Pages

Páginas

18.4.14

[ Resenha #55] Cilada - Harlan Coben

Titulo: Cilada
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Nº de páginas: 271
Avaliação: 4,5/5

Sinopse: 
Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios. Harlan Coben mais uma vez deixa o leitor sem ar. Cilada fala de culpa, luto e perdão em uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes. Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página.

  ------------------------------------- ♥ -----------------------------------

Alguém por ai é muito medroso? Bom, se vocês não são eu sou, e foi por isso que talvez eu tenha demorado tanto para começar a ler meus livros do Harlan Coben. Confesso que estou amargamente arrependida de tal feito. Depois de ler o maravilhoso juvenil O Ultimo Homem do mundo da autora parceira Tais Cortez, eu resolvi me aventurar em um gênero que eu não tenho habito de ler e comecei muito bem. 


Como o nome já diz o livro é repleto de mistérios e todos eles são supostas Ciladas. No primeiro momento da escrita em primeira pessoa conhecemos o Dan Mercer, um assistente social que cuida e ajuda um grupo de crianças. Dan logo no inicio do livro é acusado de ser pedófilo por uma jornalista de um programa de tv que dá bastante ibope para casos que envolvem escândalos. 

Quando chegamos a parte um do livro, já podemos começar a entender umas coisas que estão começando a acontecer de forma misteriosa, ainda quando no prologo onde Dan narra, ficamos sabendo do desaparecimento de uma jovem de 17 anos e que aparentemente nada tem a ver esse sumiço com o fato de Dan ser acusado de pedofilia. 

" Márcia sabia a verdade desde o primeiro dia. Sabia que, tal como dissera Pete Zecher, algo havia acontecido à sua filha. Algo de muito ruim. " p.50 



Já fazem 3 meses que ninguém sabe nada sobre a jovem desaparecida e Dan está sumido. Wendy, a jornalista, está desconfiada de que ele não seja verdadeiramente um pedófilo e é a partir desta suposição que o livro começa a ser narrado em terceira pessoa, e os suspeitos começam a entrar em cena. 

Quando a jornalista começa por conta própria a revirar os fatos e a desconfiar de tudo e de todos é que a história toma uma rumo eletrizante e que te faz não ter vontade de parar. 

" Ele não era um tarado, um estuprador, mas ... " p.141

Ao contrário do que eu achei de que ficaria com medo e tudo o mais o livro é bem tranquilo, tem partes fortes mas nada que faça você morrer de medo, dá um certo nervoso os fatos porém a única vontade que me deu pelo menos foi de continuar lendo para saber o que ia acontecer. No decorrer da narrativa, você conhece muitos personagem, aparecem alguns policiais, a família da Jornalista, a família da ex - esposa do Dan e vários outros personagens secundários muito importantes para história. 

" Uma vez um professor perguntou à turma qual seria o barulho mais terrível do mundo. Um homem urrando de dor? Uma mulher gritando de medo? Um tiro? Um bebê chorando? Sabe o que ele disse? " O barulho mais terrível do mundo é quando você está sozinho em casa, no escuro, e de repente, do nada, alguém dá descarga no andar de cima."" p.224


O que mais me motivou a continuar a leitura é que o Dan é assinado " sem nenhum motivo concreto", ( isso não é spoiler, têm na sinopse do livro), e somente ele parecia ter as respostas do sumiço da menina e da emboscada que armaram para ele, depois de sua morte Wendy se vê totalmente encurralada, mas cá para nós os jornalistas quando querem algo vão até o fim e isso com certeza não ficaria sem ser desvendado. 

" [...] nunca se pode ter certeza absoluta a respeito de outra pessoa. " p. 204

Claro que como em todo suspense ( pelo menos os que já li) no final o assassino não é quem você imagina, e isso acontece o tempo todo. Sou capaz de listar a quantidade de suspeitos que passou pela minha cabeça e a quantidade de vezes que errei , isso as vezes é frustante mas dá uma emoção a mais na leitura. 

Gostei bastante da escrita do autor e o livro é ótimo. A diagramação é simples e a capa tem tudo a ver com um dos mistérios que envolvem o livro. 

------------------------------------- ♥ -----------------------------------

Bom pessoal, espero que tenham gostado e que leiam o livro eu super indico a quem curte o gênero e para quem esta começando, pois eu que sou medrosa consegui ler, então acho que todos conseguem. Só talvez decepcione um pouco quem lê suspense a muito tempo e esta acostumado a muita ação. Afinal o livro não tem nada muito agitado é baseado mais em investigações mesmo. 

