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2.5.18

[ ESTUDOS #1] Como dar conta de estudo, trabalho e vida pessoal

Oi pessoal, tudo bem com vocês ? 
sei que estou sumida, mas não vim aqui tomar o tempo de vocês com justificativas. Se tem uma coisa que aprendi neste tempo longe é que o tempo é muito valioso, e desde já agradeço por estarem aqui gastando o tempo de vocês lendo este texto. No final, espero  ajudar de alguma forma. 

Sem enrolar muito , vamos ao assunto de hoje. 
COMO DAR CONTA DE FAZER TANTOS AFAZERES DIÁRIOS? 
me faço esta pergunta diariamente a mais ou menos 2 meses, e já pensei em diversos métodos e maneiras de literalmente dar conta de estudar, trabalhar e ainda ter o mínimo de vida social que o tempo livre me permite. E entre uma terapia e outra cheguei a diversas conclusões pouco claras que no fundo me fizeram ficar ainda mais confusa sobre como eu faria para conciliar tanta coisa em tão pouco tempo. 

Eis que como num piscar de olhos eu cheguei a uma conclusão que estava ali na minha cara o tempo todo. EU NÃO DAREI CONTA DE TUDO, e está tudo bem. Nem Deus conseguiu criar o mundo em 1 dia, porque eu , uma simples estudante tentando ganhar a vida iria conseguir dar conta de fazer muito mais do que o meu corpo me permite? 

Mas vocês devem estar se perguntando porque afinal eu estou fazendo este post se não vim trazer uma solução para um problema que notoriamente não abala somente a mim ? Bom, posso não ter a solução propriamente dita, porém acredito que tenha o primeiro passo. 

Depois de ler muitos livros , ver diversos vídeos, tentar milhares de métodos e de encher o saco da minha terapeuta eu notei que somente um passo pode fazer com consigamos fazer tudo que temos em mente e ainda ter mais tempo para o nosso lazer. 

E como nada é fácil , este passo começa com uma ORGANIZAÇÃO. 
Vou direto ao ponto e listarei o passo a passo para que vocês e eu consigamos dar conta de tudo sem perder aqui ou ali, ok ? 

Primeiro passo : Organize sua vida 

Da forma mais simples possível, para que você não perca tempo pensando em qual caneta usar ( digo isso, pois eu perco bastante tempo escolhendo a caneta, o papel etc. então, vamos ser práticos e usar o básico, um lápis ou uma caneta e uma folha )

Pegue uma caneta/ lápis e uma folha qualquer e liste tudo que você precisa fazer num prazo de 15 dias, mas é TUDO mesmo. Desde lavar o cabelo até entregar um trabalho com data marcada.

Agora pegue sua lista e separe em grau de importância. 
URGENTE : Para tudo aquilo que tiver uma data limite próxima;
IMPORTANTE : Para tudo aquilo que tiver uma data limite porém não muito próxima;
PRECISA SER FEITO: Para tudo que você precisa fazer, mas não tem uma data limite;
QUERO FAZER: Para tudo aquilo que não tem data limite e também não tem muita importância, mas que você já quer fazer a um tempo e ainda não conseguiu ( exemplo: ir ao cinema );
ELIMINADOS: Para tudo aquilo que não tem data de entrega, que você está adiando a mais de 3 meses e se você fizer ok, mas se não fizer tudo bem também. Elimine essas tarefas ou peça alguém para faze-las por você. 

Lista feita com graus de prioridade separados, é hora de começar os trabalhos.
Pegue 3 tarefas da sua lista de URGENTE e dê total prioridade a elas, até que estejam totalmente concluídas. Não tente abraçar o mundo e fazer toda a tarefa de uma só vez. Divida sua tarefa em pequenas partes. Vamos a um exemplo:

TAREFA : Preciso entregar um trabalho de Legislação 

1. o primeiro ponto é reescrever a tarefa de forma que você entenda o grau de importância dela. 

Reescrevendo : TAREFA - ENTREGAR TEXTO DE MAIS DE 20 LINHAS DE LEGISLAÇÃO ATÉ O DIA 04 DE ABRIL ÀS 16 HORAS. 

