5 dicas que como começar a se organizar - Blog - Estudos - Trabalho - Pessoal
17:34
Boa tarde pessoal, como vocês estão?
Hoje eu vim trazer 5 dicas bem práticas para vocês começarem a se organizar, para poder ter uma vida tranquila e com tudo em dia.
As dicas que eu vou deixar aqui funcionam muito bem comigo, mas não são 100 % de certeza de que dará certo com vocês, até porque eu não sou nenhuma especialista no assunto, porém confesso que leio bastante sobre e também tento ao máximo tirar uma coisa ou outra de livros, posts, jornais etc. No decorrer dessas leituras eu vou adaptando ideias que eu sei que podem funcionar para mim. E que realmente funcionam bastante e me ajudam a manter minha vida sobre controle. Além claro de eu ter tempo para tudo .
Vamos as dicas :
1 - Qual o seu melhor horário para realizar tarefas ?
É uma pergunta, mas vocês vão entender. Pensem assim: Eu gosto de ler depois de dormir, gosto de ver filmes depois do almoço , gosto de estudar de noite, gosto de escrever no blog de manhã, gosto de trabalhar cedo e acabar minhas coisas rápido.Enfim, pense e anote tudo que você gosta de fazer e os horários.
Eu por exemplo, vejo vídeos e posts pela manhã ( Depois de acordar. Estipulei um horário fixo para eu acordar e tento segui-lo a risca, 9:30 eu preciso estar acordada ) porque não gosto de acordar cedo e tenho sérios problemas com isso, além de não funcionar pela manhã. Depois do almoço eu descanso de 15 a 30 minutos e vou fazer algo no blog ( ler, tirar fotos, preparar posts, fazer vídeos etc.), quando é mais ou menos 16 horas eu tomo um banho e vou estudar, até mais ou menos 21 horas ( Caso estude em casa além da faculdade ou escola, não estude mais de 4 horas direto, além de cansar você não irá aprender nada, estude no máximo 3 horas dando intervalos de 15 a 20 minutos a cada uma hora). Depois faço outras coisas, como responder e-mails, organizar o meu dia seguinte, e outros, até a hora de ir dormir que é mais ou menos 1 hora da manhã. Porém eu não trabalho e faço faculdade a distância. Então pense bem no tempo que você tem para você e estipule horários.
Tenha tempo para ler, para ver um filme, para estudar, para ir a escola, para trabalhar , para Tudo. Se você acha que pode se perder, anote. No inicio eu anotava até a hora de tomar banho.
Lembrem-se que em 2014 eu trabalhava, fazia duas faculdades, tinha blog, lia mais de 5 livros por mês , ia ao cinema todo final de semana, saia para festas, tinha que visitar família ( minha e do meu namorado), fazia curso, e tudo isso dava tempo. Então se eu consegui, acho que todos conseguem.
2 - Tenha uma agenda / calendário.
Ter uma agenda não é frescura, é saber se organizar. Em uma agenda você pode anotar de tudo, coisas que precisa fazer e não pode deixar para depois, dias de provas, festas, trabalhos a entregar, ideias para posts etc. Se você acha que com mais de uma agenda pode se enrolar, então teste realmente utilizar apenas uma única agenda para tudo ( escola/ faculdade, trabalho, blog, finanças ... ), se preferir pode ter uma para cada coisa ( eu faço assim, para não misturar ). Mesmo que você esqueça de anotar tudo, sempre, tire um dia , sexta feira por exemplo, e anote tudo que for relevante em sua agenda. Com certeza você nunca mais vai dizer para um amigo que vai sair com ele e depois não poder por ter que estudar para uma prova.
Tenha também um calendário do mês onde possa anotar coisas mais importantes e que não podem ser adiadas de maneira alguma. Utilize sempre uma única palavra, pois uma palavra mostra um grau de importância maior que uma frase.
3- Quando estiver fazendo uma coisa, esqueça a outra.
Essa é uma dica muito importante, quando estiver fazendo algo pense apenas naquilo. Se você está lendo um livro pensando na prova do dia seguinte, você não vai associar o que está lendo e muito menos fazer uma boa prova. Se você tem tempo para tudo, não se preocupe com o que vai fazer daqui a pouco ou com o amanhã. Faça o agora.
Precisa trabalhar de 8 da manhã até às 4 horas da tarde, apenas trabalhe. Se necessário desligue a internet do celular e foque no seu trabalho, se você ficar com a cabeça fazendo paralelos, a hora irá passar e você estará acumulando serviço desnecessário para o dia seguinte.
Então pense no seguinte, faça uma coisa de cada vez e foque naquilo. A hora que você acabar, ai sim você pensa no dia seguinte, nas redes sociais etc.
4- Tenha metas.