Beijinhos da Lêeh 

26 comentários:

  1. Parece ser um livro muito bom, eu não sou medrosa, e adoro essas histórias de mistério rsrs.

    http://luxoincrivel.wordpress.com/
    Beijo Luxuosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então é um prato cheio para você corre logo e compra o seu e se delicie com a leitura esse livro é demais.

      Beijos flor

      Excluir
  2. Oi ^-^
    Sou louuuco pelos livros do Harlan haah sua resenha ficou ótima ;)
    Mas acho que ainda não posso ler esse livro UHSADHSAIOASUD
    '' Sou capaz de listar a quantidade de suspeitos que passou pela minha cabeça e a quantidade de vezes que errei , isso as vezes é frustante mas dá uma emoção a mais na leitura. '' To mais curioso ainda hahaah , sou doido por livros de suspense :3
    Espero ler logo esse livro :3
    Beeijos !
    Um Grande Vício Literário *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luan se você não pode ler porque esta cheio se outras coisas para ler bem vindo ao clube rs !!
      Que bom que curtiu a resenha espero que esse livro entre para sua lista rs

      Beijos

      Excluir
  3. Olá!
    Eu amo Harlan Coben, ja sou fã faz 3 anos e Cilada é o meu segundo preferido dele.
    Foi um mistério tão bom, harlan foi tão incrível nesse que mal acreditei no final.
    Beijos
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa GUI deu mole podia ter me deixado a dica do primeiro melhor que você acha ai, assim se eu tivesse lia logo eu gostei muito da escrita do autor.

      Entrou para minha lista de favoritos ...
      Beijinhos

      Excluir
  4. Gosto de livros que fogem do óbvio, nos fazem trabalhar o intelecto. Parabéns pela resenha, bjs e sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse com certeza me vez pensar e repensar mil vezes. Tanto sobre minha opinião quanto sofre a confiança que depositam os nas pessoas, não parece mais é algo muito importante. Obrigada linda beijinhos

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi esse comentário poderia ter deixado Kamylle estava ótimo

      Excluir
  6. Adoro livros de mistério/suspense/coisas parecidas, esse já entrou para minha wishlist *-*
    http://terradonuncablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo assim esse aqui também ficou fofo rs !! Obrigada e rumo a leitura de mais e mais suspenses :)
      Beijos

      Excluir
  7. Li este livro há uns dois anos eu acho. É um dos meus preferidos do autor. Por ser único e ter uma história muito boa!!

    Adorei a resenha. Me deu até saudade!!!!

    Bjkas

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é maravilhosa eu ameii e que bom que lhe fiz sentir saudades lele fiquei feliz rs

      Beijinhos linda

      Excluir
  8. Nunca li nada de Harlan Coben, mas falam tão bem que até tenho vontade de ler, esse livro parece ser ótimo, adorei a sua resenha *-*'

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca tinha lido nada mas por indicações eu acabei comprando vários e estavam aqui resolvi ler logo e ameii. Então ta na hora de seguir os conselhos ne flor ??
      Leiaaaaaa leiaaaa e me conte depois

      Beijinhos

      Excluir
  9. Preciso ler esse livro! Todo mundo sempre fala dele, mas eu nuncali. Harlan Coben é top, néar? Haha.
    http://hey-mygod.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa mesmo, leia e me conte adoro fofocar sobre livros já lidos rs se precisar eu conto spoiler rs brincadeira rs !!

      Beijinhos

      Excluir
  10. Parece ser bom! Eu também não leio com frequência livros desse gênero, e nunca li nenhum do Harlan Coben. Talvez comece conhecendo o autor por este livro.
    Gostei muito da sua resenha Leticia!
    Beijos!
    http://www.lerimaginarviver.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei por esse e não me decepcionei acho que vai gostar não e tao pesado então é ótimo para um inicio.

      Beijinhos

      Excluir
  11. Adooooorei a resenha *-*
    esse livro parecer ser muito bom.
    Bjs ;*

    http://maisumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom esse livro, eu super indico a quem ainda não leu nada do autor.

      Beijos

      Excluir
  12. Oi Leeh!
    Nossa, eu demorei muito também para ler algum livro do Coben e me arrependo de não ter lido antes hahaha mas ele tem tantos livros que por enquanto quero focar nos da série do Myron Bolitar!

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li nenhum dessa série, acho que nem tenho aqui. Que eu saiba os que tenho aqui em casa são livros independentes como ando bem atarefada prefiro não começar nenhuma série. Mas quando tiver resenha quero ler, para saber um pouco mais amei a escrita do autor.

      beijos

      Excluir