FGV. 


Então pessoal, por hoje é isso espero que tenham gostado das dicas.
Beijinhos da Lêeh 



You Might Also Like

4 comentários

  1. Ótimo post! Se eu fosse fazer monografia me ajudaria muito, mas minha faculdade exige dois trabalhos em cada período e no final não é preciso de monografia. o/

    Nem Paris Nem NY | Facebook |


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que maravilha , quem me dera poder fugir da monografia.
      Mas vou conseguir rs!
      Beijinhos

      Excluir
  2. Oi, Lêeh!
    Eu quase enlouqueci na época da escrita da minha monografia... O bom é realmente ter um roteiro de escrita para conseguir se organizar.
    Ótimas dicas!
    Beijo.
    Ana Karina
    http://daliteratura.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana minha linda, doida eu já sou imagina agora ?
      Ta a maior loucura.
      Mas vou me empenhar e vai dar tudo certo rs !
      Beijinhos

      Excluir