SINOPSE
Ambientado numa época “atemporal” a história remete a um ideal utópico liderado por um sistema autoritário, chamado Hegemonia. As pessoas são submetidas a uma ressocialização disciplinar, onde tramitam os costumes de submissão arcaicos. Há regras, cumpra-as! Quem for contra o sistema, é contra sua própria vida. Segredos virão à tona. Vidas estarão em jogo. O futuro da nação dependerá exclusivamente de seus próprios pertencentes. Não há como burlar o sistema, tampouco, querer derrubá-lo. Então... Aja dentro das leis e será recompensado. Permitir ser uma cobaia do sistema ou lutar secretamente por uma liberdade que nunca desfrutou? Não sabemos... "Você está sob nosso controle, nada que fizer o tirará daqui".
QUOTE CAP. 5
— Ficou louco? – ela usa um tom repreensivo na voz.
— Mas eles são… – ela me interrompe.
— Eu sei o que são. E é por isso mesmo que não deve encará-los, nem olhá-los diretamente nos olhos.
QUOTE EXTRA
“Seria ridículo não dizer que o maior poder que continham não era o da força física; mas sim, uma persuasão capaz de romper conceitos morais de uma sociedade alienada, impregnada de valores midiáticos e seguindo a merdinha da moda imposta”.
CARACTERÍSTICAS DO LIVRO
200 páginas
Ano/2013
AUTOR
Pedro Paulo, 17 anos, Recifense. Gosta de literatura fantástica e temáticas sociais. Suspense, terror, mistério. Lançou na bienal dia 09/10/13
CONTEXTUALIZANDO
A história mistura características imagéticas e reais. Uma coisa complementa a outra para que a história seja fundamentada. A história foi ambientada nas cinco regiões do Brasil, tendo uma temática nacional. Há guerra, guerreiros, luta... É como uma distopia.
ALGUNS PERSONAGENS
Vegana: Garota de 16 anos, que praticava arco e flecha como modalidade competitiva em torneios. Assim que ocorreu o ataque, se viu entre o dilema de utilizar suas habilidades para matar ou não pessoas.
Nicolas: Playboy brigão. 17 anos, é o tipo de cara que resolve tudo mano a mano.
Atália: Calculista e sagaz. Sabe exatamente a hora de agir.
Tadeu: Lerdinho que dá descontrai os momentos tensos.
O que acharam Sem Fronteiras? Eu particularmente desejo muito ler este livro. E para aguçar ainda mais a nossa curiosidade, fiz um bate-bola com ele. Vamos conferir?
ENTREVISTA
#XeiqueDj (Igor): Podemos começar?
Pedro Paulo: Sim
#XeiqueDj (Igor): Ok. Como você se interessou pela leitura? Que idade tinha?
Pedro Paulo: Desde pequeno. Influência da família. Cresci ouvindo estórias da mãe que instigavam esse meu lado literário. Só vim gostar realmente de ler, quando tinha uns 12/13 anos, quando li "Coraline" do Niel Gaiman .
#XeiqueDj (Igor): Interesante. Quem nunca ouviu estórias de familia, principalmente sobre alguem conhecer uma pessoa que é lobisomem, ou que já viu o chupa-cabra -qqq. Ultimamente andei comprando alguns livros dele, só me falta tempo para lê-los.
(Risos)
Pedro Paulo: Pois é. (Risos)
#XeiqueDj (Igor): E de onde surgiu a ideia de escrever seu próprio livro?
Pedro Paulo: Do acúmulo de experiências como leitor. Fui me interessando pela escrita, vendo que ela continha uma forte fonte de expressão e que poderia ser utilizada como ferramenta de instrução e transmissão de ideias. Dai, juntei minha vontade de "acordar" o mundo pra realidade. O resultado foi a Sociedade do Medo.
#XeiqueDj (Igor): Por essa resposta podemos perceber que você é uma pessoa bem culta, achei isso bem interessante em você.
Pedro Paulo: Obrigado!
#XeiqueDj (Igor): O seu livro, reflete livros que gosta?
Pedro Paulo: Sim. Apesar de eu ter escrito com minha linguagem, sem se preocupar em "receitas de bolo", o livro assemelha-se a alguns que gosto, como jogos vorazes, por exemplo.
#XeiqueDj (Igor): Hum, agora estou ficando com mais vontade ainda de ler teu livro (Risos). Qual teu livro predileto?
Pedro Paulo: O Menino do Pijama Listrado.
#XeiqueDj (Igor): Escolha peculiar. E por que essa escolha?
Pedro Paulo: Temas reais me interessam bem mais que os fantásticos. Mas gosto, porque o escritor soube falar a realidade de forma fantástica!
#XeiqueDj (Igor): Adorei sua percepção! Qual o trecho, frase ou paragrafo favorito de seu livro?
Pedro Paulo: Tem um que reli umas dez vezes depois que escrevi. É no último capítulo, e tem spoiler :'(
#XeiqueDj (Igor): Como a maioria odeia spoiler (incluindo eu ) vamos deixar essa pergunta para lá.(Risos)
Pedro Paulo: (Risos) Gosto dessa parte também:
"Frida possuía uma estatura abaixo da comum, contudo, um carisma nato que transbordava em suas palavras e gestos. De pele clara, cabelos loiros ondulados, olhos pequeninos, como quem utiliza óculos e quando os retira mostra quão diferente é sem eles. Uma tatuagem desenhava sua mão direita e um fino tom de voz perpetuava sua presença."
#XeiqueDj (Igor): Gostei dessa parte também.
Pedro Paulo: \o/
#XeiqueDj (Igor): Caros leitores, agora vou entregar a vocês uma curiosidade. Confesso que já nos conhecemos, infelizmente não pessoalmente. Mas acreditem, esse ser ao qual estou entrevistando, me honrou em seu livro. Como assim? Ele simplesmente colocou o meu nome em um personagem. Pois é.
Poderia nos mostrar uma passagem onde ele aparece?
Pedro Paulo: (Risos) "Igor Viana, o nome do garoto me vem à cabeça. Será que ele conseguira pessoas o suficiente, crédulas, para se afirmar ao plano? Já estávamos prestes a descobrir isso."
#XeiqueDj (Igor): Me digam se isso não é uma honra, fiquei extremamente lisonjeado (morram de inveja -sqn). (Risos)
Para finalizar nossa entrevista. O que espera dessa sua nova aventura como escritor?
Pedro Paulo: Espero que consiga transmitir algo proveitoso às pessoas. Que possa contribuir na construção de um mundo mais pensante e atuante, seja politicamente, socialmente ou humanamente.
#XeiqueDj (Igor): Vemos que é um homem de visão, gostaríamos que existissem mais como você
Pedro Paulo: Olha tu ai!
#XeiqueDj (Igor): (Risos) Muito obrigado, mas não sou tanto assim.
Infelizmente encerramos nosso bate papo por aqui.
Foi um enorme prazer conversar e conhecer um pouco mais sobre você e tua obra. Está de parabéns.
ótima pessoa e um ótimo autor também.
Pedro Paulo: Ah, valeu cara.
E esse é o nosso mais novo autor parceiro. O que acharam dele e do livro dele? Deixem seus comentários!
Eu quero esse livro, eu quero esse livro, eu quero esse livro! Ha'
ResponderExcluirCARA QUE DE OUTRO MUNDOOO, EU QUEROOOOOOO !!!
ResponderExcluir:D
~Lêeh