Estipule metas a serem cumpridas na semana e sempre tenha uma recompensa para cada meta cumprida. Um exemplo: se você gosta muito de ler e está com a meta de estudar 3 capítulos da matéria que você menos gosta na segunda feira e na terça, estipule que você só poderá ler algum livro depois de ter lido os 3 capítulos e entendido, por que também não adianta estipular uma meta e correr com ela, fazer tudo de qualquer maneira só por conta da recompensa. Isso irá te estimular a fazer algo que não gosta, para ter depois algo de que gosta muito.
5- Tenha dias e horas para realizar tarefas.
Essa é com certeza a dica que
realmente muda tudo. Vou tentar explicar dando a minha vida como exemplo. No
momento eu faço faculdade a distância e tenho 8 disciplinas, cada disciplina
tem 2 livros para ler, entender, e resolver os exercícios. Possuo parceria
com alguns autores nacionais e preciso ler e resenhar os livros. Tenho parceria
com editoras e também preciso ler e resenhar os livros. Estou participando de
vários desafios literários. Tenho namorado. Preciso visitar minha família e
amigos. E minhas provas e aulas na faculdade são aos finais de semana.
Então eu faço exatamente o
seguinte:
Sábado e domingo são dias
reservados a minha família e namorado, caso eu precise fazer prova ou
ir as aulas da faculdade aos sábados tento organizar para sair com meu namorado
depois que eu voltar ou nos vemos no outro fim de semana. ( Você também
precisa ter prioridades, as provas são feitas uma única vez, minha família e
meu namorado posso ver outro dia ).
Todos os dias da semana de
manhã, eu acordo entre 9:30 e 10:00 ( se eu acordar depois esqueço o
que eu ia fazer pela manhã e sigo o que tinha planeja para o resto do dia)
, como eu disse antes o horário da manhã para mim é praticamente nulo. Então me
atualizo nas coisas que eu gosto, como ver vídeos ainda não visto de canais no
youtube, pesquisar ideias de post, ver posts novos, responder e-mail e conferir
se tem algo novo na plataforma da faculdade ( Geralmente os professores
postam tarefas a fazem online de madrugada ou pela manhã bem cedo.)
Todos os dias da semana
depois do almoço ( início entre 13:30 e 14:00 horas ) eu vou
fazer algo relacionado ao blog, como ler algum livro, tirar fotos para posts,
gravar vídeos, e também em um dia especifico tento fazer vários posts e deixar
pronto. Normalmente se eu estiver com minha organização em dia, eu uso um dia
para tirar fotos, um dia para gravar vídeos, um dia para fazer posts e assim
por diante. Porque consigo ter tudo que quero e no final tenho a semana inteira
de postagens pronta.
Todos os dias da semana no
horário da noite ( entre 16 horas e 21 horas ) eu me forço a
estudar, mesmo que eu não queira eu tento fazer ao máximo para ler algo, eu
sempre coloco esse horário de 16 Às 21 para que se eu procrastinar mesmo
assim tenha mais ou menos 3 horas para estudar.
Todos os dias depois de
estudar eu vou conferir as minhas redes sociais ( mesmo que elas
estejam ligadas o dia todo), esse é o horário que eu dedico a conferir cada
detalhe que deixei passar nos meus intervalos durante o dia, confiro tudo,
respondo e mando e-mails, e por fim vou fazer algo que me dê vontade. Pode ser
ler, ver um filme, pesquisar algo ou até mesmo continuar estudando, muitas
vezes o assunto está interessante eu continuo estudando. Eu amo ver vídeos no
youtube então passo muito tempo também assistindo.
Eu também procuro adiantar ao máximo as
coisas, faço hoje o que tinha para fazer amanhã se eu puder. Pois imprevistos
acontecem e você deve estar preparado. Então nunca deixe nada para depois, pois
irá acumular e você terá por exemplo que perder noites de sono e se privar de
ver família, namorado, curtir amigos e entre outros. Ter horários é essencial
para quem quer ser organizado.
Bom se pegar no mínimo duas dicas dessa e aplicar ao seu dia a dia , tenho certeza que algo já irá mudar.
Então espero que tenham gostado.
Beijos <3
3 comentários
Achei as dicas ótimas e algumas vão funcionar muito bem pra mim! Esse mês já está "perdido" mas em Março vou passar por aqui outra vez e começar a usar algumas dessas dicas! Prefiro mil vezes o resultado das coisas quando faço com tempo e dedicação!!!!
ResponderExcluirObrigado pelas dicas,
Abraços!
http://braincandybc.blogspot.com.br/
Oi Le
ResponderExcluirEstipular horários tão fixos assim não funciona muito bem comigo, mas que bom que funciona pra você. Eu tento ser o mais organizada possível com tudo, mas nem sempre consigo e, muitas vezes, acabo ficando perdidinha. Adorei suas dicas e vou tentar colocá-las em prática.
Beijos
Vidas em Preto e Branco
Adorei as dicas! "Ser organizada" tem sido não só um desejo mas também uma necessidade para mim. Seu blog e vídeos do YOUTUBE estão me ajudando muito. Parabéns pela iniciativa ����
ResponderExcluir