Eiii pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim !!
Vamos continuar nos cuidando para que esse momento ruim passe logo ♥
Recentemente fiz um post no instagram @maetoescrevendo , falando sobre como temos uma gama muito grande de livros com temas pesados que ficamos sabendo apenas quando começamos a ler.
Alguns dos que falarei aqui, possuem algo relacionado na sinopse ou na capa, mas mesmo assim, achei válido comentar com vocês quais as sensações que tive ao lê-los.
Eventualmente esse post pode conter spoiler, nada que estrague a narrativa do livro, mas achei prudente traze-los para que saibam o que vão encontrar ao ler esses livros. Assim, fica a critério de cada um embarcar nesta leitura ou não.
Preparados ?
Então vamos para a listinha de livros mais perturbadores que já li.
Infanto juvenis
Titulo: A balada da lua azul
Autora: Isabel Vieira
Páginas: 84
Skoob: Clique aqui
Este livro foi lido por mim quando eu ainda estava na adolescência e me marcou tanto que me recordo de sua história até hoje. A balada da lua azul é um rave que ocorre durante diversos dias, e ao longo do livro vamos ser apresentados a muitos jovens que vão frequentar ou não essa rave. Os temas nele abordados são: drogas, gravidez, eutanásia, responsabilidade, amizade e outros. Considero-o um livro pesado , pois li quando tinha 14/15 anos e foi tão chocante que confesso repensar muitas vezes para quais locais vou e as pessoas com as quais me envolvo. Traz uma grande reflexão e eu chorei tanto que quase desidratei.

Titulo: Depois daquela viagem
Autora: Valéria Piassa Polizzi
Páginas: 279
Skoob: Clique aqui
Neste livro, também lido na minha adolescência, vamos conhecer um pouco da história da própria autora. Aqui Valéria, vai abordar seu primeiro relacionamento e o que ele trouxe para sua vida. Vamos descobrir ao longo da narrativa como era ter AIDS quando a doença ainda era novidade. O tema em si é pesado, porém a história é contada com bastante leveza, até por ser destinado ao público adolescente.
Em Ponte sobre o abismo, vamos conhecer a Larissa. A jovem sofre uma repreensão muito grande em casa por conta do pai ser muito autoritário. E com isso , resolve fugir. Ao longo da narrativa vamos vendo a angustia dos pais sem terem noticias do paradeiro da filha. E vários assuntos surgem ao longo do livro, será que Larissa virou Prostituta ? Está se drogando? Ainda está viva ? Saiu por conta própria ou conheceu alguém ? Em meio a um suspense , vamos nos angustiando junto aos pais , porém compreendendo o lado de Larissa. Mas o livro apresenta muitos gatilhos para quem possuí problemas familiares.
Biografia / diário
Titulo: O doce veneno do escorpião
Subtitulo: o diário de uma garota de programa
Acredito que esse é um dos livros mais polêmicos que já li. Confesso tê-lo lido bem antes de sair o filme e que sempre tive curiosidade para saber mais sobre a história da " Bruna". Para quem não sabe o nome Bruna Surfistinha é um pseudônimo , similar a um nome de guerra. Neste diário vamos conhecer cada detalhe da vida da autora e de como ela por vontade própria deixou de viver com uma família de classe média, para se tornar garota de programa. O livro é bem real e cru, portanto, têm cenas fortes de sexo, de abusos ( dos mais diversos tipos ) e também de como as drogas acabaram com toda uma fama , num piscar de olhos. Mas, vai falar também como a Patricia deu a volta por cima e deixou de ser garota de programa. Assim como o filme, é preciso ter estomago e mente aberta para ler esse livro.
Titulo: Ísis Americana
Subtitulo: A vida e a arte de Sylvia Plath
Sempre quis ler algo sobre a Sylvia e minha primeira experiência foi ler uma biografia sobre a autora. Confesso que esse livro mexeu tanto comigo que levei um ano lendo ele. Li em doses bem pequenas por mês pois mesmo que não fosse exatamente a autora falando sobre sua vida, a história da mesma é muito forte. Nessa biografia vamos ter temas como depressão, relação familiar conturbada, estupro , submissão , relacionamento abusivo e suicídio. É preciso ter muito cuidado ao iniciar essa leitura, pois ela pode trazer muito gatilhos.
Para quem tiver interesse , segui minha resenha completa sobre o livro.
Para quem tiver interesse , segui minha resenha completa sobre o livro.
Titulo: O diário de Zlata
Subtitulo: A vida de uma menina na guerra
O diário de Zlata é um relato feito por uma criança, assim como O diário de Anne Frank. Estes dois diários vão relatar a guerra pelo olhar de uma criança. O tema por si só já é muito pesado. Mas ao contado por uma criança que passa por isso diariamente torna o livro sufocante.
Bem pessoal, essa é minha primeira lista de livros pesados , com gatilhos , mas que possuem uma boa escrita e que transmitem uma mensagem importante e que caso vocês tenham um bom psicológico eu super indico.
Comprando qualquer um desses livros com o link de compra da Amazon que está neste post, vocês me ajudam com uma pequena comissão e não pagam nada a mais por isso.
Espero que tenham gostado do post e logo voltarei com uma parte 2.
Se tiverem algum livro para indicar , deixem aqui nos comentários e não deixem de me falar se já leram algum desses e o que acharam.
Beijinhos da Lêeh ♥
- Mandem ideias de post e assuntos que querem saber aqui no blog, eu leio tudo com muito carinho e com certeza se a ideia estiver ao meu alcance , virará post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário