Oi pessoal, tudo bem por ai ?
Recentemente li um livro chamado "Mude seus hábitos, mude sua vida: A felicidade e o sucesso começam onde os maus hábitos acabam! " nele o autor citou o Dr. BJ Fogg , da Universidade de Stanford do qual relata em seus escritos o costume de implementar micro hábitos em sua rotina.
Um dos exemplos citados no livro é passar fio dental em apenas um dente por dia. Claro que eu pensei que era uma coisa bem louca, mas a explicação me convenceu. Vamos refletir: Ao passar o fio dental em apenas um dente por dia, caso tivesse um compromisso ou algo mais demorado, realmente a pessoa passaria o fio em apenas um dente e pronto, hábito cumprido. Porém, se a mesma tivesse um tempo a mais, já estando ali poderia passar nos demais dentes, sem que isso fosse uma obrigação.
Notei que me cobrava demais para cumprir coisas que não estavam mais na minha rotina e das quais eu nem tinha tempo para fazer. O que me frustrava bastante, tendo em vista, que iam para meu planner e acabavam no final do dia como tarefas não cumpridas.
Nesse mesmo livro, o autor relata que o Dr. Fogg, acrescenta 3 mini-hábitos em sua rotina de cada vez, pois após virarem realmente hábitos é mais fácil iniciar outros 3 e assim por diante. Tem uma frase que gosto muito e ouvi em uma palestra que dizia " se você fizer 1% por dia, ao final de um mês terá feito 30% e ao final de um ano terá feito 365% " É estranho pensar que a mudança acontece aos poucos, e para os ansiosos isso é quase uma tortura. Mas, demoramos para nascer, demoramos para andar, falar, etc. Porque com as outras coisas da vida seriam diferentes? Não tem jeito, precisamos ser mais pacientes e começar com o que conseguimos.
Então, cá estou eu para lhes dizer quais mini-hábitos quero pôr em prática.
Minha lista tem 6, porém estou em fase de teste, para ver quais os 3 que irei focar no momento.
- Fazer 2 min de alongamento por dia;
- Uma foto no insta por semana;
- 10 min de leitura por dia;
- 5 min de sol por dia;
- 2 Salmos por dia;
- Comer 2 frutas por dia;
Nenhum comentário:
Postar um comentário