[Resenha #9] Aprendendo a Viver - Clarice Lispector
15:31

Número de páginas: 220
Editora: Rocco
Autora: Clarice Lispector
Avaliação: 5/5
Avaliação: 5/5
O que eu achei...
“(...) eu seria até capaz de fazer coisas ótimas, mas eu mesma as arrasaria depois.”
Esse foi o primeiro livro da renomada autora, que eu li, simplesmente acho que fiz a melhor escolha. Todas as crônicas de Clarice neste livro fazem você se sentir como amigo intimo dela, todas dizem um pouco de como ela é e se sente. A crônica que eu mais gostei se chama “Sou uma Pergunta”, ela só tem perguntas que fazem você refletir e passar um tempão pensando e relendo e lendo mais uma vez e outra, e com vontade de contar pra todo mundo. É um livro rápido de ser lido e não é nem um pouco cansativo, eu marquei várias partes do livro que é recheado de novos ensinamentos sem se tornar um livro auto-ajuda. Sem contar que a Editora Rocco fez uma edição magnífica, acho a capa simplesmente linda. Aí vão algumas partes do livro junto com o nome da crônica, caso queiram ler ela inteira. Dei 5 estrelas e acho que todos deveriam ler esse livro:
“À quem devo pedir que na minha vida se repita a felicidade? Como sentir com a frescura da inocência o sol vermelho se levantar? Nunca mais?
Nunca mais.
Nunca”
(Banhos de Mar)
“E as mascaras? Eu tinha medo, mas era um medo vital e necessário porque vinha ao encontro da minha mais profunda suspeita de que o rosto humano também fosse apenas uma espécie de máscara. (...) engoli com alguma dor meu orgulho que sempre fora feroz, e aceitei humilde o que o destino me dava de esmola.”
(Restos de Carnaval)
“(...) antes o sofrimento legitimo do que o prazer forçado.”
(Em Busca do Prazer)
“Ele não quis dormir pra não perder a sensação da vida.”
(Viver)
“Por que adeus?
Por que até o outro sábado?
Por quê?
(Eu sou uma Pergunta)
Desculpem pelo tamanho da resenha, eu me empolguei um pouco, mas eu gostei muito desse livro, recomendo totalmente. Beijos, Maria A.

4 comentários
Poxa amei a resenha, gostei de verdade e não ficou grande não está bem rápida de ler e ótima para expressar tudo que precisava passar. Eu não gosto muito da Clarisse, porém por incrível que pareça fiquei com vontade de ler algo dela.
ResponderExcluirBeijos Mary,
~Lêeh
Amei sua resenha até me de uma grande vontade de ler hehe Nunca li Clarisse Lispector.
ResponderExcluirAi meninas, obrigada, eu me esforcei ao máximo pra demonstrar o quão bom é esse livro, não coloquei nem metade de tudo que eu grifei. Se vocês nunca leram Clarice e querem começar com alguma livro, comecem com esse... MUITO BOM!
ResponderExcluirBeijos da Maria :*
Meu ovo
ResponderExcluir