Colocar a data e a hora limites para uma tarefa mesmo que ela não possua, irá lhe ajudar a cumprir o que é preciso ser feito. Pois entregar um trabalho é muito vago, mas entregar um trabalho de mais de 20 linhas até tal dia e tal hora é bem mais especifico e lhe dá uma noção do tempo e do trabalho que terá pela frente.

2. o segundo ponto é listar o passo a passo de como você irá confeccionar este trabalho. Para que tenha noção do tempo que ele irá demandar. 

Exemplo:
1. Colocar matéria em dia antes de iniciar o trabalho, para não tirar nota baixa;
2. Fazer pesquisa sobre tema do trabalho para elaborar um texto coerente;
3. Fazer um esboço da redação do trabalho;
4. Pedir um amigo que leia ou ler o texto para alguém para ter ideia se o texto ficou compreensível;
5. Digitar o texto de acordo com as normas exigidas;
6. Enviar o texto para correção.

Com a lista dos seus passos, ficará mais difícil se perder no que é preciso ser feito e bem mais difícil também não saber por onde começar a tarefa. 

Faça o passo a passo para as 3 tarefas mais urgentes que você têm e assim que for eliminando tarefas, vá incluindo novas. Sempre 1 por 1, terminou uma inclua uma, e assim por diante. Deixe sempre listado de um dia para o outro, no máximo 6 tarefas. 3 Urgentes e que vão lhe demandar mais tempo, 1 importante que você pode iniciar, mas não necessariamente concluir. 1 que precisa ser feito e por fim deixe a que quer fazer como uma especie de recompensa. Escreva ao final de sua lista: Se eu conseguir cumprir as 3 tarefas Urgentes e iniciar a tarefa importante irei me recompensar indo ao cinema. 

Algumas tarefas são "chatas " de serem cumpridas e nos geram uma carga alta de estresse, então ter uma recompensa no final pode gerar uma alegria revigorante para que no dia seguinte você volte com energia em dobro para cumprir suas tarefas. 

Mas lembre-se: nem tudo sempre saíra do jeito que queremos, então cobre-se menos. Fazer pouco é melhor do que não fazer nada. 

Segundo passo: Mantenha sua lista de tarefas atualizada 

Manter sua lista de tarefas atualizada e com o grau de importância sempre ao lado irá lhe ajudar a manter a organização e a não perder prazos ou se enrolar com as diversas tarefas do dia a dia. 

Terceiro passo : Não tente fazer mais do que é possível 

Nós temos uma mania enorme de querer abraçar todas as oportunidades que nos são dadas, e é exatamente ai que começamos a perder as melhores chances. Pois para fazer algo, precisamos de tempo e se tivermos muitas tarefas , teremos ponto tempo para cada uma e acabaremos fazendo todas elas de qualquer forma. Para que simplesmente sejam feitas. 

Então vamos combinar assim: vamos dar prioridade as coisas e fazer tudo em seu tempo. Se necessário faça um gráfico da sua vida veja como anda sua saúde, sua espiritualidade, sua vida amorosa, seu trabalho, seus estudos, sua vida financeira , seu sono etc. Faça um gráfico dando notas de 1 a 10 para estas áreas e note se dá para por exemplo, tirar duas horas do seu sono para fazer um curso que você acha que será bom para sua vida profissional. Ou se vale perder o almoço de domingo com sua família, porque você precisa estudar para aquele curso online que o seu chefe perguntou se alguém queria fazer e ninguém quis, mas você achou que não tinha problema incluir na sua lista enorme de tarefas. Bom, em suma, priorize o que lhe faz bem e o que você irá fazer bem, porque têm tempo para tal tarefa. 


Bem pessoal, estes são os três passos que acredito serem o ponto de partida para iniciar uma vida boa, sem ter muitas tarefas acumuladas das quais você nem sabe por onde começar. Este sem dúvidas foi um post para mim e também para vocês. Darei inicio a prática efetiva destes 3 passos e espero que dê certo. Me contem se fazem, já fizeram ou irão fazer estes passos para conseguir um melhor exito na vida acadêmica, profissional e pessoal. 

Espero que tenham gostado e que possam por em prática. Lembrando que cada um sabe de seus afazeres e que talvez somente 6 tarefas por dia seja pouco, mas nada impedi que possam adaptar os passos para sua melhor utilização. 

Fico por aqui, Mil beijos da Lêeh ♥ 

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